02 maio, 2006

O que falhou?

Apesar da remota hipótese de conquistar o 2º lugar, a época 2005/06 foi um fracasso com todas as letras e mais algumas se as houvesse.
Em tempos esse grande nome da tropa que dá pelo nome de Artur Jorge de Melo BragaTeixeira afirmou: "O principal candidato ao título é e será nos anos vindouros o Futebol Clube do Porto".
A estabilidade e a força dos dragões obrigaram-me a concordar com o poeta, contudo este ano algo me dizia que o Benfica tinha tudo para revalidar o título.
O que falhou, então?

a) Koeman demorou a encontrar um modelo de jogo
Aqui terá pesado o fracasso na contratação de Tomasson, uma vez que o treinador terá armado a equipa em função do poderoso avançado dinamarquês, o tal ponta de lança de classe mundial que a dupla Vieira/ Veiga pretendia. Com Tomasson resgatado pelo Estugarda de Trap, Karadas dispensado e Mantorras a não cair nas boas graças do treinador, o Benfica entra em 2005/06 somente com Nuno Gomes.
As 3 primeiras jornadas saldaram-se por 1 ponto e um consequente atraso comprometedor relativamente ao Porto e Sporting.

b) Beto
Reside aqui a principal teimosia de Ronald Koeman. Fazer de Beto um jogador nuclear? Valha-me Deus!!!! Por favor, não me falem na abnegação e na disponibilidade física do médio brasileiro. Eu próprio daria 110% se vestisse a camisola do Benfica... o problema seria a falta de jeito.
Já para não falar dos calafrios provocados na eliminatória contra o Liverpool, o brasileiro deitou por terra as aspirações do Benfica em Camp Nou, ao "tropeçar" literalmente no esférico numa imagem digna de figurar no Watts da Eurosport.
Beto é jogador para jogar somente em caso de emergência, ou seja quando Petit ou Manuel Fernandes estiverem impedidos.

c) 3 Médios Defensivos?
Petit, Beto (nossa Senhora!!!) e Manuel Fernandes de início na mesma equipa? Só mesmo se a linha avançada do Benfica fosse composta por Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Shevchenko.
É um crime digno de despedimento com indemnização à entidade patronal e aos sócios o Benfica jogar com 3 trincos. Quem faz o transporte de bola sr Koeman? Por exemplo em Barcelona tinhamos somente 3 homens de características ofensivas. Os extremos Simão e Geovani e o ponta de lança "Picoli". O que pretendia Koeman? Simão e Geovani a subirem à linha e a cruzarem para acabeça do italiano?
3 médios defensivos aliados ao facto de um dos laterais ser um central adaptado faz com que a equipa fique descompensada em termos ofensivos... e o Benfica tem que jogar para ganhar.

d) Mantorras e Karyaka
50 milhões de euros à parte, o angolano tem o dom de galvanizar os adeptos e os companheiros.Com Pedro Manuel Torres em campo, parece que o Benfica exerce um maior domínio sobre os adversários. Fundamental na conquista do título na época passada, o ponta de lança viu-se em parte da época relegado para 5ª opção.
Koeman nao teve a inteligência para tirar partido da vontade de jogar do angolano.

Relativamente a Karyaka, o internacional russo parecia ser uma das principais contratações da época. Após uma pré-época em cheio, manchada pela lesão ante o Chelsea, voltou no Dragão para encantar manietando o futuro campeão nacional. Confirmou o bom momento na jornada seguinte ao abrir o marcador frente ao Estrela da Amadora. Subitamente (e sem que nada o fizesse prever), viu-se arredado. Não seria melhor um meio campo com Petit, Manuel Fernandes e Karyaka?


e) Excesso de jogadores para jogar 30 minutos
Como gerir os 30 minutos do Robert, do Karagounis, do Miccoli, do Mantorras...É verdade, o plantel encarnado apresenta jogadores com condições físicas deficitárias incapazes de aguentarem mais de 30 minutos em alta rotação. Um factor a rever.

f) Má gestão de recursos humanos na baliza
Não sei até que ponto Koeman foi obrigado a fazê-lo, mas o holandês não foi astuto quando decidiu usar Moretto de imediato. Para além de injusto perante Quim, que se havia sacrificado em prol da equipa, fez com que pressão sobre o keeper brasileiro fosse tremenda.
O treinador deveria ter escolhido melhor o timing para lançar Moreto.
Apesar de muito criticado, o brasileiro afigura-se de longe como a melhor alternativa para a baliza dos encarnados.

