22 dezembro, 2006

Guinness?

Com o Benfica-Belenenses de ontem, terminou a primeira volta para os três grandes, no que respeita a jogos em casa. E há um dado muito relevante: as médias de assistências de FC Porto, Sporting e Benfica estão de acordo com a sua classificação. O que não deixa de ser surpreendente, visto que ao entrar no Guinness por ter mais sócios que qualquer outro clube do mundo, pensei que a Instituição não iria dar hipótese neste aspecto. Será que a malta gosta mais de hambúrgueres do McDonald (ou de outra das promoções que o kit garantia) do que de futebol?

Vamos aos números:

FC Porto:
- U. Leiria 40.728
- Beira-Mar 31.423
- Marítimo 33.023
- Benfica 50.223
- Académica 30.207
- Boavista 38.729
- P. Ferreira 38.203

Sporting:
- Boavista 34.330
- P. Ferreira 35.116
- U. Leiria 30.406
- FC Porto 37.136
- Braga 29.511
- Benfica 44.042
- Académica 41.411

Benfica:
- Belenenses 42.306
- Nacional 36.590
- Aves 32.079
- E. Amadora 26.084
- Beira-Mar 37.065
- Marítimo 34.377
- V. Setúbal 30.767

Médias:
- FC Porto 37.505
- Sporting 35.993
- Benfica 34.181

O que se pode dizer sobre isto? Em primeiro lugar, que estes números ainda se podem alterar, e o Benfica é que pode ganhar mais com isso. Porquê? Porque os encarnados são os únicos que ainda recebem os dois rivais em casa, enquanto o FC Porto ainda recebe o Sporting e os leões já não têm mais nenhum clássico em Alvalade. No entanto, se o Benfica continuar com este atraso em relação ao líder, ou até aumentá-lo, nada garante que esses jogos terão casa cheia.

Até agora, o FCP já conseguiu passar uma vez das 50 mil pessoas, outra das 40 mil e nunca baixou das 30 mil. O SCP passou duas vezes das 40 mil e baixou uma vez das 30 mil, mas pouco. Já o SLB apenas uma vez passou das 40 mil (ontem, no derby com o Belenenses) e uma vez baixou das 30 mil, de forma significativa.

Isto leva-me a confirmar o que já suspeitava. O número recorde de sócios não é uma coisa consistente e não me parece que vá ser o início da subida a melhor clube do mundo. Claro que é melhor ter 160 mil sócios do que 80 mil (acho que este é o número do Sporting). Mas em que condições? Por um lado, como é sabido, os sócios têm um papel e uma importância diferentes nos vários países. Ser sócio em Inglaterra ou na Alemanha não é tão importante como em Portugal ou em Espanha. Depois, não me lembro de algum clube, daqueles que “perseguem” o Benfica nesse ranking, alguma vez terem feito uma campanha tão agressiva e tão cheia de vantagens para os sócios. Nem o FC Porto e o Sporting. Recordo-me que, talvez há uns 10 anos, o Vitória fez uma campanha arrojada, ao enviar uma proposta de sócio para cada habitação de Setúbal. Muita gente seguiu então o impulso de se tornar sócia. Mas não passou muito tempo até o número começar a afundar outra vez. Algo me diz que, se o Orelhas não continuar a ir impingir o kit a todas as partes do mundo, o mesmo vai acabar por acontecer no Benfica.

Como aproveito todas as oportunidades para promover o meu glorioso Eintracht Frankfurt, faço aqui a comparação. O Eintracht, que fica situado numa cidade de dimensão média, com cerca de 650 mil habitantes, dos quais cerca de 25% são estrangeiros, tinha, no início desta época, 10.100 sócios. No entanto, a média de assistências é, até agora, de 46.781 espectadores por jogo, num estádio que leva 51.000. E ainda falta receber o Bayern, o Schalke, o rival Mainz e alguns outros adversários interessantes. Em termos financeiros e de apoio à equipa, o que é melhor? Ter “bueda” sócios e só meia-dúzia deles irem ao estádio? Ou ter poucos e ter o estádio sempre cheio? O Guinness que responda.

A propósito, a foto que ilustra este artigo é da bancada onde fica a claque do Eintracht, no jogo de terça-feira frente ao Colónia. Foi um jogo dos oitavos-de-final da Taça, entre o 10º da Bundesliga e o 10º da II Bundesliga. Estavam 50.700 espectadores, incluíndo 6.000 do Colónia. E não me venham com a treta da melhor qualidade de vida. Eles gostam é mais de futebol, e do seu clube, do que nós, essa é que é essa.

