26 abril, 2006

O paradigma Belenenses

Quando faltam apenas duas jornadas para o final da Liga Betadine, dois clubes históricos do futebol português correm sérios riscos de descer de divisão. O Vitória de Guimarães dificilmente escapará a este destino, enquanto o Belenenses precisa de pelo menos mais uma vitória para assegurar a permanência. No entanto, estes são dois clubes com uma realidade social muito diferente.

O Vitória, mesmo tendo no seu palmarés apenas uma Supertaça conquistada no final dos anos 80, é indiscutivelmente o clube português, a seguir a Benfica, Sporting e FC Porto, que tem uma massa adepta mais apaixonada e mais presente, tanto em qualidade como em quantidade. Os vimaranenses enchem o seu estádio e, ao contrário do que acontece noutros locais (Setúbal, por exemplo), os vitorianos são vitorianos em 17 jogos por ano e não apenas em 16 (quando um dos grandes visita o Bonfim, por exemplo, há sempre transformistas, em termos de preferência clubística).

O Belenenses é um caso distinto. Até certa altura o clube do Restelo era membro dos então denominados “quatro grandes”. Antes de aparecer o campeonato nacional existia o Campeonato de Portugal e os azuis venceram três, tantos quantos o Benfica e apenas menos um que Sporting e Porto. Depois, nos primeiros anos de campeonato nacional, o Belenenses venceu um título e podia ter ganho mais um ou outro. Depois, aos poucos, a chama vencedora foi desaparecendo e as gerações mais recentes já só têm memória de uma Taça de Portugal no final dos anos 80, a terceira do clube. Pelo meio, nos últimos 25 anos, o Belenenses sofreu três descidas de divisão, as primeiras da sua história. Com tudo isto, o clube motiva cada vez menos paixão e o Restelo torna-se muitas vezes no maior estádio do mundo, tantos são os lugares vazios. Daí que eu pense que o Belenenses é um clube em vias de extinção, pelo menos enquanto membro permanente do futebol profissional.

Quando o futebol surgiu em Portugal, no final do século XIX, logo foram formados inúmeros clubes. Lisboa foi disso exemplo, como mostram os inúmeros clubes que irromperam na capital e arredores: além de Benfica e Sporting, Carcavelos, Lisbon Cricket, CIF, Cruz Negra, União Belenense, Ajudense, Gilman, Campo de Ourique, Império, Lisboa FC, Cruz Quebrada e, finalmente, em 1919, o CF “Os Belenenses”. Depois surgiram ainda outros, como os Unidos de Lisboa, a União de Lisboa, o Carcavelinhos (os dois últimos deram depois origem ao Atlético), Casa Pia, Oriental, etc.

Há cem anos (e até menos), Lisboa, mais do que uma cidade, era um conjunto de aldeias. Muitas pessoas passavam semanas e meses sem saírem dos seus bairros, onde viviam e trabalhavam. Os clubes de futebol acabavam por representar esses mesmos bairros junto da cidade de Lisboa. Com o passar das décadas, a cidade foi-se tornando maior (cresceu em área), mas também mais pequena (com a evolução dos transportes). Dessa forma, as pessoas começaram a ter cada vez maior mobilidade e facilidade de deslocação e a identificação com o seu bairro foi perdendo força. Isso ressentiu-se a nível futebolístico e as pessoas, naturalmente, foram-se identificando com os clubes vencedores, como o Benfica, o Sporting e, até certa altura, o Belenenses. Clubes como Atlético e Oriental foram perdendo massa adepta e desapareceram do mapa profissional português. Hoje um jogo na Tapadinha ou em Marvila tem menos gente que um treino de um clube grande.

A meu ver, o Belenenses vai pelo mesmo caminho. O Restelo tem das piores médias de espectadores da Liga. O que motiva alguém, hoje, a tornar-se adepto do Belenenses? Só consigo ver duas razões: ou alguém que queira seguir as tradições familiares, ou alguém que tenha um espírito rebelde e escolha propositadamente um clube que não um dos grandes.

