07 abril, 2006

O Jogo do Título(?)

Amanhã joga-se mais um clássico, mas não é apenas um jogo como tantos outros... Este jogo pode decidir o futuro campeão nacional!
Os clássicos geram sempre uma enorme ansiedade e expectativa nos adeptos, nos jogadores, nos técnicos... Mas o jogo de amanhã pode ser decisivo para as duas equipas. A derrota do Sporting deixa o clube verde e branco a cinco pontos do 1º lugar, o que torna as contas do título bem mais complicadas; Caso o Porto perca cai para o 2º lugar, ficando a um ponto do lugar cimeiro. Matemáticamente é possível, mesmo com uma derrota, qualquer equipa vir a sagrar-se campeã mas a vitória neste jogo confere uma motivação muito grande para os jogadores.

O duelo entre Paulo Bento e Co Adriaanse também será interessante, na medida em que poderemos ver dois sistemas tácticos muito diferentes em confronto e veremos qual a filosofia de jogo que sairá vencedora.
Paulo Bento construiu uma equipa vencedora a partir da defesa e, hoje, a defesa leonina é um dos pontos fortes da equipa, não sofrendo golos à 7 jogos para o campeonato. Ricardo aproxima-se do record de Moretto na liga e pode batê-lo caso não sofra golos até ao minuto 29 da partida.
Adriaanse tem outra filosofia de jogo, mais virada para o ataque, é certo. Quando o Porto ataca, normalmente, fá-lo sempre em superioridade numérica, devido ao posicionamento inteligente dos jogadores da frente portista. Veremos se a defesa sólida de Paulo Bento leva a melhor ao ataque maciço de Co Adriaanse...

Após o clássico, as duas equipas ainda têm que se preocupar com uns incómodos adversários... Sporting tem duas deslocações bastante acessíveis: Estrela da Amadora e Rio Ave, e recebe Naval e o sempre difícil Sp. Braga. Quatro jogos relativamente fáceis, com excepção do Braga, último jogo, que pode ditar a sorte dos leões no campeonato. Porto tem duas deslocações: Penafiel e Boavista, o segundo é claramente mais complicado, sendo o primeiro para encher calendário, praticamente. Recebe Leiria e Guimarães.
Quem quer que vença o clássico fica em posição privilegiada, mas tem de se preocupar bastante com estes jogos, pois este campeonato cheira-me que vai durar até ao último minuto.

Alvalade vai encher para ver os seus craques... 52 mil espectadores vão vibrar! Da minha parte espero que seja um bom jogo, com oportunidades de golo, sem casos e com fair-play. Enfim, a mesma conversa de sempre só para não dizer que espero que o meu Sporting ganhe e que o árbitro não faça o mesmo que o Olegário para a taça, porque desse nem me quero lembrar. Digam o que disserem, o Sporting foi roubado!

PS: Quero deixar aqui o meu reconhecimento para com Arséne Wenger, treinador que muito admiro e que referi no meu primeiríssimo post neste grande blog. Finalmente o trabalho do francês está a ter a glória que merece na Europa do futebol.

1 Comments:

At 7:35 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Se o Sporting não ganhar faço um risco ao meio à Paulo Bento. Querem prova maior de que acredito que vamos ganhar?

 

Enviar um comentário

<< Home