04 dezembro, 2006

The Special Joke

Que José Mourinho é o melhor treinador português e um dos melhores do mundo não é novidade para ninguém. Mas o Special One está a tornar-se igualmente numa figura de anedotário, devido às constantes queixas que faz publicamente, ao bom estilo “contra tudo e contra todos”. A última polémica surgiu este fim-de-semana e teve a ver com o adiamento do jogo com o Newcastle. Tudo porque as regras dizem que entre um jogo europeu e um da Premier League têm de mediar pelo menos 72 horas. Se o Newcastle jogou na quinta-feira com o Eintracht Frankfurt para a Taça UEFA e o Chelsea joga terça-feira com o Levski Sófia para a Liga dos Campeões, torna-se óbvio que seria impossível as equipas terem-se defrontado neste fim-de-semana.

Em seguida transcrevo um texto satírico sobre Mourinho, à maneira do “Inimigo Público”, que mostra que o sadino cada vez vai encontrando mais dificuldades para ser levado a sério. Foi publicado na edição de Dezembro da excelente revista “When Saturday Comes” (autodenominada “The Half Decent Football Magazine”) e é da autoria de Brian Powell. Colocados estes dados relevantes, para não ser processado, aqui vai o texto, na versão original:

Mourinho Fury At “Conspiracy”

Other teams deliberately “trying to beat” champions

Chelsea Supremo Jose Mourinho has launched a fierce attack on forces inside football he believes are staging a premeditated vendetta against is team. The Blues chief is furious at recent moves by other teams to “beat” his star-studded side - often by openly attempting to score more goals than the double title-winning Stamford Bridge outfit.

“We have seen this at Chelsea many times,” muttered the brooding Portuguese. “It wasn’t so bad last season, most teams allowed us to beat them quite easily. But this year we have felt the other side wants to defeat us every time we step on to the pitch.”

Mourinho had a message for people inside the game who believe the Chelsea boss is developing a tedious new motivational technique based around giving TV interviews slightly too close to the camera and whispering phrases like “what can I do?” and “you tell me what the truth is” while raising his eyebrows mysteriously.

“People say we are paranoid and I say to them - look at the facts. I have seen players from other teams come to Chelsea and not only score goals but celebrate them. I’ve seen visiting managers urging their teams on from the touchline. You try telling me these people don’t want to beat us. This is no accident.”

Worryingly for the Stamford Bridge hierarchy, the problem is not limited to the Premiership. Mourinho says he has been amazed to see players in the Champions League attacking the Chelsea goal, while simultaneously “defending” their own penalty area. “It’s as though they didn’t want us to be crowned Europe’s top club at all,” blasted the Blues supreme.

Sensationally, the former Porto chief believes the anti-Chelsea conspiracy has even spread beyond the field of play.

“I can give you more examples,” he said, opening is eyes wide in a slightly creepy way. “Last week we have to put the clocks back one hour. One whole hour in the week that Chelsea travel to Barcelona. Just Chelsea, no other team. You must ask yourself how this could happen in this country.”

“Every day is something different. This week I had a telephone call saying I may have already won a holiday in Florida. After two hours on hold listening to the Bee Gees singing How Deep Is Your Love, what is the truth? They give me a voucher for a free beauty treatment on any all-inclusive hotel away weekend break. Does this happen to Arsenal? To Manchester United? You must ask them. Is this justice? I can’t say. You tell me.”

8 Comments:

At 8:37 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

É dada mais atenção à mania da perseguição de Mourinho do que ao subredimento de Shevchenko, por exemplo.O Special One é inteligente e de certeza que estes tiros em todas as direcções têm algum propósito. Se são correctos ou não...isso é outra questão.

 
At 11:07 da tarde, Blogger Mats Jagunço said...

Nem mais. Mourinho é rei na arte de chamar as atenções a si. Os seus famosos "ming games" (para os quais está preparado melhor que ninguém) permitem retirar grande parte da pressão dos seus jogadores e dar-lhes a tranquilidade necessária para trabalharem.

 
At 10:06 da manhã, Blogger Jota said...

Os "mind games" são uma táctica, que cada um interpreta como quiser. Por um lado, têm resultado, não só pelos dois campeonatos ganhos, como por ter levado Alex Ferguson e Arsène Wenger a entrarem em jogos de palavras que não lhes eram habituais. Mas quando Mourinho não ganhar, vai ter de estar preparado para ouvir das boas. Recordo que nestes dois anos, o Special One tem falhado dois objectivos: Liga dos Campeões e FA Cup. Vamos ver como será esta época.

Quanto à crise de forma do Shevchenko, não é preocupante. Por três razões: 1) Drogba está em grande forma e quase joga por dois; 2) O Chelsea tem muitos jogadores para irem marcando os seus golos, como Lampard, Ballack, Essien, Joe Cole, Robben e até Terry e Carvalho; 3) Se Shevchenko continuar a não render, o tio Roman compra outro.