Pegando no exemplo dos campeonatos mais importantes da Europa ocidental, confirmamos que a mesma situação se verifica noutros países. Tirando a magnífica excepção de Londres, nenhuma outra cidade consegue ter mais que dois clubes na divisão principal. Em Espanha temos Madrid, Barcelona e Sevilha com dois clubes. Em Itália, Milão e Roma. Em Inglaterra, além da já citada capital, temos Manchester, Liverpool e Birmingham. Em França e Alemanha nenhuma cidade tem mais que um clube no escalão maior. Tirando Londres, repito, apenas nos países de leste acontece uma maior variedade de clubes numa só cidade, principalmente nas capitais. Moscovo, Budapeste, Bucareste, Atenas, Istambul (não é capital, mas é a maior cidade turca) são os melhores exemplos. Mas Portugal, embora por vezes não parecendo, é um país ocidental e por isso prevejo que nas próximas décadas o histórico Belenenses passe por muitas dificuldades para se manter à tona do futebol português. Até porque parece interessar cada vez a menos gente.

37 Comments:

At 1:21 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Para além do que já disseste, penso que o futebol português não tem estrutura para manter duas ligas profissionais, ainda por cima quando a Liga de Honra de profissional não tem nada. Barreirense, Estoril, Ovarense, Marco, Maia(entre outros) passam por situações escandalosas no que diz respeito a um futebol profissionalizado. O Barrreirense vai mesmo renovar a sua equipa com jogadores amadores e apenas 2 ou 3 atletas profissionais.
Ir para a segunda divisão é quase sinónimo de extinção para os clubes mais fracos. Perdem muita visibilidade, receitas televisivas e adeptos no estádio. No Reino Unido, por exemplo, são frequentes as transmissões de jogos da Divion One e escalões inferiores. Assim, o choque de uma descida não é tão grande.

 
At 2:33 da tarde, Blogger Jota said...

O problema do povo português (e dos povos mediterrânicos em geral) é que não gosta de perder. Por isso em Portugal praticamente não há adeptos de clubes pequenos. Se alguém é adepto da Académica é quase certo e sabido que depois também torce por SLB, SCP ou FCP, para poder ter o gostinho da vitória. É por isso que eu acompanho com muito mais interesse o futebol alemão e o inglês do que o espanhol e o italiano, por exemplo. Porque na Alemanha há adeptos do Fortuna Düsseldorf, do Rot-Weiss Essen e do St. Pauli, que não estão preocupados com os resultados do Bayern, e em Inglaterra adeptos do Huddersfield, do Preston North End ou do Burnley, que não querem saber do Manchester United para nada. Por isso cada um desses países já teve mais de vinte campeões diferentes, enquanto nós tivemos cinco, dois deles sem repetição. É por estas e por outras que eu defendo uma Superliga europeia, porque acho que da forma que isto está nenhum clube português pode evoluir mais.

 
At 5:38 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Godi, obrigado pela participação e vou tentar responder aos teus argumentos.

No primeiro parágrafo acabas por me dar razão, em parte. Isto é, o Belenenses tem cada vez mais dificuldades em atrair adeptos. Porque os bairrismos vão desaparecendo e é normal que as pessoas se identifiquem mais com os que vencem mais vezes. E o Belenenses há 17 anos que não ganha nada, nem sequer à Europa consegue ir. E a preocupação com a descida não é deste ano, há dois ainda sofreram mais.

No segundo parágrafo acho que não tens razão. Em Leiria, por exemplo, quantos são adeptos da União? E em Aveiro do Beira-Mar? E em Barcelos do Gil Vicente? E quantas capitais de distrito não têm sequer um clube de jeito? Logo, penso que a fidelidade da cidade de Guimarães ao clube é um caso pouco normal em Portugal. Eu vivo em Setúbal, uma cidade de 100 mil habitantes, e apenas uns 5 mil, no máximo, costumam ir à bola.

Se dizes que ainda há muitos belenenses espalhados pelo país, tudo bem. Eu apenas conheço 4 ou 5 belenenses, e todos em Lisboa.

