Mudam-se os tempos...
Longe vai o tempo em que o Bonfim era problemático para um grande. Vitores Baptistas, Aparícios, Chiquinhos Condes, Yekinis e Kasumovs não tiveram sucessores à altura, acumulando-se actualmente jogadores que, apesar de algum talento, são jovens que não têm uma estrutura sólida, que permita integrá-los da melhor maneira. Amuneke, Varela e Mbamba parecem ser as únicas opções válidas para o ataque, tendo em conta aquilo que Mário Carlos e Lourenço têm vindo a revelar. Mas, quando estes não jogam bem, como é possível fazer uma chamada de atenção?! Não existem alternativas! Os miúdos da equipa B também são lançados às feras, na esperança de que tenham algum rasgo no meio daquela barafunda…
O Vitória foi, assim, o adversário ideal para a ressaca da série de derrotas mais traumatizante da era Paulo Bento. Apesar disso, acho que é inegável que o Sporting jogou melhor do que nos últimos 5/6 jogos. O 2º golo nasce num trabalho perfeito de Liedson, que pareceu o Levezinho de 2004/2005 durante os 90 minutos, com o Nani versão “inicio de época” a confirmar que queria mesmo fazer um grande jogo. Notou-se maior consistência defensiva com Caneira na direita e um Bueno que, apesar de se esforçar, ainda não aprendeu que, no futebol europeu, é preciso fugir às marcações para tocar na bola mais vezes.
Toni montou uma estratégia com 3 centrais e não teve sorte: os primeiros dois golos do Sporting nascem graças à falta de pressão sobre João Moutinho, na esquerda, e sobre Nani, no lado direito. Por aqui se construiu a vitória leonina. Nelson viu-se sozinho com Liedson à frente no primeiro golo e estava tapado por um defesa sadino no 2º, sendo difícil efectuar uma defesa em qualquer um dos casos. Amuneke, um dos jogadores do Vitória com futebol mais práctico, foi dos únicos a criar relativo perigo, normalmente apoiado pelo esforçado La Paglia. Mbamba e Varela foram ainda mais inconsequentes, apesar do segundo ter estado mais em jogo.
Nota negativa para o baixo número de espectadores no estádio. Um jogo à tarde evitaria o frio brutal que se fez sentir num estádio arcaico, bem como preços mais razoáveis (25 euros para uma lateral é um roubo enorme num jogo destes) facilitariam a melhoria de um cenário que não chega aos calcanhares daquele que era o Bonfim há 20 anos atrás. Nota ainda mais negativa para Juve Leo, uma nódoa para um clube que se diz diferente. Consolidando a sua condição de energúmenos, provocaram os adeptos do Vitória recorrendo ao insulto gratuito, numa altura em que ganhavam por 3-0(não é que tivessem desculpa se não tivessem a ganhar, mas o contexto ainda torna a sua atitude mais absurda). Responderam bem os sadinos, com os cânticos "Spartak!".
O Sporting encontrou um trampolim para a recuperação e resta saber se a equipa conseguirá fazer um campeonato regular, esperando pelos deslizes (que não deverão ser muitos) do Porto. Já o Vitória vai à Luz na próxima semana com a vontade de acabar o ano fora da linha de água. Mas a esta equipa falta muito mais que vontade…
12 Comments:
Pelos vistos a tese que o Vitória de Setúbal facilita sempre contra o F.C.P caiu por terra........
Claro, mudei (arrisco a dizer, mudámos) completamente a nossa teoria. Depois de 20 ou 25 anos de passeios portistas à beira Sado e de 20 ou 25 anos de sofrimentos sportinguistas, com derrotas, empates e vitórias pela margem mínima, fiquei (arrisco a dizer, ficámos) completamente convencido de que afinal o Vitória não abre as pernas ao Porto, só porque esta miserável equipa sadina ontem não deu luta ao Sporting. Fucking brilliant!
Desafio os autores deste blog para equipararem o historial de resultados obtidos pelo Vitória - em casa - frente ao FCP e Sporting respectivamente nos últimos 25 anos.
Aqui vai, desde 1981/82, num total de 20 jogos cada:
Sporting: venceu 9 jogos, empatou, 6 e perdeu 5; marcou 29 golos e sofreu 22.
Porto: venceu 13 jogos, empatou 6 e perdeu 1; marcou 42 golos e sofreu 19.
Dados adicionais:
- Sporting venceu dois jogos por mais de um golo; Porto venceu oito.
- Desde 84/85 que o Vitória não ficava em branco frente ao Sporting; nos últimos 4 anos não marcou um único golo ao Porto.
- Última derrota do Sporting foi há dois anos, última do Porto em 1982/83.
- Últimos pontos perdidos pelo Porto foram em 1997/98 (1-1).
Nestes anos todos até Farense, Campomaiorense e Tirsense ganharam ao Porto, só o Vitória não conseguiu. "Eles não são do nosso campeonato", dizem os sadinos após cada derrota. O Vitória tem jogado sempre na II Divisão nestes 20 e tal anos?, pergunto eu.
Estou elucidado. Creio que ha matéria suficiente para impugnar este campeonato. Existe uma cabala atroz contra o Sporting. Não se põe sequer a hipotese de o FCP ser superior ao Vitória... é claramente uma questão de demérito do próprio Vitória.
Só falta a tese para os restantes clubes, fico à espera.
Ó Jorge e o nick de este anómimo???????
A propósito da vossa sondagem.
è obvio q o Barbas é a pessoa indicada, não viram o sr. a Gritar " Catarina, Catarina".........foi lindo a manifestação dos benfiquistas.
O quê, anónimo, este é outro anónimo? Pensei que estava a falar com o mesmo anónimo, ou melhor, o Adolf Hitler. Eu já sugeri ao Mandamil para desactivar os anónimos, de forma a toda a gente ter nick, mas estou a ver que tenho de insistir. Mas tens razão, devia ter exigido o nick também a este antes de lhe responder. Não quero ser acusado de dualidade de critérios.
á ganda jorge!!!!!!!!
O blogspot só tem 3 opções:só comentam os membros do blog, só comentam os nicks registados no blogspot ou então comentam todos, sejam eles registados, identificados ou anónimos. Logo, não consigo arranjar um sistema para obrigar os leitores a apresentarem um nick(registado e não registasdo), pois isso iria prejudicar os que têm o trabalho de escolher "other". O ideal seria uma caixa de comentários como a do livreindirecto.net, onde todos têm nick e não há registados ou não-registados, mas não sei muito bem como fazer essas alterações no template.
Gilberto, mas eu já vi blogs onde a hipótese "anonymous" foi retirada, sobrando apenas as hipóteses "blogger" e "other". Vê lá se dá para fazer isso. Se não der vamos esperar que os leitores/comentadores tenham o bom senso de escrever um nick, para a gente distinguir uns dos outros.
Os anónimos são fixes!
É engraçdo pq dão cabo da cabeça ao pessoal :)
Enviar um comentário
<< Home