30 dezembro, 2006

Déjà Vu

Pelos vistos, não é só o meu amigo Denzel Washington que os tem. Então não é que os jogos de hoje do Manchester United e do Chelsea na Premier League foram quase igualzinhos aos do Boxing Day?

Os blues, tal como tinha acontecido nos três jogos anteriores, sem John Terry, estiveram um desastre na defesa. Até Ricardo Carvalho, que, na sua insuspeita opinião, é “um excelente central” (agora fiquei convencido!), cometeu mais cagadas do que o costume - são 1 ou 2 por jogo, hoje foram 3 ou 4. Curiosamente nenhuma deu golo, ao contrário das de Paulo Ferreira e Essien. Tal como frente ao Reading, o Chelsea esteve a ganhar 2-1 e cedeu o empate nos minutos finais. E tal como contra o Reading, foi um resultado inteiramente justo, pois o Fulham nunca se escondeu e criou 6/7 oportunidades de golo. E vão oito golos sofridos em quatro jogos, e todos frente a equipas sem grandes ambições, desde que Ricardo Carvalho passou a liderar a defesa. Mourinho está no período mais crítico desde que é treinador principal, e não deixa de ser aliciante, para o próprio e para os amantes do futebol, ver como vai superar esta fase.

Já o Manchester, que tinha derrotado o Wigan por 3-1 na jornada anterior, venceu hoje o Reading por 3-2. Ronaldo, claro, foi o homem do jogo, voltando a marcar dois golos. E ofereceu o outro, da autoria da Solskjaer, que também tinha marcado ao Wigan. E vão seis pontos de diferença entre os dois primeiros. E Ronaldo já ameaça Drogba na lista de goleadores, com 12 contra 13. O meu amigo Porfírio não gosta da contagem decrescente que diz que a Imprensa lusa está a fazer até o puto ser o melhor do mundo. Tens razão, é escusado. Ele próprio está a fazer essa contagem, de cada vez que calça as chuteiras. E a acelerá-la cada vez mais.

10 Comments:

At 11:50 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Epá, é impressionante como o preço dos jogadores é inflacionado graças à massa do russo. 36 milhões pelo Essien?! 20 milhões pelo Paulo Ferreira?! 30 milhões pelo Ricardo Carvalho(este não tenho a certeza, façam uma correcção se estiver errado)?! Wright-Phillips por 30 e tal milhões?!
É injusto criticar os responsáveis pela vitória em dois campeonatos seguidos, mas a verdade é que Ballack, Geremi, Paulo Ferreira e até Makelélé estiveram mesmo muito mal hoje. Pensava que o Lampard era o jogador mais influente do Chelsea, mas pelos vistos o John Terry também é peça-chave na equipa. Quanto ao Ronaldo, o Ferguson já diz que vai mudar a aposta a meio do campeonato para não a perder...

 
At 10:39 da manhã, Blogger Jota said...

Como disse o grande George Best numa excelente entrevista que concedeu à Bolha poucos meses antes de ir desta para melhor, a diferença entre o Chelsea e os restantes clubes é a seguinte: Um clube normal, quando quer contratar um jogador pergunta o preço. O outro responde, por exemplo, 30 milhões. O potencial comprador tenta baixar para 25 milhões. Se for o Chelsea paga logo 35 milhões e não se fala mais nisso. O Mourinho, e se calhar, os outros responsáveis do Chelsea, optou por um plantel curto e agora, pela primeira vez, está a sofrer com isso, ao faltar um dos pilares da equipa. Sinceramente nem eu, que sou um não-adepto de Ricardo Carvalho, pensava que isto ia correr tão mal na ausência do capitão, ainda para mais jogos frente a equipas modestas.

 
At 3:34 da tarde, Blogger Citizen Erased said...

É o que dá os jornalistas portugueses endeusarem um jogador banal...
1 - O patrão da defesa de Portugal é, e será sempre, enquanto estiver em forma fisica, o grande Jorge Andrade
2 - Não, Ricardo Carvalho não é dos melhores centrais do mundo, nem sequer da europa. Alias, nem no Top 20 deve entrar...
E gastar seis milhões de contos por um jogador que vale prai um milhão... tristeza.

 
At 9:16 da manhã, Blogger José Cavra said...

Hum.. e q tal uma dupla constituida por Terry e Paulo Ferreira? Daria para vencer a Premier?
Os títulos dos blues forram todos com Ricardo carvalho. sim esse mm q ha 4 anos seguidos é campeao nacional (Porto e Chelsea).

 
At 10:42 da manhã, Blogger Jota said...