Por tudo isto, e como a tendência de adeptos do Belenenses, parece-me, não é para crescer, acho que o clube pode ter muitas dificuldades em aguentar-se no futebol profissional, no futuro. Até porque para o ano teremos menos quatro clubes nos campeonatos profissionais.

 
At 5:41 da tarde, Blogger José Cavra said...

Recordo com raiva essa famigerada final da taça.
foi o último jogo do mozer antes de sair para o Marselha.
Mozer e Ricardo eram os centrais...
com 1-1 o Juanito marcou um golão de livre.

 
At 5:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Está bem fundamentado o post, com boa investigação, pense que a rebeldia e a tradição familiar são os motivos de ser Belenenses, eu destacaria ainda a sorte ao amor e a tradição na formação de jovens pelo desporto, continuamos a ser o 4º grande em palmarés, nº de sócios (inclui muitos praticantes), e concordo que uma cidade importante como Braga ou Guimarães longe dos grandes centros (e grandes clubes) tenha maior propensão para atrair adeptos.
Mas tal como nos paises referidos onde há mais que 2 clubes por cidade, Portugal enquadra-se no mesmo tipo de padrão, pelo que apesar de prever dificuldades, há dezenas de clubes em piores situações que o Belenenses.

 
At 6:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pronto amigo, já vai conhecer mais um Belenenses, este por acaso nasceu no Porto e vive no Porto. Ainda agora em Paços de ferreira, estive com pessoas do porto,ermesinde, fundão, viseu, ovar, roménia.
Podia dizer que ao Belenenses não lhe dão um estádio novo, e muitas outras coisas. Mas não se esqueçam que o Belenenses está bem vivo!
Para finalizar, comparando o nº de sócios entre os mesmos clubes da cidade e a quantidade de adeptos que dizem ter, o Belenenses até não está nada mal.
Que dizer dos 19 anos de jejum do Porto, dos 15 o6 do sporting..e do Benfica já lá iam uns 12 anos sem nada....se não fosse uma imprensa, tv, a puxar sempre pelos mesmos, os outros clubes bem podiam ser bem mais fortes, mas o futebol é para quem sabe se mexer nos bastidores.
Abraço da cidade do Porto!

Viva o Belenenses!

 
At 6:42 da tarde, Blogger P-e-n-n-y said...

O Post ta bem fundamentado... mas não concordo com algumas coisas.

1º conheço vários vimaranenses e todos são de Guimarães. Faz parte de um dos ditritos mais jovens do país... senão o mais jovem... e é normal que os habitantes se identifiquem com o clube da cidade!

2º o Belenenses é o clube com o 4º melhor palmarés do futebol português e isso não deve ser esquecido! Ser-se do Belenenses, vivendo-se em Lisboa é dificil... com Benfica e Sporting aqui ao lado.

3º o Belenenses não é dos clubes com menor assistencia do campeonato português. Pode-se dizer, sim, que comparando o estatuto e historial do clube... em termos de proporção é na realidade muito pouco! Posso enumerar, Gil Vicente, U-Leiria, Rio Ave, Naval, Penafiel, Estrela da Amadora, Setubal, P. Ferreira... disse aqui 8 clubes com assitencias inferiores à do Belenenses... sendo que n acredito que o Nacional leve mais... mas do que n sei n falo...

O Estádio é sim grande demais para o público que assiste aos jogos...

O Belenenses não está a morrer... nem nunca morrerá!

Cumprimentos a todos

 
At 6:46 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Miguel, obrigado pela participação e parabéns pela sua condição de tripeiro/pastel. Teria sido mais confortável ser do clube azul aí da zona, por isso merece admiração.

