27 novembro, 2006

É hora de mudar, engenheiro!

Não estará na altura de mudar o dono da baliza encarnada?
Longe vão os tempos em que uma equipa fraquinha tinha nas redes o melhor guarda-redes do Mundo, o belga Preud´Homme.
O Benfica actual é uma equipa decente, com jogadores de qualidade.Contudo o seu guardião é mediano,incapaz de fazer a diferença.
Não se pode culpar Joaquim Sampaio pelos golos sofridos (com excepção de Aves e Braga),mas este é incapaz de fazer uma defesa impossível.
Ricardo e Helton já salvaram os seus clubes de golos praticamente certos. Recordo-me da excelente parada do Labreca ontem contra a Naval e das excelentes tiradas do internacional brasileiro contra o Benfica quando o resultado era de 2-0. Nessa mesma partida, a 2ª escolha de Scolari ficou mal no 2º e 3º golos dos azuis e brancos. Mais um vez não são frangos mas eram bolas defensáveis. Os melhores do Mundo iam-nas buscar.
Com Moretto sem margem de manobra no clube e Moreira sem margem de evolução, que tal tentar Sorensen (Aston Villa) ou Isaksson (Rennes)?
Se Porto e Sporting têm dos melhores "guardiolas" da actualidade porque razão nós temos um marreta?
Lembram-se do "efeito Schmeichel" no Sporting?

7 Comments:

At 10:20 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

E aquela série de 3 defesas frente ao Manchester? O Quim é o vosso melhor guarda-redes e Sorensen e Isaksson são alvos dificílimos.

 
At 1:28 da tarde, Blogger José Cavra said...

3 defesas seguidas contra o Manchester que resultam de mais um defesa ridícula para a frente.
Cruzamentos? não agarra uma.
Enfim... como o Quim é o Gr do Estrela da Amadora, da Académica, do Beira-Mar...

 
At 1:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Quim está, até ver, muito longe do nível do Ricardo e, mais ainda, do do Helton.

Ainda me lembro das críticas ao “excesso de qualidade” quando em 2004 o Benfica, com o Moreira nos quadros, foi buscar o Yannik e o Quim.

Hoje, em vez do Yannik temos o Moretto e a verdade é que a análise àquele sector do plantel é feita com outros olhos.

Moretto esteve bastante mal na época passada e seria inconcebível confiar-lhe novamente a baliza.

Quim pauta-se por uma cinzenta modéstia, este ano acompanhada já de dois monumentais falhanços.

Moreira foi vítima de uma injustiça do Trapattoni e desde aí não mais conseguiu mostrar a qualidade que se lhe reconhecia.

Ainda subsiste na alma de alguns adeptos a mítica ideia de que Moreira é muito melhor que Quim. Não penso assim. O Moreira depois da assinalada injustiça de Trap fez alguns jogos (é bom não esquecer que, com Koeman, foi titular) nos quais ficou, quanto a mim, muito aquém do rendimento que lhe era habitual até finais de 2004.

Durante esta pré-época estive particularmente atento à prestação dos três guardiões e no meio de vários jogos e de centenas de golos sofridos (a mim pareceram-me centenas) só vi uma defesa digna de “ficar na rotina” (Silvino Louro dixit): a defesa de um penalty pelo Moretto contra o Estrela. De resto, todo o remate enquadrado que se afastasse dois metros da figura do GR seguia o seu rumo com carimbo de golo.

Ficou desde aí claro que aquele sector seria um problema (mais um) para o Eng.º Fernando Santos.

Há muita coisa que detesto no Quim. Mas penso que no cenário actual se deve aceitar a decisão de escolhê-lo para titular. Mais ainda se aceitará que o treinador não faça sentir a este guarda-redes que não existe margem para erro. Não pode ser. Não seria humano. Nem útil.

Tenhamos pois a paciência de esperar por mais uns franguitos e, sobretudo, por muitas bolas no fundo das redes. Bolas das quais o Quim sairá quase sempre ilibado, mas que o grandíssimo Michel ou o grande Enke ou o bom Moreira de 2004 teriam a miraculosa e suprema lata de desviar para canto.

 
At 2:42 da tarde, Blogger Croissants said...

O Isaksson penso que já rumou a Inglaterra, deixando também ele o Rennes. Assim sendo, o Benfica para o ir buscar teria de gastar uma fortuna, mas é de facto um guarda-redes acima da média.

 
At 3:46 da tarde, Blogger Jota said...

O Joaquim é um razoável guarda-redes, mas que dificilmente entrará na história do futebol português ou do Benfica. É daqueles típicos casos de porteros que brilham em equipas pequenas, mas que não conseguem impor-se num grande, onde pode ser chamado a intervir apenas 2 ou 3 vezes por jogo. E aí ele não faz a diferença. Já o Labreca, apesar de muitos defeitos, consegue fazê-lo, como se viu na Figueira da Foz.

O Isaksson joga neste momento no Manchester City. Ou melhor, ainda não jogou porque tem estado sempre lesionado. E nem de propósito, sabem quem é um dos guarda-redes do City? Kasper Schmeichel. Está emprestado ao Bury. Já tem 20 anos. Se calhar era este "golpe" que querias, Cavra?

 
At 8:34 da tarde, Blogger José Cavra said...

O Porfírio disse tudo. Este rapaz percebe de bola.
Vê o jogo como eu.
Ainda é assim. Qualquer remate q vá um bocadinho fora do raio de acção do GR encarnado é golo certo.
Isso irrita-me.

Jorge, falas do filho do Peter?
Se fosse tão bom como o pai...

 
At 2:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a bola para ti deve ser quadrada!!!Realmente o Quim não faz defesas impossíveis, como aquela que o ricardo tirou a bola sentado dentro da baliza!!!!!Trata-te!

 

Enviar um comentário

<< Home