29 março, 2006

Os Galos do Botaréu

Actualmente nos distritais, o Recreio de Águeda teve uma passagem meteórica (tal como Vizela, Covilhã, Alcobaça, Amora,..) pela divisão maior do futebol português.
Foi em 1983 que um célebre jogo frente ao sempre complicado Peniche, a contar para a 2ª divisão zona centro, ditou a subida dos aveirenses.
5 a 2 foi o resultado, com um jovem guiniense de nome Mamadu Bobo a encher o campo e a apontar 1 tento.
Seguiram-se as férias, os reforços, a pré-época e o ataque à 1ª divisão com o objectivo único de garantir a manutenção. Objectivo que não passou disso mesmo, tal a pobreza do futebol apresentado pelos galos do botaréu.
Para a posteridade fica a saudosa equipa do Recreio de Águeda que recebeu o Benfica, em Fevereiro de 1984.
Perante a maior enchente de sempre no Municipal, esmagaram os galos com uns contundentes 4-1.Com 6 aninhos de idade eu estive lá... e vi Nené fazer o primeiro, aos 26 minutos de grande penalidade. Fiquei petrificado e a gaguejar quando César empatou ainda antes do intervalo. No 2º tempo Nené, Diamantino e Álvaro fixaram o resultado final, dando-me um sorriso de orelha a orelha.

De notar na foto a presença de Jorginho, que haveria ainda de passar por Desportivo de Chaves, Sporting e Beira Mar; de Tibi, o guarda redes que chegou a representar o nosso Porto e do avançado Flávio (2º em baixo a contar da esquerda), ex Marítimo e pós Associação Desportiva de Fafe.
Da presença do Águeda na 1ª divisão destacamos igualmente os 6-0 enfardados nas Antas, a 1ª vitória no campeonato ante o Varzim (1-0 com golo de César) e o jogo de despedida em Vila do Conde, derrota por 5-1.
E pronto, foi a nossa homenagem à simpática colectividade que é o Recreio de Águeda. Um grande bem haja às suas gentes e um muito obrigado à Soberania do Povo pelas informações prestadas.
http://campeoesdeagueda.blogspot.com/

8 Comments:

At 7:26 da tarde, Blogger Francisco Beckenbauer said...

Outro grande clube das nossas divisões inferiores que tanto admiro! O futebol praticado por estes saudosos clubes é tão bom ou mesmo melhor que o da selecção sub-21 das ilhas caimão! Sem dúvida!

 
At 7:37 da tarde, Blogger Gilberto Mandamil said...

Cavra, e que tal um post do Riopele? De referir que mais de metade da equipa do Recreio de Águeda possuia um possante bigode, o que, só por si, justifica a presença de uma formação no Nacional Maior, como diria Ribeiro dos Reis.

 
At 8:58 da tarde, Blogger José Cavra said...

O rio...kê?

 
At 9:25 da tarde, Blogger Gilberto Mandamil said...

Grupo Desportivo Riopele, equipa de uma fábrica da zona de Famalicão, que passou pela 1ª Divisão nos anos 70 ou 80.

 
At 7:28 da tarde, Blogger Gilberto Mandamil said...

Por falar no Mamadu Bobó Djaló:
O Valentim Loureiro, há uns anos, num congresso do PSD, quis fazer uma declaração de apoio a Luís Filipe Menezes, que então se queixava de estar isolado dentro do partido. Disse então a todos os presentes: "O MENEZES É COMO O BOBÓ!" As pessoas que desconheciam o centro-campista do Boavista ficaram algo confusas, pensando que o Valentim se estava a referir a questões sexuais, mas o Major esclareceu tudo mais tarde: " O Menezes é como o Bobó, do Boavista, porque é essencial neste partido."

 
At 9:25 da manhã, Blogger Kramer said...

Muito bom o trabalho de pesquisa e a dedicação prestada aos clubes mais pequenos do nosso futebol.
Os meus parabéns!

 
At 4:27 da manhã, Blogger Zé Maria (ou não) said...

Excelente post, já estou a ler isto de alto abaixo e fica a promessa de visitar assiduamente.

Fica aqui igualmente o convite: http://faltadejeito.blogspot.com

 
At 4:37 da tarde, Blogger thesarcasticway said...

Os galos do botaréu são os maiores! Para o ano disputarão e vencerão a III Divisão nacional série C!

 

Enviar um comentário

<< Home