Quanto ao estádio novo, que eu saiba ao Sporting também não lhe foi dado e essa é uma das razões do grande endividamento actual. Eu não sei se o Belenenses tem muitos ou poucos sócios, mas admito que tenha. No entanto, acenar com o número de sócios faz-me lembrar o Benfica com os seus 150 mil. A realidade associativa muda de país para país. O "meu" Eintracht Frankfurt tem apenas 7800 sócios, mas tem uma média de 40 mil espectadores nos jogos em casa. Sendo o meu post sobre futebol e não sobre o clube em si, é irrelevante o Belenenses ter 30 mil sócios (número inventado, não conheço a realidade) e normalmente nem 10% deles vão à bola. No Sporting, por exemplo, há detentores da Game Box que não são sócios. Quanto à imprensa dou-lhe toda a razão e neste blog já tenho muitas vezes criticado a sua actuação. No entanto, curiosamente e alegadamente, parece que os directores dos dois jornais desportivos lisboetas até são do Belenenses... A ser verdade, se eles têm este comportamento, como se pode exigir mais dos outros jornaleiros?

 
At 7:01 da tarde, Blogger Jota said...

Penny, o facto do Belenenses ser o 4º clube português em termos de palmarés é e tende para ser cada vez mais discutível. Senão vejamos:

Quando existia o Campeonato de Portugal, como referi no post, o Belenenses estava tu cá, tu lá com SLB, SCP e FCP. Três campeonatos para pastéis e lampiões, quatro para lagartos e tripeiros. Depois surgiu o Campeonato Nacional e o Belenenses venceu um em 46 e esteve perto de vencer outro em 55. Noutras épocas também andou lá por cima. Mas a partir dos anos 60 deu-se uma quebra, que culminou em três descidas de divisão, nos anos 80 e 90. No ranking nacional o Belenenses mantém o 4º, mas entretanto já foi igualado pelo Boavista em termos de títulos (um).

Na Taça o Belenenses tem três e já foi ultrapassado pelo Boavista (cinco) e igualado pelo Vitória de Setúbal.

Já nas provas europeias, segundo o ranking oficioso da UEFA, o Belenenses é apenas o 8º grande de Portugal, aparecendo apenas no 290º lugar geral. À frente estão Benfica (10º), FC Porto (12º), Sporting (25º), Boavista (82º), V. Setúbal (124º), V. Guimarães (173º) e Sp. Braga (250º).

Em resumo, todos os dados objectivos apontam para um declínio azul no futebol profissional. Será possível invertê-lo? A ver vamos.

 
At 7:03 da tarde, Blogger Luis Lacerda said...

Não querendo repetir o que Godi e Miguel Amaral já disseram, acrescentaria que moro no distrito de Setúbal e conheço mais belenenses que setubalenses. Por outro lado conheço belenenses em Santiago do Cacém, Estarreja, Ovar, Snata Maria da Feira, Porto Covo, Sines, Moncorvo, Mirandela, Porto..... e por aí adiante...
Isto só para lhe dizer que com excepção dos 3 estarolas o Belenenses será talvez o único Clube de expressão nacional ao qual se juntará a Académica numa expressão mais reduzida. Estimam-se em 200.000 os adeptos espalhados pelos 4 cantos do globo.
Quanto ao Belenenses acabar para o futebol profissional isso representaria que em Portugal as restantes equipas já estariam a competir no Inatel.
Compreendo a fundamentação do seu post mas falhou na assunpção das bases e do suporte do Clube.
Já agora convido-o a visitar este blogue http://cfbelenenses.blogspot.com/
que com uma média de 500 visitas diárias demonstra o quão vivo está o Clube de Futebol "Os Belenenses".
Saudações Azuis

 
At 7:20 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Luís, acredito que o Belenenses ainda pode ter um resquício de adeptos espalhados pelo país e pelo mundo. Mas será uma base sólida e com tendência para, se não aumentar, pelo menos para manter? O Belenenses hoje em dia tem uma coisa que não abona em favor da sua grandeza, que é o facto de quase toda a gente o achar um clube simpático. Quando um clube se torna simpático é porque não não assusta ninguém.

Quanto a achar que o Belenenses só desaparece depois dos outros irem para o Inatel, acho que é optimismo a mais. Eu que sou sportinguista cada vez tenho mais dúvidas sobre se o meu clube vai viver para sempre...

E quem diria há uns anos que o Wigan estaria na Premier League e o Nottingham Forest na III Divisão? Ou o Siena na Serie A e o Nápoles na C? Ou o Mainz na Bundesliga e o Fortuna Düsseldorf na III Liga? Nada é imortal neste mundo lixado.

