06 abril, 2006

Balanço de uma época semi-trágica

Com a eliminação do Benfica da Liga dos Campeões termina igualmente a participação portuguesa nas competições da UEFA deste ano. Estamos apenas nos quartos-de-final, o que sabe a pouco, depois de três anos consecutivos a marcar presença em finais. Foi a pior época europeia de Portugal nos últimos cinco anos, terminada com uma pontuação final de 5,5 pontos. Nas quatro épocas anteriores Portugal somou sempre mais de 8 pontos. A Roménia, por exemplo, esta época já leva mais de 15 pontos (!). No entanto, para já, o sexto lugar no ranking da UEFA não está em perigo. A Holanda está a uma distância de 3,948 pontos, o que ainda dá alguma tranquilidade a Portugal. O oitavo classificado, a Grécia, está a quase 12 pontos de distância e não constitui ameaça imediata. Neste post vou fazer um balanço da participação portuguesa na época uefeira de 2005/06.

Benfica

Começo pelo Benfica, campeão nacional da época passada. Os encarnados, na minha opinião, eram a equipa portuguesa mais pressionada nesta temporada europeia. Há uns três ou quatro anos Luís Filipe Vieira tinha afirmado: “O Benfica vai ser o maior clube do mundo dentro de três anos.” No início da temporada disse: “O Benfica quer ser campeão europeu.” No fim da primeira fase da Liga dos Campeões gritou: “Quem vier morre!” Ora, tendo em conta estes objectivos, torna-se claro que o clube da Luz acabou por fazer uma campanha europeia medíocre. Das duas uma: ou os adeptos da águia levam a sério as afirmações do seu presidente e agora têm o direito e o dever de lhe pedir contas pela precoce eliminação ou então os adeptos entendem que tais frases enquadram-se num estilo populista a que muitos dirigentes não resistem e aí o mínimo que podem exigir é que o homem cale a boca de uma vez por todas. Problemas para benfiquista resolver.

Na fase de grupos, o Benfica não teve os adversários mais acessíveis, apesar de os encarnados serem os únicos campeões nacionais presentes. Os outros eram Lille, vice-campeão francês, Manchester United e Villarreal, terceiros classificados de Inglaterra e Espanha, respectivamente. As coisas começaram bem, com uma vitória feliz sobre o Lille, na primeira jornada, por 1-0, com um golo marcado em tempo de compensação. Depois, o Benfica não conseguiu vencer os quatro jogos seguintes. Empates com Villarreal (fora) e Lille (fora) e derrotas com Manchester United (fora) e Villarreal (casa). Na última ronda só a vitória interessava aos encarnados. E eles derrotaram o Manchester, na Luz, por 2-1 e garantiram o segundo lugar, com escassos oito pontos. O United foi a grande decepção, terminando em último lugar, com apenas uma vitória, frente aos portugueses.

Nos oitavos-de-final, o Benfica teve de defrontar o Liverpool, campeão europeu em título. Não era dos adversários mais difíceis, tendo em conta o historial recente entre equipas portuguesas e inglesas. Das grandes nações europeias, é claramente com Inglaterra que nos damos melhor a nível futebolístico, tanto em termos de clubes como de selecções. A primeira mão, na Luz, foi o típico jogo em que as duas equipas jogam para o 0-0. Que foi desfeito perto do fim a favor das águias, num lance de bola parada. Em Anfield Road o Benfica começou por ser feliz ao não sofrer golos no início do jogo e foi ganhando confiança. Tanta que nos três ataques perigosos que fez atirou uma bola à trave e marcou dois golos. Os quartos-de-final estavam aí. O adversário sorteado era o mais temido, o Barcelona. Esperava-se nova superação encarnada, mas desta vez não deu. Os catalães, mesmo desfalcados a nível defensivo e com problemas de concretização, foram claramente superiores, mais que o 2-0 final demonstra. Podem os benfiquistas argumentar o penalty por marcar na primeira mão ou o falhanço de Simão na segunda, mas muito mais aconteceu em 180 minutos e a verdade é que o Barcelona teve, ao todo, cerca de 20 ocasiões claras de golo (!). Portanto, não há nada a dizer quanto ao desfecho da eliminatória.

FC Porto

O FC Porto foi uma das grandes decepções europeias da época. Vencedor da Taça UEFA há três anos e da Liga dos Campeões há dois, o ano passado tinha caído nos oitavos-de-final, aos pés do Inter Milão. Mas nada fazia prever o que aconteceu esta época, até pelo grupo em que os dragões calharam. O Inter era o natural favorito, mas tanto o Glasgow Rangers como o estreante Artmedia Bratislava eram adversários claramente inferiores. Não sei se por sobranceria se por desconhecimento da sua equipa e dos adversários, Co Adriaanse colocou o FC Porto a jogar em ataque deliberado nos dois primeiros jogos, em Glasgow e em casa com o Artmedia. Os dragões jogaram um futebol bonito e ofensivo, mas foram punidos com duas derrotas por 2-3. Depois, frente ao Inter, no Dragão, a táctica foi mais realista e os portistas conseguiram ganhar por 2-0 e continuaram a sonhar com a qualificação. Esse sonho sofreu um golpe com a derrota em San Siro, por 1-2, com dois golos sofridos na parte final do jogo. Nada estava perdido, mas o FC Porto tinha de vencer os últimos dois jogos. Falhou. A equipa de Adriaanse não conseguiu mais que dois empates e falhou inclusivamente o apuramento para a Taça UEFA, ao ficar em último no grupo, com míseros cinco pontos.