17 Comments:

At 3:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do teu execicio de estatística, por isso também fiz o meu e cheguei a esta bela conclusão:
Se o Benfica tivesse um jogo grande em casa e enchesse a casa com 60.000 espectadores o resultado seria diferente. Por exemplo: trocando esse jogo grande pelo jogo com o Belenenses (o que teve maior assistencia até agora) média do Benfica seria superior à do Sporting. Trocando o jogo grande pela assistencia do jogo com o estrela (a que teve menos) o Benfica era o que teria a maior média de todos. É curioso, não é?

 
At 3:37 da tarde, Blogger Jota said...

Caro feiticeiro, se leste a minha posta com atenção sabes que eu disse que o Benfica é o clube com mais possibilidades de melhorar a sua média, devidos aos tais dois clássicos. Por isso, admito que no fim da época vocês estejam à frente nesta classificação. Nessa altura, se ainda andar por cá, prometo voltar a fazer as contas.

Para já fiz mesmo as contas em relação à hipótese de o jogo com o Estrela ter tido 60 mil e não 26 mil espectadores. A média aí passaria para 39 mil, o que mesmo assim não seria impressionante.

Sendo vocês o clube com mais adeptos e sócios, como (re)clamam, esperava que dominassem claramente nesse aspecto. Não foi por acaso que construiram um estádio para 65 mil, contra 52 mil de Porto e Sporting, certo? Para completar a estatística fica aqui a taxa de ocupação média dos três estádios até agora:

- FCP: 72,1%
- SCP: 69,2%
- SLB: 52,6%

Se as duas primeiras não são brilhantes, as terceira é um bocadinho pobre, não concordas?

 
At 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concerteza que li o teu post com atenção e agora na tua resposta acabas por tocar no ponto que acho essencial, o tamanho do estádio. Á boa maneira portuguesa foi-se construír um estádio desproposcional para os níveís nacionais. A necessidade de construír um estádio com tal capacidade tem muito a haver com a megalómania do Benfica que já teve um estádio para 120 mil espectadores mas desta vez acabou por ser uma imposição, convém não esquecer que se queriamos organizar um Europeu de futebol tinhamos obrigatóriamente de ter um estádio com capacidade superior a 60.000 espectadores.
Assim temos que se o Porto o Sporting e o Benfica tiverem 30.000 pessoas no estádio, Dragões e Leões têm uma excelente casa e o Benfica nem meio estádio ocupado tem.

 
At 5:17 da tarde, Blogger Jota said...

Saruman, és o primeiro benfiquista que me admite que ter um estádio tão grande é uma questão de megalomania. Eu acredito que sim, que mais do que uma aposta sustentada, é uma questão de capricho, o Benfica tem de ter um estádio maior, aliás, razoavelmente maior do que os seus rivais. E, pelo que tenho visto, nos últimos anos, as assistências dos três clubes são semelhantes, excepto nos clássicos e nalguns jogos europeus, só aí compensa o Benfica ter um estádio tão grande.

Quando dizes que foi uma imposição da UEFA ter um estádio com mais de 60 mil lugares, não é verdade. Como podes ler no texto abaixo, tirado do site da UEFA, o palco da final do Euro 2008, em Viena, terá 53 mil lugares, pouco mais que Dragão e Alvalade.

"Five-star arena

It is now home of the Austrian national team and holder of a prestigious five-star UEFA stadium rating. It staged the 1995 UEFA Champions League final in which AFC Ajax beat AC Milan 1-0, and will grow in capacity to 53,008 in time for the UEFA EURO 2008™ showpiece, when it will also have its own dedicated underground train station."

 
At 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A história da capacidade do estádio ter de ser maior foi-me "vendida" na altura e eu "comprei". De qualquer maneira, em Portugal qualquer estádio acima dos 40.000 para o 3 grandes e 10.000 para os outros, é demais, acho eu.

 
At 6:07 da tarde, Blogger Jota said...

Bem, aí estamos de acordo. Essa é uma diferença fundamental entre os países civilizados do centro e norte da Europa e os do sul. Nos primeiros, como Inglaterra e Alemanha, mas também Escócia e Holanda, por exemplo, os estádios estão sempre cheios porque foram feitos a pensar na procura. Cá mais para baixo, primeiro faz-se, e se for em grande, melhor, depois logo se vê. Por exemplo, até a Juventus (e ainda antes do calciocaos), que é o maior clube italiano, pretendia construir um estádio para 40 mil, pois não se sente em casa naquele mostrengo do Delle Alpi, que nunca enche.

