26 dezembro, 2006

Boxing Day

Como é da tradição, o dia 26 de Dezembro proporcionou mais uma jornada da Premier League. Depois de ter reduzido a desvantagem em relação ao líder Manchester United para dois pontos, o Chelsea voltou a perder terreno e está agora a quatro pontos do primeiro lugar. Mas apetece-me dizer duas ou seis coisas sobre os últimos jogos dos dois candidatos ao título inglês.

O Chelsea, que este ano tem o plantel mais rico desde que Mourinho e Abramovich chegaram, está a jogar um futebol cada vez mais parecido com o do Sporting. Uma das coisas que me aborrece na minha equipa é o facto de, muitas vezes, só tentar jogar futebol quando está empatado ou a perder. Quando se encontra a ganhar desiste de impôr o ritmo e permite ao adversário reagir. Como a defesa está firme, raramente se tem dado mal com isso. Mas provoca mais sofrimento que o necessário. O mesmo está a acontecer actualmente com o Chelsea. Tanto com o Wigan como com o Reading, os leões de Londres pararam de jogar após a vantagem. No primeiro caso tiveram a sorte de Robben marcar o golo da vitória em período de compensação, no segundo lixaram-se bem, sofrendo um autogolo cruel (mas merecido) perto do fim. Se no Sporting percebo algumas intermitências, pela juventude de muitos jogadores e até por algumas limitações no plantel, não consigo conceber que tal se passe num plantel como o dos blues.

Outra questão tem a ver com dependências. Tal como o Sporting depende muito de Liedson, o Chelsea está cada vez mais dependente de Drogba. Lampard ainda vai marcando alguns golos, mas de resto é quase o deserto. Outra dependência clara é de John Terry. Sem o capitão, o Chelsea sofreu dois golos em cada um dos últimos três jogos. No primeiro, com o Everton, a comunicação social tuga meteu as culpas em Boulahrouz, ilibando Ricardo Carvalho, e a verdade é que o “canibal” fez um jogo horrível. Depois, em Wigan, o Khalid esteve bem melhor, mas sofreram dois golos na mesma. Hoje o eixo da defesa foi constituído por Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho, mais Hilário, mas na SportTV não se ouviu nenhuma crítica aos portugueses. Eu continuo a dizer que são jogadores banais, incluindo Carvalho, apesar dos orgasmos que os jornalistas portugueses têm com ele. E não é que a porra dos resultados têm-me dado razão?

Já o Manchester está a jogar um futebol mais bonito, mais ofensivo e mais fresco. Hoje poupou muitos jogadores e não marcou na primeira parte, mas teve oportunidades para isso. Ao intervalo entrou Ronaldo e cinco minutos depois já tinha marcado dois golos, tal como em Birmingham. O “andorinha” já é o segundo melhor marcador do campeonato dos bifes, com 10 golos, menos dois que Drogba. Com 21 anos já vai na quinta época no futebol sénior, e sempre em crescendo. Em 2002/03, ainda no Sporting, fez 25 jogos e 3 golos, só no campeonato. Depois, no Manchester, tem os seguintes números (só campeonato): 2003/04 - 29 jogos / 4 golos; 2004/05 - 33 jogos / 5 golos; 2005/06 - 33 jogos / 9 golos; 2006/07 - 18 jogos / 10 golos. A isto podemos juntar 43 jogos e 15 golos na selecção, onde já foi vice-campeão europeu e quarto no Mundial.

Nunca vi jogar Eusébio, mas vi alguns resumos na televisão e conheço bem o currículo dele. Para mim, Luís Figo talvez já merecesse o título de melhor jogador português de sempre, pela carreira que tem feito, sempre a alto nível, sempre a titular, sempre nos melhores clubes do mundo. Mas Ronaldo, cuja carreira ainda agora começou, tem tudo para ultrapassar o “pastilhas”. Técnica? Perfeita! Habilidade? Genial! Velocidade? Explosiva! Pé direito? Forte e colocado! Pé esquerdo? Um pouco pior que o direito! Jogo de cabeça? Excelente! Autoconfiança? Interminável! Influência na equipa? Cada vez maior! O que lhe falta, então, para merecer tudo e mais alguma coisa da parte dos portugueses, especialmente da Imprensa? O mesmo que falta a Figo: nunca jogou no Benfica. Por incrível que possa parecer a quem vem de fora, esse handicap é suficiente para não subir o último degrau de reconhecimento que lhe(s) falta. Quem vir a capa de A Bola de hoje, 26 de Dezembro, percebe o que quero dizer. Não é rei, príncipe, maestro, mágico quem quer, nem sequer quem pode, mas sim quem frequenta o sítio certo.