Sporting

Tal como o FC Porto, o Sporting não tem desculpas para o que lhe aconteceu esta temporada. Depois de ter perdido o título e o segundo lugar na Liga nas duas últimas jornadas de 2004/05, os leões tiveram de disputar a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O sorteio não foi o mais simpático, mas também não foi o mais terrível e o Sporting teve de defrontar a Udinese, que tinha ficado em quarto no Calcio, na época anterior. Em Alvalade, os portugueses não jogaram mal, mas as falhas na finalização valeram uma derrota por 0-1. Em Udine o Sporting nunca mostrou capacidade para dar a volta e a derrota por 2-3 acabou por ser lisonjeira. A Udinese tinha um ou outro bom jogador, como o guarda-redes De Sanctis e o avançado Iaquinta, mas era uma equipa acessível. Na fase de grupos ficou em terceiro e foi recambiada para a Taça UEFA, onde não foi longe.

A Taça UEFA era a esperança do Sporting para o resto da temporada. Passado o desgosto da eliminação da Champions, os leões acreditavam que desta vez era possível conquistar o título que o ano passado lhes tinha escapado de forma inglória. O adversário inicial prenunciava um bom início de caminhada. O Halmstads era um velho conhecido leonino, que o tinha despachado da prova sem problemas há quatro anos. A vitória por 2-1 na Suécia confirmou o favoritismo luso. Nada fazia prever o que aconteceu na segunda mão, onde o Sporting perdeu por 2-3 após prolongamento e disse adeus à prova. Foi mais um capítulo do pesadelo Peseiro. O Halmstads mostrou estar tão preparado para a fase de grupos que nem um ponto somou, sofrendo derrotas por 0-1, 0-5, 1-3 e 0-3. Foi claramente uma das grandes vergonhas europeias da história do Sporting.

Vitória de Guimarães

O Vitória de Guimarães deixou na Europa uma imagem muito semelhante à que tem mostrado na Liga portuguesa: bom futebol e fracos resultados. Se há equipa que tem sido infeliz nesta temporada é a de Jaime Pacheco (primeiro) e Vítor Pontes (depois). Os vimaranenses tiveram de defrontar na 1ª eliminatória o Wisla Cracóvia, equipa que tinha sido eliminada da Liga dos Campeões pelo Panathinaikos, com muita dificuldade. Pela experiência europeia do adversário esperava-se uma tarefa difícil para os portugueses, mas estes ultrapassaram-na com distinção, com vitórias por 3-0 e 1-0.

Na fase de grupos, o sorteio não foi o mais favorável, com o Vitória a apanhar equipa experientes e de categoria acima da média. Os dois primeiros jogos marcaram o percurso vimaranense. Tudo começou com uma derrota no terreno do Zenit S. Petersburgo por 1-2, num dos jogos com arbitragem mais deplorável que pude ver nas provas europeias. O Vitória nunca ganharia aquele jogo, e muito fez por isso. Em seguida, o Guimarães recebeu o Bolton e voltou a jogar bem. Chegou à vantagem perto do fim e, quando já ninguém esperava, sofreu o empate, num grande golo do português Vaz Tê. As hipóteses da passar à fase seguinte tornaram-se muito remotas e o Vitória acabou por perder os dois últimos jogos, frente a Sevilha e Besiktas, ambos por 1-3.

Sporting de Braga e Vitória de Setúbal

O Sp. Braga voltou a participar na Taça UEFA, tal como na época anterior. E mais uma vez falhou logo na primeira eliminatória. E novamente frente a um adversário acessível. Primeiro o Heart, da Escócia, agora o Crvena Zvezda, da Sérvia e Montenegro. Os sérvios já foram um nome grande na Europa (foram campeões europeus nos anos 90), mas agora constituem um adversário ao alcance das melhores equipas portuguesas. E o Braga, que se tem vindo a consolidar como uma das mais fortes equipas da nossa Liga, não foi capaz de passar este adversário. O 0-0 de Belgrado era prometedor, mas o 1-1 de Braga deitou tudo a perder.

O Vitória de Setúbal chegou à Taça UEFA enquanto detentor da Taça de Portugal. O sorteio foi pouco simpático e reservou para os sadinos a Sampdoria, quinta classificada do último campeonato italiano. O favoritismo da equipa genovesa era notório, mas o Vitória esteve ao seu melhor nível e só deixou o adversário descansar após o apito final da segunda mão. Depois de um empate a um golo no Bonfim, a Sampdoria venceu a segunda mão por 1-0.

3 Comments:

At 2:21 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Aquele "pontapé" do Beto com os dois pés é daqueles momentos que deviam ser relembrados nas compilações de "momentos mais engraçados" que passam nas televisões a 31 de Dezembro.Aquele senhor merece um blog inteiro exclusivamente dedicado a ele.

 
At 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Referes-te ao "FAZER UM BETO"?

Diz-se do movimento, praticado por um jogador rudimentar, que consiste em pontapear a bola com o pé errado, seguido de chuto na atmosfera, e que normalmente resulta em golo do adversário.

(Expressão mais utilizada no sul de Portugal, suspeita-se que tem origem na região espanhola da Catalunha)

Exemplo: Viste, aquele jogador fez um Beto?

 
At 12:05 da manhã, Blogger pumba no piu piu said...

O beto está devidamente homenageado na página passarinhos-fritos como o jogador mais valioso do jogo da Catalunha. Um brinquinho :)

 

Enviar um comentário

<< Home