29 abril, 2006

Inglaterra? Não, obrigado.

Foi com muita alegria que ouvi, hoje, o "mister" Scolari a pôr os pontos nos i´s numa questão que já vem atormentando o seleccionador nacional há já várias semanas...
"Felipão" é, sem dúvida, o treinador que mais bons resultados trouxe à selecção das quinas nos últimos anos. Vejamos que, com Scolari a comandar a selecção, esta fez uma carreira ímpar no Europeu de 2004, sendo vice-campeã, face a uma Grécia que de tanto anti-jogo já metia nojo! E nesse mesmo campeonato europeu, a mobilização da população foi um fenómeno nunca antes visto no panorama desportivo nacional. Um dos responsáveis foi sem dúvida o nosso treinador, com os seus apelos às bandeiras e afins. Vejamos, também, que Portugal já não fazia uma campanha tão positiva numa fase de apuramento para o Mundial há já muitos anos, se é que alguma fez uma igual!

Quando Scolari chegou a Portugal, em 2003, fiquei um pouco apreensivo, pois por vezes peco por ser demasiado nacionalista e não via qualquer benefício em ter um brasileiro ao comando da selecção de todos nós. A minha opinião mudou, de forma acentuada, quando comecei a ver os frutos do seu tão aclamado "Projecto". A selecção não é a mesma de há 3 anos... Hoje, temos um estilo de jogo próprio e consolidado, uma equipa sólida e que raramente sofre mexidas e, acima de tudo, temos um líder! Scolari é, verdadeiramente, um líder, uma voz de comando para todos os jogadores que se foram habituando a jogar uns com os outros devido às poucas mexidas nas convocatórias o que permitiu transformar a selecção, até então um grupo de jogadores, numa equipa, na sua verdadeira acepção da palavra, e penso que este foi o ponto mais importante do trabalho do actual seleccionador, na minha opinião.

É óbvio que os excelentes resultados obtidos por esta equipa despertaram o interesse de muitos clubes e selecções em Scolari, que, segundo ele, recusou várias propostas de clubes importantes, em prol da selecção nacional. A Federação de Futebol inglesa foi a que mais se destacou, sem dúvida, mantendo um "namoro" com "Felipão" há já muito tempo, que culminou com o envio de um responsável da selecção britânica a Portugal para negociar os termos de um futuro contracto com o seleccionador. Tal situação originou uma polémica nada saudável antes do Mundial, a que Gilberto Madaíl reagiu com toda a naturalidade, e louvo, desde já, a sua atitude perante esta situação. Tal facto levou Scolari a fazer umas declarações um pouco desagradáveis, a meu ver, referindo que era alvo de xenofobia e que não tinha de provar nada a ninguém só porque era brasileiro, estilo Mourinho quando chegou a Inglaterra, só que por muito bom que o seleccionador seja, Mourinho é somente José Mourinho! Por fim, quando já todos nós tínhamos noção que a saída de Scolari de Portugal era inevitável, este veio afirmar publicamente que não está interessado em treinar a equipa de Sua Majestade, piscando o olho a uma eventual renovação com a selecção das quinas.

Eu, pessoalmente, aprendi a gostar de Scolari. Gosto do estilo da nossa selecção e aprecio o trabalho do seleccionador, mas há dois pontos essenciais que me desagradam profundamente: A arrogância do "Sargentão" quando se refere à própria selecção e à Federação para que trabalha e a sua forte teimosia, principalmente nas convocatórias em que persiste em certos jogadores! Já disse que é positivo, uma vez que contribui para a formação de uma equipa e sua consolidação, mas casos como o do Costinha não são admissíveis, por muito bom jogador que seja!

Em suma e em jeito de conclusão, devo dizer que até hoje, não tenho razão de queixa do trabalho do seleccionador, mas que há alguns factores na sua conduta que têm de mudar... Ai isso há! Mas deixo aqui, também, uma nota de regozijo pela decisão que Scolari tomou e penso que foi um acto de respeito pela selecção que deve ser levado em conta.

PS1: Na altura em que escrevo este post, exactamente às duas da manhã, leio a notícia que Soares Franco teve uma vitória esmagadora, deixando para trás Abrantes Mendes e Guilherme Lemos. Nunca fui grande apoiante da sua facção, mas face à realidade do meu clube, devo assumir que a lista de Franco se destacava pela qualidade dos profissionais. Espero, brevemente, postar sobre o futuro do Sporting e o que esperar dos próximos tempos, mas esperemos pelo fim da época, porque nem tudo está decidido. Limito-me a felicitar Soares Franco e a desejar-lhe boa sorte porque o sucesso dele é o sucesso do Sporting!

PS2: Deixo aqui outra nota de regozijo pelas finais europeias... Na UEFA, teremos um Sevilha vs Middlesbrough, em Eindhoven, equipas que bem merecem a presença na final. Na Champions vou ter a alegria de ver o meu clube espanhol favorito contra o meu clube inglês favorito(a seguir ao nosso Chelsea, claro), Barcelona vs Arsenal, em Paris. Tenho grandes expectativas quanto a estes jogos.