9 Comments:

At 11:46 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

O discurso do Mourinho também mudou. Depois do jogo com o Wigan disse que não merecia a vitória, ontem admitiu que o empate era justíssimo. Acho que as suas palavras se adaptam ao momento do clube: se o Chelsea está a ganhar e a jogar nos limites(não quer dizer que jogue bem) Mourinho demonstra uma aparente falta de bom senso e irracionalidade na defesa dos seus jogadores, mas se sente que estes não produzem o suficiente não tem problemas em maximizar o êxito adversário...

 
At 12:22 da tarde, Blogger ZGarcia said...

Sobre o Chelsea, Mourinho está este ano a fazer uma gestão da equipa centrada na fase final da Champions.
As equipas do continente jogam de modo diferente dos habituais adversários da Premier League.
Quanto à apreciação que faz de Ricardo Carvalho, discordo e noto-lhe algum tom clubista. Tivesse ele saido da Academia do Sporting...
Quanto ao Cristiano Ronaldo, sim, já é um dos melhores do mundo.

 
At 1:09 da tarde, Blogger Jota said...

A apreciação que faço do Ricardo Carvalho não tem nada de clubista. O Beto nasceu nas escolas do Sporting e sempre achei que ele não servia para liderar a defesa leonina, nem tão pouco para capitão. Ainda agora ajudou o Recreativo a cilindrar 3-0 no Bernabéu, mas nem por isso o acho grande coisa. O Ricardo Carvalho tinha lugar no Sporting, mas não o vejo como um defesa de top mundial. E, como se está a ver na ausência do Terry, não serve para liderar a defesa do Chelsea. Bom, mas não super.

 
At 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Jorge,

Continuo a achar que o Chelsea ainda lá vai, embora eu torça para que tal não suceda.

Tenho o Ricardo Carvalho em muito melhor conta que tu. É, desde há anos, o melhor defesa português. Se está no top five dos defesas centrais, não sei, mas que é um jogador que admiro lá isso é.
Não vive o momento de forma do Euro 2004, mas mantém-se com toda a justiça como titular do Chelsea, sem favor do Mourinho.

O Cristiano Ronaldo está, por sua vez, no seu melhor momento de sempre.
Sendo que, na minha cabeça, só se afirmou como grande jogador nos últimos meses, pós-mundial da Alemanha. Até aí via-o fazer muita coisa maravilhosa, mas também muita coisa merdosa e inconsequente.
Hoje não. Joga que se farta, com uma estabilidade emocional impressionante. Espero que assim continue.
Não posso concordar – de maneira nenhuma – que a imprensa portuguesa esteja em défice de apaparicanço para com o RÓnaldo. Aliás, não me lembro de menino mais sobrestimado pelos jornalistas. Nunca houve tanto mimo nem com Joões Pintos, Figos, Rui Costas ou Baías.

Longe de mim armar-me em defensor oficial de alguma coisa, mas recorrer à Bola para justificar uma desconsideração (que, quanto a mim, não existe) não me parece correcto, quando foi exactamente esse o jornal que melhor destacou em 1ª página a importância do rapazola na jornada de ontem.

 
At 3:45 da tarde, Blogger Jota said...

Porfírio, sobre o Ricardo Carvalho sei que sou uma minoria entre os adeptos portugueses. Há centrais que fazem 4 jogos fabulosos e 1 jogo merdoso. Carvalho não é desses. Joga sempre a um nível semelhante, que inclui fazer 1 ou 2 cagadas gravíssimas por jogo. Fez isso na Polónia, mas a jogada acabou no poste, enquanto a cagada do Ricardo Rocha deu golo. Por isso o Rocha foi arrasado e o Carvalho salvou-se de grandes críticas. Ainda no penúltimo jogo do Chelsea, com o Wigan, ele fez um penalty estúpido logo após o primeiro golo da sua equipa, mas o árbitro mandou seguir. Não é um central mau, mas não me inspira grande confiança.