 
At 7:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Dessa forma, as pessoas começaram a ter cada vez maior mobilidade e facilidade de deslocação e a identificação com o seu bairro foi perdendo força." Estas palavras só confirmam uma coisa... Há clubes que são mesmo regionais!!!

Venho aqui saudar todos os Belenenses. Espero que o clube continue em frente! Um clube com um estádio daqueles não pode acabar. Simplesmente, aquele estádio recebeu o melhor concerto de 2005 em Portugal... O saudoso 2 Julho!!!

 
At 8:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Jorge Kataklinsmann, não estará um pouco atrapalhado com o futuro do seu sporting e por isso está a se lembrar do Belenenses?

Pois fique sabendo que teoricamente, o sporting estaria em falência, o Belenenses dentro das suas limitações próprias e impostas por outros, tem um passivo,bem controlado. Ou seja com futuro o sporting...não sei.

Relativamente ao Sr vitor Serpa (Bola) e Alexandre Pais( record), eles dizem que são Belenenses, para não terem problemas, mas eles nestes anos t~em demonstrado que são tudo menos Belenenses!

Abraço amigo e visite :
http://cantoazulaosul.blogspot.com/

 
At 10:58 da tarde, Blogger Luis Lacerda said...

Caro Jorge,
a grandeza do Belenenses vê-se pela quantidade de comentários que este post suscitou mesmo não sendo o post do dia teve mais comentários que quase os outros todos em conjunto :)
Um abraço AZUL !!!

 
At 11:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para finalizar ao Sporting deixaram construir um novo estádio e pode construir onde foi o antigo.

Ao Belenenses não deixam fazer o mesmo, tudo tem entraves...pergunto porque se fez em alvalade o europeu??? Podiam ter reformulado o restelo, melhor enquadrado, hoje tinhamos um estadio novo e funcional, o Sporting tinha o antigo...

A descriminação é muita....isso é dificil combater, sem resultados no futebol, mal haja uma mudança tudo se altera, aliás, os clubes ditos enormes, t~em muitos adeptos, mas basta perderem umas seguidas...aquilo fica às moscas...na mesma proporção dos outros...tudo é relativo amigo Jorge!

Abraço e Viva o Belenenses, que vai encher o estádio este domingo, contra a académica! Mesmo que muita gente não goste. Talvez não d~e na tv, por isso ninguém sabe do que se passa por terras de Belém...Eu ainda me lembro dos 3 penalties gamados contra o Benfica.
Alguém se lembra? Quem foi o Arbitro?

Abraço amigo!

 
At 11:47 da tarde, Blogger Jota said...

Prezado Miguel Amaral, em primeiro lugar não pude deixar de reparar que das três vezes que escreveu Sporting o ter feito com letra pequena. Mas não é grave. Atrapalhado com o futuro do Sporting não é a palavra certa. Eu estou de consciência tranquila, tenho as quotas em dia, vou aos jogos quando posso e portanto não posso fazer mais pelo meu clube, nesta altura. Claro que tenho alguma preocupação e muitas críticas a fazer às direcções que têm passado por Alvalade. Desaparecer, desaparecer não acredito que aconteça. Mas admito que um dia destes aconteça uma solução tipo Fiorentina: o clube abre falência, fecha as portas e reabre como Sporting Futebol Clube ou coisa que o valha, começando na II ou III Divisão. 3 ou 4 anos depois reaparece na I Liga, assume o nome antigo, mas então limpo de dívidas. Tal qual a Fiorentina, que até tem menos adeptos que o Sporting.

O caso do Belenenses é diferente, pois é um caso típico de erosão ao longo dos anos. Não gosto de falar por falar e por isso utilizei os números, como puderam ler no post e nas respostas anteriores. Se acham que estou a ser apocalíptico, paciência, mas a minha ideia mantém-se. Se acham que o estatuto de 4º grande é eterno, mesmo sem títulos recentes, sem presenças europeias recentes e com algumas descidas de divisão pelo meio, também paciência. Não sou bruxo, apenas analisei dados e recordei situações passadas por outros ex-grandes, cá dentro e lá fora.