Pois é, Cavra, mas como sabes nesses quatro anos Ricardo Carvalho nunca foi o patrão da defesa. Primeiro foi comandado por Jorge Costa e depois por Terry. Nestes últimos jogos ele teve, forçadamente, de ocupar esse "cargo" e tem sido aquilo que se tem visto.

 
At 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Para que não restem dúvidas quanto à minha opinião sobre o javardolas do Cristiano RÓnaldo aqui me cito (fica sempre bem):

- “O Cristiano Ronaldo está no seu melhor momento de sempre.
Sendo que, na minha cabeça, só se afirmou como grande jogador nos últimos meses, pós-mundial da Alemanha. Até aí via-o fazer muita coisa maravilhosa, mas também muita coisa merdosa e inconsequente.
Hoje não. Joga que se farta, com uma estabilidade emocional impressionante. Espero que assim continue”;

- “O seu valor é indesmentível. O homem anda a partir a loiça toda. É o melhor jogador do líder do campeonato inglês. Com 21 anos, é obra”;

- “É óbvio que poderá ser o melhor jogador tuga de todos os tempos. É até previsível que o seja”;

- “Acredito que ele venha ser o melhor de todos, mas não tenho esse feito como uma inevitabilidade. Se o conseguir ficarei feliz”;

O Terry é mais importante que o Carvalho no Chelsea? Sem dúvida que sim. Mas essa coisa de "liderar" uma defesa tem muito que se lhe diga. É bem melhor "liderar" quando o nosso companheiro do lado é o Ricardo Carvalho e não o Paulo Ferreira.

Muito mais importante que isso tudo: o meu West Ham vai de mal a pior e já me disseram que ontem mamou seis secos. Quantas equipas descem?

 
At 11:57 da manhã, Blogger Jota said...

Claro que liderar uma defesa tem que se lhe diga. Um líder tem de ser o primeiro a manter a calma e não piorar o seu próprio rendimento quando o seu colega do lado é mais fraco. E nem sempre o RC jogou com Paulo Ferreira ao lado, também tem jogado com Boulahrouz, que não é pior que ele (RC, não PF), apenas mais sarrafeiro.

O West Ham é neste momento antepenúltimo e já a 5 pontos da equipa que o precede. E descendo 3... Os hammers têm o pior ataque da prova, com 12 golos, os mesmos de Ronaldo. O que mostra o sucesso da incursão pelo mundo do capitalismo selvagem, com a chegada Tévez e Mascherano.

Voltando ao Chelsea, é impressionante como em poucos jogos os jogadores da bola mudam de forma psicológica. Há poucas semanas Lampard e Drogba marcaram golos "impossíveis" ao Everton, só ao alcance de quem tem confiança ilimitada. Ontem, frente a um fraquíssimo Aston Villa, ambos falharam golos facílimos, de baliza aberta. Como é possível estes gajos terem um cérebro tão limitado? Entretanto Mourinho continua os mind games, garantindo que a crise do Chelsea acabou e quem ficou a perder foi o Manchester, que devia ter aproveitado para aumentar a vantagem para uns 14 pontos e só tem 6. Vamos ver se resulta.

 
At 12:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Mourinho tem finalmente, este ano, um desafio interno.
Continuo a achar que o vai vencer, infelizmente.

Este discurso é que não me parece grande espingarda (já o utilizara após o empate com o Manchester), pois nem os jogadores do Chelsea nem os do Manchester o levarão, nos momentos anímicos que vivem, muito a sério.

 
At 5:20 da tarde, Blogger Jota said...

Há 3 aspectos do Mourinho que me estão a fazer espécie este ano:
- Como é que ele permitiu que o plantel do Chelsea não obedecesse a um princípio sagrado dos treinadores, ter 2 jogadores para cada posição; ele tem apenas 3 centrais e 3 pontas-de-lança e nesses dois sectores têm residido os maiores problemas.
- Ele sempre disse que preferia jogadores pobres e com fome de títulos a jogadores ricos e satisfeitos com o que já tinham conseguido; nem Ballack nem Shevchenko correspondem ao primeiro critério.
- Um dos pontos fortes dele no FCP foi fazer os jogadores chegarem ao seu melhor nível possível (Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Derlei...); no Chelsea não tem conseguido isso, como se vê com Wright-Phillips, Kalou, Mikel e já se viu antes com Kezman, por exemplo.

 
At 7:01 da tarde, Blogger Apre said...

Os 20 milhões do Paulo Ferreira foram 19,990 milhões pelo Mourinho e 10 mil euros pelo defesa-central-direito.

 

Enviar um comentário

<< Home