21 abril, 2006

Family Ties

Os irmãos Alves podiam ter formado um grupo, à imagem dos irmãos Rosado(os Anjos), fazendo vida da área musical, mas não. Estes gémeos( falsos, como mostram as fotos) quiseram marcar o futebol português nos anos 90 mostrando raça na lateral-direita. Consideradado durante anos a fio um dos pilares da defesa do Marítimo, Albertino Elói teve o confronto mais marcante com Fernando Nélson numa final da Taça de Portugal, na época 2000/2001. Do lado dos insulares pontificavam figuras como Hugo Porfírio(merecedor de um futuro post), Jorge Soares ,o emigrante Quim, ponta-de-lança com uma passagem inconsequente pelo Dundee United, da Escócia, e a esperança ex-Leiria Bakero.
Pela equipa de Fernando Santos, Pena, Ovchinnikov( ou Ovchinnika, como dizia Nuno Luz), Nuno Rocha Capucho, o guitarrista Carlos Paredes e Alenitchev era referências. O clube do norte ganhou por 2-0. Pena e Aleni resolveram a questão.
O defesa-direito ex-Sporting teve o seu momento de glória em 91 quando, juntamente com Figo, Rui "te odeio Ancelotti" Costa e João Vieira Pinto, fez um brilharete, ganhando o Campeonato do Mundo de Juniores desse ano. Abel Xavier era o parceiro com o qual alternava na posição.
Depois de despontar no Salgueiros, trocando bolas em Paranhos no saudoso Vidal Pinheiro com Ricardo Sá Pinto, carimbou passaporte para Alvalade. 5 anos de boa forma valeram uma experiência em Inglaterra, no Aston Villa. Em 98 regressou a Tugal, mas agora para a Invicta. Depois de acrescentar o título de Campeão Nacional às Taça de Portugal conquistadas nos 2 grandes por onde passou, a cidade do Sado foi a sua última grande etapa da carreira. O seu primeiro ano ficou marcado pela descida de Divisão. O grupo de trabalho viria a redimir-se com a subida imediata na época seguinte, levando o Vitória de Setúbal de volta ao escalão primodivisionário. No ano transacto actuava nesse símbolo do norte que é o Rio Tinto, mas acabou por se dedicar aos estudos.
Albertino jogou com o seu irmão no Salgueiros, cumprindo contrato até 95 e rumando a Coimbra para defender as cores da Briosa. Dois anos volvidos, o Marítimo viu na sua pessoa as qualidades necessárias para tapar o lado direito da defensiva. Só em 2004 deixou a ilha de Alberto João para ir para a terra de Avelino, Marco de Cananaveses. Porém, as dificuldades que o clube atravessava originaram a sua saída para Gondomar, onde hoje ainda actua.
Podiam ter optado por uma novela da TVI, muito dedicada à causa familiar quando se trata de estórias relacionadas com laços entre irmãos, mas não. Ficaram nos relvados para nos presentear com a sua classe. Um bem haja a esta dupla.

1 Comments:

At 1:24 da tarde, Blogger José Cavra said...

O Nelson nos seus tempos de Sporting era um grande jogador. Ainda estou para entender como depois decaiu tanto...
Os ares de Inglaterra fizeram-lhe mal.

 

Enviar um comentário

<< Home