Abraço verde-branco-preto

 
At 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Naão reparei na letra pequena do Sporting, mas no ultimo post vi lá a letra maiuscula..mas não pense que sou mesquinho para escrever desse modo. A mim o que me interessa é o Belenenses e só o Belenenses. Entendo muita coisa que escreveu. A nível historico o Belenenses é sem dúvida o 4º grande e muitas vezes foi o 3º (15 a 16 vezes). Actualmente a nível de resultados, claro que não o é. Também quero que o Belenenses seja o 1º e não o 4º.
Abraço ao Sportinguista!

 
At 11:54 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Miguel, o Sporting fez um estádio novo porque tinha de o fazer. O estádio antigo podia ter um aspecto agradável, mas estava completamente desenquadrado do futebol actual. Como já li uma vez, os estádios estão a morrer, as arenas estão a nascer. As pistas de atletismo já não têm nada a ver com as realidades actuais. Se sente que foi discriminado, eu também senti isso em 1991, quando outros clubes, incluindo Benfica e Porto, viram os seus estádios modernizados para o Mundial de sub-20 e o Sporting ficou a chuchar no dedo. E depois ainda tinha de ler os jornalistas a criticar a falta de condições para a imprensa em Alvalade e a elogiar as da Luz e das Antas.

E eu também me lembro bem dos três penalties gamados contra o Benfica! Se não fosse isso teríamos o segundo lugar bem mais seguro!

 
At 12:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mundial de sub-20, também não vimos cheta....nem este ano vamos ver....aliás o Belenenses foi o primeiro clube a ter um campo relvado em Portugal, mas como sempre, era preciso construir lá umas habitações...até hoje...assim se destroi um clube, tirando-o do seu habitat. Depois o único terreno disponivel era uma pedreira que ninguém queria, mas o Belenenses fez lá o estádio.
Agora queríamos construir um novo...pois sim...o IPPAR não deixa....é uma peça de arte...
O que tem faltado ao Belenenses são dirigentes que honrem e dignifiquem o nome que representam.

Abraço e viva o Belenenses!

 
At 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Jorge,

O teu post está muito interessante do ponto de vista de argumentação. Só que como sabes se os pressupostos enunciados são errados e em termos sociológicos penso que é dificíl partires de alguns enunciados se não conheceres em profundidade muitas das variáveis, os resultados são falaciosos. Sobre o futuro do Belenenses penso que como todos os clubes portugueses vai depender da
adaptação e pró- actividade com que os seus dirigentes actuarem:
Nomeadamente a três níveis:1- Investimento, Gestão de activos ( Imobiliário, jogadores, criação de serviços)com politíca agressiva de Mkt.O Belenenses está a acaminho de poder com o Projecto Imobiliário aumentar receitas adquirir e valorizar activos e melhorar resultados, principalmente no futebol. Isto cativará os sócios e novos Belenenses. Esperamos líderes com ideias e talento.Mas o clube nunca foi só futebol e aí reside a diferença entre o Belenenses e outros clubes ( desculpa mas não o posso comparar) senão aos três grandes e atenção que exceptuando o FCP os outros dois têm vindo a declinar. Senão vejamos: Quantos títulos ganhou ou prevê ganhar o Benfica este ano? E em que modalidades? Pois é! E a regressão vertiginosa do Sporting em títulos nas várias moadlidades? ( Este ano salva-se honrosamente o Futsal!)Pois é!
Mas acima de tudo gostaria de referir que o Belenenses está representado em todo o Mundo. Eu nasci em Angola e sou do Belenenses e como eu muitos, vivi muitos anos fora de Portugal e sempre encontrei Belenenses. Quanto ao futuro deixe-me partilhhr consigo que estou muito mais optimista do que há 10 anos atrás!
1 Abraço de mais um Belenense.
José Leuman

 
At 11:14 da manhã, Blogger Jota said...