 
At 8:40 da tarde, Blogger José Cavra said...

Lembro-me do Ulrich Stein.
É o único jogador do Frankfurt q me recordo.

 
At 10:12 da tarde, Blogger Jota said...

Bravo, Cavra, por te lembrares desse grande guarda-redes, que nos anos 80 só era superado pelo Schumacher na Alemanha! O Stein fez parte da grande equipa do Eintracht que só não foi campeã em 1991/92 porque a 10 minutos do fim do último jogo o árbitro não marcou um penalty claríssimo em Rostock. Depois pediu desculpa, mas o mal estava feito.

Mas muitos outros craques passaram por Frankfurt: Grabowski, Hölzenbein (ambos titulares da selecção campeã do mundo em 74), Pezzey, Bum-Kun Cha, Berthold, Andy Möller, Smolarek (pai do nosso amigo polaco), Detari, Uwe Bein (campeão do mundo em 90), Yeboah, Okocha, Andy Köpke, Bernd Schneider (actual titular da Mannschaft), Hubtchev... Hoje o mais famoso deve ser Amanatidis, mas acho que ainda vais ouvir falar de nomes como Alexander Meier, Jermaine Jones ou Albert Streit. Toma nota ;-)

 
At 10:51 da tarde, Blogger Mats Jagunço said...

Tanta comichão faz o benfica!!! lol
Em relação ao estádio da Luz ser demasiado grande, não concordo. A qualidade do futebol da equipa é que é de menos para um estádio daqueles. Claro que transmissões telivisas em número exagerado, aos mais variados dias e a horas que com este frio sabe muito melhor estar em frente à lareira e preços dos bilhetes sobrevalorizados nada contribuem para que os nossos estádios encham. Mas a falta de qualidade de jogo do benfica parece-me ser o verdadeiro causa para a falta de gente no estádio.

Em termos de manobras estatísticas, fiz o exercício ao contrário: retirei os jogos com os grandes! Assim, a média do Porto desce para os 35.386 e a do Sporting para 34.155, pelo que podemos concluir que andam todas à volta do mesmo (continuando o Porto a liderar, mas estando o Benfica ligeiramente acima do Sporting). Tendo em consideração as exibições, os resultados e as classificações, ou seja, considerando a "euforia" (ou falta dela) em torno de cada equipa parece dar consistência à minha tese: subam a qualidade de jogo, baixem o preço dos bilhetes, acabem com as transmissões ridículas, ponham mais jogos ao fim de semana durante a tarde e têm uma melhoria óbvia do espectáculo!!!

Apesar de tudo isto, e reflectindo um pouco, não poderíamos esperar uma proporção directa nas comparações entre n.º de sócios e espectadores. Quantos dos 160 mil sócios do benfica não são de Lisboa? Sabem em quanto me fica ir de Aveiro a Lisboa ver um jogo? Posso-vos dizer que para esta época já tive 2 ou 3 bilhetes oferecidos e mesmo assim não fui! Fosse eu sócio ou simples adepto do nosso Porto e estaria muito mais vezes no estádio do meu clube (e claro, com mais alegrias lol).

 
At 10:53 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Os jornalistas portugueses, verdadeiros adiantados mentais, também ajudam a alimentar esta megalomania. Semana sim, semana não, é normal ler nos desportivos "Alvalade vai hoje encher" ou "Casa cheia na Luz". Normalmente, tais títulos surgem quando os clubes fazem preços especiais para jovens ou mulheres ou quando a equipa visitante está bem classificada, situações que não são raras. Mas, no final de contas, sobram sempre 15/20 mil lugares.

 
At 11:16 da tarde, Blogger Jota said...

Mats, tens muita razão no que dizes: horários absurdos, bilhetes caros, transmissões televisivas a mais, qualidade menor... Mas mesmo assim acho que falta paixão aos adeptos portugueses, em comparação com os do centro/norte europeu.

Na última edição da minha bíblia, a "11Freunde", numa secção em que eles entrevistam adeptos, de clubes de todas as dimensões, e uma miúda, de 22 anos, deixou-me estupefacto. Por influência do namorado, tornou-se adepta do Waldhof Mannheim. Entretanto acabaram, mas ela manteve a fidelidade ao clube. O Waldhof joga na quarta divisão e sem perspectivas de subir. Ela mora em Aalen, a 100 quilómetros. E não perde um jogo em casa! E os transportes na Alemanha são bem caros! E exemplos destes há muitos, na Alemanha e em Inglaterra. Nós, sulistas, é que somos de humores. Se o clube está bem andamos em cima dele, se está mal baldamo-nos. Em Portugal as pessoas não gostam de futebol, só gostam de ganhar. Por isso é que quase não há adeptos de clubes pequenos.