 
At 11:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estou chocado contigo Jorge, dar importância a um jornal e a um jornalista badameco,e começar a pôr em causa o José Mourinho é inacreditável. Ñ acredito q tenhas visto jogos este ano do Chelsea e principalmente do Manchester, a dualidade de critérios é tão evidente, que só uma pessoa com vontade de denegrir a imagem do sadino a pode ñ ver.
Ñ é fácil num país onde a tradição é tão importante, afastar pela terceira vez consecutiva do título o "sir" e deixar passar o clube do portuguesito e do russo novo rico.
Talvez se ele fosse alemão ñ é Jorge? Enfim começamos a conhecer-te

 
At 4:56 da tarde, Blogger Jota said...

Anónimo, arranja aí um nick e eu garanto que te respondo. Não gosto de falar com pessoas sem nome, mesmo que seja inventado. Não te custa nada e a mim sempre me ajuda a distinguir-te de outros anónimos que vão aparecendo. Há tempos troquei ideias com um e agora não sei se és o mesmo. Faz lá esse favorzinho, porque até levantas questões interessantes, às quais eu gostava de responder.

 
At 1:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ok Jorge que tal Adolfh Hitler?

 
At 1:03 da tarde, Blogger Jota said...

OK, é um bom nick e reconheço que é sempre bom debater ideias com um austríaco. Vou tentar comentar as tuas frases uma a uma.

Em primeiro lugar, eu citei uma revista e não um jornal, só por uma questão de rigor. Em segundo, nem sei se o "badameco" é jornalista. Como eu escrevi, suponho que seja um humorista, como os da "Contra-Informação" ou "Inimigo Público". Quanto à revista ela é de facto muito boa e dá ao futebol a importância que ele merece e descreve-o com a piada e descontracção com que ele merece ser visto e não com o drama a que estamos habituados. Recomendo também a alemã "11 Freunde", essa sim, a minha bíblia desportiva.

Quanto a pôr em causa o Mourinho, já escrevi dezenas de vezes o que penso dele: melhor treinador português de hoje, talvez de sempre; um dos melhores do mundo da actualidade; treina um clube um bocado artificial, devido aos milhões do russo, gostava de o ver num clube "a sério", tipo Liverpool, Inter, Atlético de Madrid, etc, clubes com boas perspectivas e com dinheiro, onde ele podia fazer trabalhos interessantes; acho ainda que fala mais do que deve, principalmente quando se queixa de tudo e de todos (agora entende que deve haver equipas B na II Divisão inglesa), principalmente depois de ter dito que era tudo dourado, quando chegou a Inglaterra. Por isso não acho que o Mourinho deva ser imune a críticas e paródias. Portugal é um país ocidental, mas só geograficamente, em termos mentais é mais uma mistura de país de leste, africano, sul-americano e leste asiático, principalmente nos aspectos maus. Temos mais censura do que parece e quando vejo gajos como um que no Sportugal achava que o sketch do Gato Fedorento sobre Camarate devia ser censurado, fico muito apreensivo. Também Mourinho não pode exigir apenas hossanas, avés e améns, tem que estar preparado para o outro lado. Ainda por cima quando se expõe tanto.

Tenho visto muitos jogos do campeonato inglês e parece-me que o Manchester United é a equipa mais forte do momento, e a que joga um futebol mais bonito. O que não quer dizer que o venha a ser até final da época. Se o Chelsea for mais forte daqui para a frente, será campeão, como aconteceu nos últimos dois anos. Se o Mourinho é special, também podia mostrá-lo no comportamento, que, até ver, é o do português médio, isto é, quando a vida nos corre mal, a culpa é dos outros. Faz-me lembrar ontem um adepto do Vitória no jogo contra o Sporting. Não tendo porque queixar-se do árbitro, desabafou, depois de este marcar uma falta evidente a favor do Sporting: "Este gajo marca tudo!" O que é preciso é sermos coitadinhos, fica sempre bem.

Em relação à minha germanofilia, nunca a escondi de ninguém. Infelizmente não nasci lá, mas garanto-te que ainda não desisti de me mudar e tenho vindo a preparar-me nesse sentido. Quanto ao facto de eu poder elogiar mais o Mourinho se ele fosse alemão, como tu insinuas, não tens razão. Eu até sou um grande crítico da maioria dos treinadores alemães da actualidade, acho que eles são uma das maiores causas da crise actual do futebol germânico, por terem parado no tempo. Quem me dera a mim ver o Mourinho a liderar o renascimento do futebol alemão, acho que ele tinha muito a ensinar aos Magaths, Dolls, Schaafs e Cia. Sem manias de perseguição.

 
At 5:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

The scary thing is the number of people who see criticism of Mourinho as unpatriotic! Like Mourinho and Portugal are the same thing. Very backward attitude.

 

Enviar um comentário

<< Home