Caro José, como é óbvio o meu post não é nenhum estudo científico, senão tinha-o publicado em livro e tentava fazer algum dinheiro com ele :-) É apenas a minha leitura enquanto adepto interessado em várias vertentes do futebol e que acompanha o que se passa cá e lá fora. Por outro lado, eu referi que estava a falar de futebol profissional e não do clube em si. A mim, enquanto sportinguista adepto de futebol interessam-me aqueles onze gajos que pisam o relvado de verde-e-branco. Se quiser praticar natação escolho antes o Clube Naval Setubalense ou a Casa de Pessoal da Secil, que ficam ao pé de casa. Nesse âmbito não ponho em causa a sobrevivência do Belenenses. Enquanto clube capaz de se aguentar ao mais alto nível no futebol profissional já o faço. O amigo espera "líderes com ideias e talento" para o Belenenses voltar ao sucesso. Quem lhe garante que isso vai acontecer? O Sporting há 10 anos também parecia ter entrado no bom caminho e agora é o que se vê. Como eu já disse, desde aquele malfadado golo do Martins em 1955, que vos roubou o título, a tendência de 50 anos tem sido sempre a descer. Como espera que eu acredite que no futuro essa tendência se inverta?

 
At 12:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O chelsea foi campeão passado 50 anos....tudo muda amigo!

 
At 12:07 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Miguel, quando chega então o Abramovich ao Restelo? ;-)

 
At 1:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As afluências ao Estádio do Restelo são efectivamente baixas para um histórico, pois não vamos comparar o Belenenses com Gil Vicente, Paços de Ferreira, União de Leiria ou Rio Ave. Pois pa o belem menos de 5 mil é estádio vazio.

A razão das baixas afluências é, como é obvio, reflexo dos resultados desportivos do futebol dos ultimos anos, como aconteceria naturalmente com outro grande clube.

Não quer dizer que não hajam belenenses, por que os há, há e são muitos e em muitos sitios, não nos iludamos.

O Belenenses não está para acabar, nem se vao ver livres de nós nos tempos mais próximos,podemos incomodar, mas sempre incomodamos, ja estamos habituados.

As vezes leio a imprensa e parece-me que nem passados tantos anos sem glorias, sem competições europeias, sem taças, deixamos de ser atacados. Toda a gente fala do belenenses descer... mas nós tamos em 11º lugar, sinal de que não somos indiferentes, do Vitoria, da Académica pouco falam e estão mais abaixo que nós.

Estádios novos para clubes como o Beira-mar? Leiria? Po Algarve que é utilizado de ano a ano e é quando o Benfica precisa de alguns favores...? Académica? Mas nós como sempre somos os outsiders postos de parte e sempre prejudicados.

Contra tudo e contra todos sempre sobrevivemos, e vamos, por mais comixão que de a alguns, continuar aqui.

 
At 2:37 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Vasco, respondo a dois pontos:

Em primeiro lugar, devo dizer que, enquanto sportinguista, não me sinto minimamente incomodado pelo Belenenses. Depois de terem ficado em 3º e nós em 4º em 87/88 e nos terem eliminado da Taça em 88/89, nunca mais o Belenenses nos incomodou em termos competitivos. Boavista, Braga, Guimarães, Setúbal, etc, têm sido muito mais incomodativos para os grandes do que o Belenenses, nos últimos 15/20 anos.

Quanto ao estádio, como disse o Solteirão, a questão do Euro teve a ver com uma distribuição geográfica. Por exemplo na Alemanha também foi construído um estádio novo em Leipzig, cujo melhor clube está na IV Divisão. E em Dezembro estive nos novos e fantásticos estádios de Düsseldorf e Mönchengladbach e nenhum deles fará parte do Mundial, porque aquele estado já tem três estádios na prova (Colónia, Dortmund e Gelsenkirchen). Mas nem por isso se deixou de fazer esses estádios. Claro que estádios de 30 mil pessoas são um exagero para Aveiro, Coimbra, Leiria e Faro. Mas não o seriam também para o Belenenses? Porque não segue o clube o exemplo do Gil Vicente e constrói um estádio para umas 15 mil pessoas?

 
At 3:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não deixam construir, já lhe contei meu amigo.

Também não entendo a construção de dois estádios na 2ª circular, geograficamente falando...um estádio para o dois dava e sobrava.

