02 abril, 2006

Houssine Kharja

Estava eu tranquilamente instalado no sofá a assistir em directo ao Fiorentina-Roma, jogo grande da 32ª jornada da Liga italiana, quando, por volta dos 70 minutos de jogo, a equipa romana, a perder por 0-1, fez uma substituição. Não me lembro quem saiu, mas reparei em quem entrou: Houssine Kharja. A minha primeira reacção foi de indiferença, mas de repente caiu um raio sobre a minha cabeça: eu conheço este gajo!

Terminado o encontro (by the way, acabou 1-1), fui aos meus arquivos e vim à internet e comprovei as minhas suspeitas. Houssine Kharja, médio marroquino nascido em França a 11/09/1982 já jogou no Sporting. Estávamos na época de 2000/01 e o clube de Alvalade tinha acabado de formar a sua equipa B. Um dos atletas que fez parte desse primeiro plantel foi precisamente Houssine (hoje é conhecido por Kharja). Então com 17 anos, o marroquino foi uma peça importante da jovem equipa que terminou a Zona Sul da II Divisão B em 14º lugar. Nessa equipa jogaram ainda, durante a época, nomes como Hélder Rosário, Jorge Vidigal, Carlos Martins, Vargas, Santamaria, Lourenço, Quaresma, Nuno Santos, Afonso Martins, Kirovski e Hugo Viana, bem como os hoje ilustres desconhecidos Osório, Tomás, João Filipe, Luís Dias, Pedro Miguel, Pedro Fonseca, Cáceres, Rodolfo e Cuco, entre outros.

Voltando a Houssine, que jogava um pouco à frente do trinco (uma espécie de Manuel Fernandes), participou em 28 jogos e marcou 4 golos. A um deles assisti ao vivo, em reportagem. Foi em Rio Maior, num jogo em que o Sporting derrotou o Oriental por 1-0, com um golo de cabeça do marroquino. Terminada a época, nunca mais ouvi falar de Houssine. Pois bem, o rapaz transferiu-se para o Ternana, da Serie B italiana, onde esteve quatro anos. No total realizou 119 jogos no campeonato, com 9 golos apontados. No início desta temporada foi contratado pela AS Roma por, segundo o site http://www.transfermarkt.de/, 4 milhões de euros (!). Verdade ou mentira, o que é facto é que Houssine já realizou 8 jogos na Serie A pela equipa da capital italiana e estreou-se a marcar na semana passada, e logo no terreno do líder Juventus, golo esse que valeu o empate 1-1. Houssine jogou ainda 8 vezes na Taça UEFA e 2 na Taça de Itália. E desde 2004 já leva 17 jogos pela selecção principal de Marrocos, com um golo apontado.

É assim o futebol. Não só os resultados são imprevisíveis como as próprias carreiras dos jogadores sofrem por vezes reviravoltas que ninguém se atreveria a prever. Por falar nisso, esta semana descobri outro jogador que passou por Portugal sem se dar por ele. Lúcio Wagner, um defesa esquerdo que chegou a ter contrato com o Benfica, é agora titular no Levski Sofia, equipa que chegou aos quartos-de-final da Taça UEFA.

9 Comments:

At 2:23 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

É verdade...o que teria feito o presidente do Amadora que soubesse o que o Ronaldinho viria a ser? E o que dizer das carreiras de Mostovoi e Stanic que, depois de curtas e apagadas passagens pelo Benfica, obtiveram sucesso a nível europeu? Já para não falar do actual lateral-esquerdo do Manchester, Heinze, que actuou no Sporting há uns 6 ou 7 anos.

 
At 6:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É pá e ou tou enganado ou o gajo da tv disse, quando o maroocos entrou, que ele tinha 16 anos. :)

 
At 6:56 da tarde, Blogger Jota said...

Caro anónimo, não se confirma. Quem tem 16 anos é o avançado italiano de origem nigeriana que também entrou na segunda parte e tem o lindo nome de Stefano Okaka Chuka.

 
At 7:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Interessante.

Nunca tinha ouvido falar deste tipo, mas lembrava-me que a equipa B chegou a incluir uns estrangeiros.

O Sporting justifica o fim da B com o prejuízo anual de 800 mil euros que representava, mas sinceramente não estou convencido de que não faça falta.

O Sporting tem neste momento emprestados 14 jogadores saídos da academia e há mais 9 que estão a cumprir o último ano de júnior.

Ou seja, em Agosto haverá 23 atletas para colocar, sendo que a maioria - mais de 90 por cento? - não tem espaço no plantel principal por enquanto.

 
At 11:36 da manhã, Blogger Jota said...

Kova, o Sporting B teve realmente alguns jogadores estrangeiros, durante os quatro anos em que existiu. Além de Houssine passaram por Alcochete/Alvalade: Nauzet (espanhol), Cáceres (chileno, veio com Tello), Mateus (angolano), Paíto (moçambicano), Maurício (argentino).

Também acho que acabar com a equipa B foi uma asneira. O prejuízo não é desculpa, pois para mim trata-se de mais um investimento na formação. O que interessa ao Sporting ter o Edgar Marcelino a jogar no Roosendaal, por exemplo? Penso que a equipa B deveria persistir sempre e podia seguir o exemplo do que fazem os clubes alemães. Convidam jogadores em final de carreira para jogarem mais 1 ou 2 anos na equipa B, para ajudarem os mais jovens. O Sporting poderia ter feito isso com Paulo Bento e Rui Bento, por exemplo. E ao mesmo tempo contratar 1 ou 2 jogadores com experiência dos escalões secundários para dar mais "calo" à equipa. Mas são assim os nossos dirigentes, sempre curtos de vistas.

 
At 1:07 da tarde, Blogger José Cavra said...

Eh pah! que brilhante análise Jorge.
Sinceramente li este teu diálogo com o Kova como se de um post se tratasse

 
At 7:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Thank you!
[url=http://wwawvzfj.com/ohgb/rfxv.html]My homepage[/url] | [url=http://acajlnbz.com/xbxs/pmar.html]Cool site[/url]

 
At 7:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Good design!
My homepage | Please visit

 
At 7:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Well done!
http://wwawvzfj.com/ohgb/rfxv.html | http://rjzpfiin.com/uapz/rcji.html

 

Enviar um comentário

<< Home