14 abril, 2006

O mais jovem campeão mundial de sempre

Michael Gerard Tyson, ou Malik Abdul Aziz (após a conversão ao Islamismo), nasceu a 30 de Julho de 1966 em Brooklyn, New York. A sua infância foi marcada pela pobreza e pela tristeza. A mãe Tyson teve o encargo de sustentar toda a sua família, uma vez que o pai abandou-os quando Mike tinha somente 2 anos.
Cresceu nas ruas de Browsville (Brooklyn), envolvendo-se em vários problemas com a polícia, ou por vandalismo ou por crime. Famosos os espancamentos infligidos a todos aqueles que gozavam com a sua voz.
Várias vezes em Centros de Detenção Juvenil e expulso dos liceus, acabou por ser descoberto por Bobby Stewart que lhe notou enorme potencial para a prática do boxe. Durante alguns meses Stewart treinou o jovem leão, acabando por apresentá-lo a Cus d'Amato, antigo treinador de Floyd Patterson e José Torres.
O lendário treinador acabaria por se tornar numa espécie de pai para Mike Tyson, preparando-o mental e fisicamente para a vida de pugilista.
Cus faleceu em 1985, pouco depois de Tyson ter começado a sua carreira profissional, num combate realizado em Albany, New York e que venceu por KO no 1º assalto. Com a qualidade dos seus adversários a aumentar e as vitórias fulminantes a sucederem-se, o jovem Mike começou a atrair a atenção dos média que viam nele o futuro campeão mundial.
Em 22 de Novembro de 1986, Mike fez o seu 1º combate para o título defrontar o então campeão da WBC, Trevor Berbick. No 2º assalto o campeão tombou. Mike Tyson tornava-se o mais jovem campeão mundial de sempre (20 anos e 4 meses).
As expectativas para o novo campeão eram extremamente elevadas e ele acabou por não nos desfraudar.
A 7 de Março de 1987, em Las Vegas, Nevada, bateu James "Bonecrusher" Smith, por decisão unânime ao fim de 12 assaltos, conquistando o título da WBA.
4 meses mais tarde foi a vez de Tony Tucker ser derrotado também aos pontos por decisão unânime, perdendo o titulo da IBF.
Mike Tyson era o campeão indiscutivel de pesos pesados.
http://www.youtube.com/watch?v=kc2XGKYZ2Ms