9 Comments:

At 2:18 da manhã, Blogger André S. Machado said...

Nunca mais volto a escrever um post a esta hora... São erros atrás de erros por causa do sono e um gajo demora o dobro do tempo...
Bem, isto só para acrescentar que acho o belenenses um grande clube português e deviam ir mais jogadores do restelo à selecção! Tudo isto para evitar que os nossos leitores belenenses fiquem com uma má imagem do blog... Aqui todos nós gostamos do belenenses. Só temos anti-lampiões, anti-tripeiros e anti-lagartos. Até me custou escrever o último...

 
At 7:22 da tarde, Blogger Mitico said...

Ainda nao me esqueci... o benfica foi o tal clube que nem condolências, nem uma frase, nem um telefonema, enviou ao Inter da Boavista???????

Para quem não sabe o Inter da Boavista é um pequeno clube da região de braga, que ficou sem 4 atletas devido a um estúpido acidente de viação.

Vacas????
Solidariedade????

Direcção do benfica... ide para a put* que vos par**!!!!!!!!

Abraço a todos

www.tribunaldofutebol.blogspot.com

 
At 3:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Francisco, o seu blog está mesmo muito bom!
Gostaria de ter o seu link, mas no meu blog são as visitas que se linkam! Por isso e se for da sua vontade, vá até lá e clique no logotipo do "Páginas Amar-ela", o dos morangos, para fazer o registo e adicionar o seu blog!
Um abraço amigo,
Daniela Mann

 
At 6:11 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

A quem o dizes, Beckenbauer. No último post acerca dos Mundiais, o processo completo demorou 3 horas(pesquisa/cruzamento de dados/rescunho/texto/imagens), mais coisa menos coisa. E ainda estou a corrigir erros que não tinha visto após 3 ou 4 leituras...

 
At 12:33 da manhã, Blogger André . أندراوس البرجي said...

Se compararmos as "performances" nos Euro 2000 e Euro 2004 veremos que no Euro 2000 fizemos mais pontos, tivemos mais vitórias, menos derrotas, marcámos mais golos e sofremos menos. Caímos nas meias, no último minuto do prolongamento, frente à França campeã do mundo e futura campeã da Europa.

No Euro 2004, em casa, com o apoio histérico em todos os jogos, arrastámo-nos mediocremente, com 1 ou outro jogo menos mau, passámos a Inglaterra com uma vaca do tamanho do estádio da Luz, e caímos duas vezes perante a Grécia, que depois nem para o mundial se qualificou. É certo que eliminou a França e a Rep. Checa. Um bom treinador teria tirado daí as devidas ilações. Um bom treinador nunca perderia uma final em casa, num ambiente fantástico, perante uma equipa medíocre que se foi qualificando à base do anti-jogo e da sorte.

 
At 9:34 da manhã, Blogger Jota said...

Sinceramente, penso que o Scolari em Inglaterra seria um fiasco de todo o tamanho. Como é sabido, o homem, além dos aspectos técnico-tácticos, trabalha muito o factor psicológico. E para isso recorre à "Arte da Guerra", à Nossa Senhora do Caravaggio, às "músicas" de Roberto Leal e Quim Barreiros, etc. Em Portugal resulta porque gostamos de ser coitadinhos, somos muito religiosos e supersticiosos e somos adeptos da pimbalhada. Não estou a ver o Beckham, o Rooney ou o Lampard a levarem com aquilo e a reagir de outra forma que não seja com estupefacção ou com enorme vontade de rir.

 
At 9:54 da manhã, Blogger André S. Machado said...

Na minha modesta opinião, Scolari, independentemente das estatísticas, fez um bom trabalho na selecção, andré.
Kataklinsmann, penso o mesmo, pois as técnicas de motivação de "Felipão", passam muito pelo histerismo e pelo espectáculo, tipo Sá Pinto (Deus livre-nos que este venha a ter um cargo qualquer na selecção, mesmo roupeiro!).
Por fim, acho que o futuro de Scolari, que tem sido tema preferencial de discussão, passa muito pelos resultados da selecção no Mundial... É que os ciclos acabam, mesmo no futebol. Só temos a excepção Mourinho ;)

 
At 7:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu curto o scolari! nunca jogámos tão bem e nunca tivemos resultados iguais a estes!!! Vamos ao Mundial e é pa ganhar! Se não fazemos como os gajos do guimaraes e partimos os carros aos jogadores! Sempre por Portugal!
Força Briosa!!!!!

 
At 11:33 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Tem lá calma Mikael... Nem todos são adeptos nojentos e selvagens como esses! Não podemos descer a esse nível até porque o que é preciso neste momento é calma e confiança nas capaciadades da nossa selecção e da equipa técnica, bem como nos fantásticos adeptos que sempre acompanham a formação das quinas!

 

Enviar um comentário

<< Home