 
At 11:35 da tarde, Blogger Sir said...

O Benfica tem pior média porque teve os jogos mais difíceis (Porto, Sporting, Braga, Boavista) fora de casa, o que também ajuda a explicar o atraso pontual em relação aos dois primeiros classificados.

Da mesma forma que, Sporting e Porto têm melhores assistências porque o Benfica - sinónimo de casa cheia - os visitou.

Ainda assim, a média do Benfica está muito aquém das possibilidades de um clube com tantos e fervorosos adeptos.

 
At 1:32 da tarde, Blogger José Cavra said...

Eu concordo com o Mats.
Equipa q ganha e vai à frente tem casa cheia.
Equipa q não ganha, não tem casa cheia.
Elementar caríssimos.

 
At 1:51 da tarde, Blogger José Cavra said...

Do Tony Yeboah lembrava-me, mas nao sabia escrever o nome.
Os outros conheço, mas nao sabia q tinham jogado no Frankfurt.
Lembro-me do coreano no Leverkusen, do Smolarek no Lodz, no Andy Moller no Dortmund....

 
At 4:55 da tarde, Blogger Mats Jagunço said...

Tens razão Jorge, eles gostam mais de futebol do que nós. Como dizes, quando estamos a ganhar toda a gente vai à bola... O que significa que não existe uma verdadeira identificação com o clube. Por que será? Voltamos ao mesmo... Façam o público ir ao estádio (com tudo aquilo que já dissemos) que a médio prazo haverá muito maior identificação com os clubes com todas as vantagens que daí resultam: mais público, mais receita, mais apoio à equipa, mais produtos do clube vendidos... Enfim, só vantagens! Perde-se o dinheiro das transmissões? E será assim tanto que tudo o que enumerei não compense? E por que não transmissões à tarde como acontece em Inglaterra? Ou nós aqui somos muito iluminados ou as gentes do nosso futebolzinhoooooooo é muito burra!!!

Em relação à história que contas, é deveras impressionante. Mas continuo na minha... Fosse o Benfica da cidade do Porto (que por sinal gosto bastante), a 70km de casa, e estava lá muitas vezes! O clube da terra? Nunca me disse nada... Passa-me completamente ao lado, até porque treino as camadas jovens de uma equipa rival!!!

 
At 5:07 da tarde, Blogger Jota said...

Pois é, Mats, também sofro desse problema. Já que critico tanto o facto de os tugas só serem adeptos dos grandes e não sofrerem pelos pequenos, também podia dar o exemplo, sendo vitoriano ferrenho. Até podia ser, visto que fiz lá ginástica durante 2 anos, sou sócio há 23, da minha casa até vejo o estádio, inclusivamente até já fui vitoriano durante uns meses, durante a minha transição de benfiquista para sportinguista, lá pelos 7/8 anos. Mas hoje o meu coração não acelera quando vejo o Vitória entrar em campo. E já vi inúmeros jogos ao vivo. Porquê? Não faço ideia. É o chamado círculo vicioso, eu não puxo pelo clube, ele também não puxa por mim. E quando vejo vitorianos que julgava ferrenhos puxarem também por um dos grandes, menos vontade tenho de apoiar o clube.

Dou mais um exemplo alemão. Há dois anos e meio estive em Aachen, cujo clube, o Alemannia, estava então na II Divisão, com passagens por escalões ainda mais inferiores, e não jogava na Bundesliga há quase 40 anos. No entanto, encontrei muitas pistas sobre o clube na cidade, incluindo autocarros de carreira completamente pintados com o emblema e as cores do clube. E eles têm o estádio, de 20 mil lugares, sempre esgotado, e com um ambiente contagiante. Setúbal não promove nada o Vitória, que até é dos maiores chamarizes da cidade e da região. Cada vez parece mais abandonado. Os clubes pequenos em Portugal cada vez se parecem mais com o que um dia alguém disse sobre o América do Rio de Janeiro: "Esse clube não tem mais adeptos, apenas testemunhas".

 
At 12:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A estatistica não mente: os benfiquistas têm sempre a imperativa necessidade de ter um estádio maior que os rivais. Por quê? porque são os maiores aglutinadores de pretos deste pais.
Por quê? Porque à imponencia interior do estádio, contrastam com uma arquitectura exterior deplorável a fazer lembrar as obras inacabadas por falta de dinheiro.

 

Enviar um comentário

<< Home