Em relação ao Cristiano, não tenhas dúvidas de que não tem os mesmos mimos desses gajos que nomeaste. Diz-me lá adjectivos que a Imprensa cole ao nome dele, como outros são maestros, mágicos, príncipes, meninos d'oiro, génios, etc? Eu nem preciso de defendê-lo, pois não o conheço pessoalmente e a ideia que tenho dele é que é um puto vaidoso e maniento. Mas que me enche as medidas com a bola nos pés, lá isso... Como nem João Pinto, nem Rui Costa, nem Figo, o melhor deles todos, fizeram. O destaque de hoje de A Bolha só me dá razão. Por um lado, estamos fechados para balanço e não há notícias por cá, por outro "Ronaldo trama Mourinho" parece-me bem menos punheteiro que "Rui Costa: Príncipe regressa em dia de Reis". Ou tens outra opinião?

Que o CR está no seu melhor momento de sempre é indiscutível e natural. O rapaz só tem 21 anos! Com essa idade estava Figo ainda no Sporting e estavam Simão e Quaresma prestes a regressar ao futebol português, depois de terem fracassado no Barcelona. Diz-me um jogador com a idade dele que esteja a causar tanto impacto e tenha tanta importância na equipa como ele. Se não acontecer nada de anormal e ele registar no futuro exactamente a mesma evolução que registou em quatro anos e meio, ninguém me demove: "Aquilo" tem de ser o melhor jogador português de sempre!

 
At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lá por não ter um nickname pomposo não quer dizer que não se lhe reconheça valor e por isso insisto que o menino não se pode queixar de má imprensa em Portugal. Muito pelo contrário.

O seu valor é indesmentível. O homem anda a partir a loiça toda. É o melhor jogador do líder do campeonato inglês. Com 21 anos, é obra.

É óbvio que poderá ser o melhor jogador tuga de todos os tempos. É até previsível que o seja.

Já me parece mais punheteira a fastidiosa contagem descrescente até se tornar no melhor jogador do mundo.
Andam nisto desde 2004, esquecendo-se que existem dezenas de grandes jogadores e que o Cristiano Ronaldo nasceu... em 1985!

Acredito que ele venha ser o melhor de todos, mas não tenho esse feito como uma inevitabilidade. Se o conseguir ficarei feliz.

Sendo ou não sendo o melhor do mundo, mele é, já hoje, tal como o Deco, bem melhor que o actual "melhor do mundo" (Cannavaro).

 
At 5:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigos, de longe, vendo pela TV, acho que o campeonato inglês já tem campeão... Vai ser difícil o Manchester perder essa diferença. Graças á Mr. Fergusson...

 
At 6:57 da tarde, Blogger Jota said...

Eu não disse que o puto tem má imprensa, tem é imprensa mais discreta que outros, que mereceram bem menos que ele, como o maestro, mágico, regista, príncipe Rui Costa. Já com toda a experiência acumulada que tinha, o D. Sebastião da Luz não fez metade no AC Milan do que Ronaldo já fez no MU. Brilhou na Fiorentina, mas se CR brilhasse, sei lá, no Newcastle (que até é o meu clube inglês preferido) não teria, naturalmente, o mesmo valor. E mesmo na selecção, o puto pode dizer que já atingiu mais que o maestro. Foi titular em 2004, enquanto RC era apenas suplente de luxo, e esteve no segundo melhor Mundial de sempre da equipa das quinas de todos nós. E não precisa que a Imprensa dele exagere a importância dele no clube e a admiração que os adeptos têm por ele. Parece-te mais apropriado Manchester United de Cristiano Ronaldo ou Milan de Rui Costa? Será que na Argentina o meu clube é conhecido por Sporting de Romagnoli?

Quanto à contagem decrescente, sinceramente não tenho a noção de que seja assim tão intensa. Se for, então estou mesmo desatento. Até porque ela vai surgindo em todo o lado em relação a qualquer cromo que apareça a dar uns toques ainda miúdo. De Van der Vart a Freddy Adu, de Messi a Robinho, de Rooney a Ronaldo, de Fernando Torres a Podolski, todos vão ser o melhor jogador do mundo, segundo vou lendo.

 
At 9:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"o D. Sebastião da Luz não fez metade no AC Milan do que Ronaldo já fez no MU"
Ya,ya, o tiano ronaldo já ganhou bué da coisas no manchester!

 

Enviar um comentário

<< Home