Espero que para ano, com ou sem Koeman, as coisas sejam bem diferentes.

12 Comments:

At 8:09 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Não te preocupes, Cavra, o sr. Koeman vai para o PSV e ainda bem, pois não faz grande falta ao futebol português. Eu admirava o Beto do Beira-Mar, o médio que, com um pontapé fulminante vindo do nada, resolvia um jogo. Mas este Beto do Benfica deve ser uma cópia cheia de defeitos de fabrico...
Já estou a imaginar o mais jovem e rápido meio-campo da Europa: Laurent Robert, Rui Costa e Robert Pires!!!Só falta recuperar o Dean Sauders(lembram-se?).

 
At 11:38 da tarde, Blogger José Cavra said...

O Rui Costa seria mais um jogador para jogar meia hora.
Tem muita classe (ainda este fds o demonstrou), mas penso que o seu tempo de Benfica já passou.
O Robert deve sair... o Pires deve ficar por Londres...
Qto ao Koeman... não comento.

 
At 11:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boas noites crava..concordo plenamente com as razoes apontadas para o fracasso do nosso glorioso, ate pk tinhamos jogadores para fazer melhor figura do k a k fizemos..mas pronto..kem n sabe..é como kem n vê e penso k o koeman é um bocado assim..deixem-no ir para o PSV, e vao buscar o Camacho..saudaçoes desportivas

 
At 11:40 da tarde, Blogger José Cavra said...

Hum... O El Macho sempre foi o meu preferido...

 
At 1:36 da manhã, Blogger André . أندراوس البرجي said...

Eu, como sportinguista, espero que senhor Koeman fique.

 
At 12:58 da tarde, Blogger José Cavra said...

Rui Coasta? amor à camisola?
Não me parece...

 
At 1:00 da tarde, Blogger José Cavra said...

ele é que vos engana...

 
At 2:10 da tarde, Blogger Jota said...

Pois é Cavra, temos no Rui Costa algumas das características do Sá Pinto (embora com inegavelmente maior classe futebolística). Muito show-off para a populaça ver, ouvir e engolir, mas pouca correspondência nos actos. Há uns anos, jogava ele na Fiorentina, marcou um golo num amigável na Luz e desatou a chorar. Meses depois voltou ao mesmo estádio, agora para uma prova da UEFA e nunca vi ele rematar tanto num jogo. Devia estar com vontade de chorar outra vez. Hoje em dia o que interessa é competência e profissionalismo. Beijos no emblema é só para enganar parolos.

 
At 8:16 da tarde, Blogger O Cócó said...

Para mim quem não deveria de sair era o Veiga. Esse grande senhor que está a catapultar o Benfica para o exito! LOL
O homem nem quando prestava vassalagem ao Pinto da Costa na presidencia da Casa no Luxemburgo, fazia as coisas tão bem feitas como está fazendo agora. Quem diria que era muito mais útil com a camisola do rival?

 
At 8:18 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Excelente análise às deficiencias do Benfica, a melhor que vi até agora.

 
At 11:03 da tarde, Blogger José Cavra said...

Obrigado Pedro...
olha que me custou mto...
mas temos q meter o dedo na ferida.

 
At 1:50 da tarde, Blogger Diego Armés said...

Muito bem, sim senhoras. Assim, de repente, acho que concordo com tudo o que diz o post.

 

Enviar um comentário

<< Home