23 janeiro, 2007

Que se passa, Mourinho?

O impensável está prestes acontecer. Depois de 2 anos de domínio absoluto, o Chelsea pode perder o título de inglês.
Um grande treinador irá suceder a outro grande treinador, uma velha raposa conseguiu dar volta e derrotar o jovem que parecia invencível.
A concretizar-se a profecia, será a 1ª vez desde que se tornou treinador principal do nosso Porto, que o “Special One” perde o campeonato nacional.
Não fossem os golos de Van Persie e Henry, já na fase final da partida, e a profecia seria quase um facto consumado.
O que estará então na origem do abaixamento de produtividade dos londrinos?
Em 1º lugar as carências defensivas, fruto da lesão de John Terry e das saídas de Gallas e Huth. O capitão é possivelmente o melhor central da actualidade tendo igualmente o dom de decidir partidas. Não foram poucas as vezes que o duo dourado (Terry/ Lampard), ao bom estilo Oliver Tsubasa/ Misaki Taro, guiou os londrinos à vitória.
O francês Gallas é talvez o melhor defesa polivalente da actualidade, pelo que os blues saíram a perder com a “troca” com a Ashley Cole. Não querendo tirar mérito ao dono do lado esquerdo da defesa da selecção inglesa, Gallas teria dado um “jeitão” nestas últimas partidas.
O alemão Huth, não sendo um fora de série, longe disso, era um guerreiro, compondo com Terry, Ricardo Carvalho e William Gallas um quarteto de centrais de respeito.
Mourinho cometeu o erro de não ter 2 jogadores para cada posição, atacando a exigente época 2006/ 07 com somente 3 centrais.
Com Terry e o “Kamikaze” holandês lesionados, o setubalense teve que adaptar Paulo Ferreira ao centro da defesa. Não sei o que se passa, mas desde a época passada que as performances do lateral direito são de uma pobreza gritante. A continuar assim e duvido que faça a 4ª época nos “blues”.
Para ajudar à festa, Peter Cech quase foi decapitado. Veio Hilário e Cudicini, mas a equipa deixou de ter um dos melhores guarda redes do Mundo, capaz de fazer a diferença.
Depois veio a imposição de contratar Ballack.
O alemão é de facto um grande jogador, mas é completamente incompatível com Frank Lampard. Lampard e Joe Cole sim, Lampard e Ballack não. Mas lá está, Joe Cole está lesionado.
Finalmente temos Andrey Shevchenko. O ucraniano era realmente o homem certo para atacar a champions, mas tem-se revelado um autentico fiasco.
Não sei o que se passa, mas parece que os temíveis pontas de lança do Calcio falham rotundamente na Premier League! Lembram-se de Herman Crespo?
Supostamente é mais difícil jogar em Itália, mas parece que não!
É certo que o Chelsea pode ainda vencer tudo este ano e Mourinho vai-me calar se vencer a Champions, mas acabou o mito da equipa quase imbatível.

3 Comments:

At 2:54 da manhã, Blogger Mats Jagunço said...

Calma Cavra, a primeira final já cá está! Não digo que ganhe tudo, mas pelo menos 2 taças (uma delas a champions) ganha!

A história dos "se" não conta. O Arsenal ganhou e o campeonato está vivo. Como diz "Jose", só estão a 3 pontos!

Agora imagina que o Benfica é uma super-equipa (eu sei que é difícil imaginar, mas mesmo assim tenta) que quase não sofria golos. De um momento para o outro perdias os centrais e tinhas de jogar com nelson e recuar o katsouranis, o petit estava castigado e tinhas de colocar o nuno assis como médio defensivo. Ainda tinhas o leo, mas tinhas de pôr o beto a desfesa direito, já para não falar no teu keeper lesionado. O que achas que seria da tua consistência defensiva, ainda que fosses o melhor treinador do mundo?
E claro que depois tudo isto tem reflexo no resto. Não entrando pela falta de confiança que dá à equipa, se passas a defender pior, vais passar mais tempo a defender. Vai daí, vais passar menos tempo a atacar. Se a isto aliares a alteração do sistema de jogo da equipa para encaixares o kikin shevchenko ao lado do drogba gomes tendo para tal de abdicar de simão robben, penso que se percebe que só esta última parte já poderia ser causadora de algum menor rendimento da equipa durante a fase transição. Como o teu kikin nao desatou a marcar como esperavas e depois tiveste os problemas com a tua defesa, estares nesta altura do campeonato a 6 pontos do porto não era mau de todo, sabendo que ainda o ias receber e que quase todas as equipas garantem um mínimo de competitividade (ok, isto não se aplica às nossas equipas que jogam com o porto)!!!

 
At 9:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cavra, completamente de acordo.Nada mais a acrescentar.

 
At 8:06 da tarde, Blogger José Cavra said...

E fomos uma grande equipa, pelo menos até 1994.
Depois veio Artur Jorge e foi o q se viu.
Correu com Mozer, Vitor Paneira, Isaías, Rui Águas, Ailton, Yuran, Kolkov...
Vieram Marcelo, Paredão, Hassam, Paulão, Nelo, Tavares...
Bastava Preud Homme e não mexer em nada...
Teríamos continuado a ser uma grande equipa.

 

Enviar um comentário

<< Home