Isso da geografia é deitar poira para os olhos, então assim esses clubes também não podem descer de divisão...enfim...

O Chelsea não contava com o Abramovic. Quando Chega ao Belenenses, nunca se sabe..o dia de amanhã.

Também com a dívida astronómica do Sporting, até quando os bancos, não apertam a corda....

O Belenenses está bem vivo..pode andar a dormir...mas os adeptos não...contem connosco..se não vos chateamos, (ainda no ano passado perderam no Restelo), é porque existem muitas forças de bloqueio. Se vocês se queixam..então imaginem os outros....

Viva o Belenenses!

 
At 6:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é distribuição geográfica... Dois em lisboa praticamente ao lado um do outro... outros 2 no Porto... se bem k um foi apenas renovado... outros 2 bem perto, braga e guimarães... e no alentejo não houve estádios... relamente como disse o Miguel isto da distribuição geográfica é mandar areia pos olhos.

Acho que um estádio de 20000 pessoas era idela para o Belenenses mas como nós somos sempre impedidos por qualquer razão, porque não temos o dinheiro para comprar camaras e institutos... como alguns que constroem centros de estagio em zonas protegidas

 
At 10:20 da tarde, Blogger Jota said...

O facto de os estádios de Benfica e Sporting serem perto um do outro é irrelevante. Chegou a falar-se num estádio municipal, mas não houve acordo e, como ambos os clubes precisavam de um estádio novo, cada um fez o seu. Se os maiores clubes lisboetas fossem Belenenses e Atlético teríamos um estádio novo no Restelo e outro em Alcântara.

Quanto ao facto de o Belenenses não poder construir um novo estádio, desconhecia. Pensava que o estádio e os terrenos eram do clube. Afinal são de quem?

 
At 11:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Estádio do Restelo está numa zona, em que o IPPAR não permite a construção de um novo estádio, porque a nova arquitectura vai chocar com o Mosteiro dos Jerónimos....

Se isto é assim, daqui as uns anos..não sei como vai ser..talvez seja o nosso coliseu de Roma....

Se não deixam construir então paguem paguem e bem a valorização que o estádio lhes dá!

Jorge não se esqueça da geografia...já vi que não é o seu forte...abraço azul!

 
At 11:16 da tarde, Blogger Jota said...

Se não permite a construção de um novo estádio, como foi lá construído o actual? Quanto aos Jerónimos, o que tem o cu a ver com as calças? Será que um novo estádio iria estragar as fotografias das excursões à porta do Mosteiro? Eu sei que por vezes há limitações na construção, por exemplo, na altura, mas sendo o novo estádio mais pequeno que o actual onde está o problema? Não serão as direcções um pouco totós a negociar com essas entidades?

Quanto à parte da Geografia, não percebo onde quer chegar. Quem me conhece sabe que Geografia é comigo. Onde falhei?

 
At 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ò homem o motivo de se ser um dos grandes é só 1. É pq é mais fácil.
Ninguém gosta de perder por isso é que os putos escolhem os clubes dos que ficam entre os 3 primeiros.

Estatisticamente pq já vi que se baseia em números.. Tem duvidas que só 2 a 3 % dos árbitros é que são de clubes diferentes dos 3 estarolas? e que esse é o grande motivo de ganharem sempre os mesmos?

 
At 1:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Jorge o actual foi construído há 50 anos com certeza não havia a mesma preocupação com o planeamento e agressão paisagistica como existe hoje.

No entanto, e não pense que estamos do lado do IPPAR, acho que um novo estádio para além de não estragar qualquer "fotografia" ainda seria uma mais valia para a zona do Restelo e Belém assim como para Lisboa no geral. Faço a mesma interrogação, não serão as direcções "totos" nas negociações??

Quanto á geografia, quer-me parecer que antes defendeu a questão da distribuição geográfica dos estádios o mais ampla possível e agora diz que é irrelevante a construção de 2 estádios em Lisboa a pouquissimos kms um do otro. Tal como no Porto. E o caso de Braga e Guimarães. Vem daí o nosso pressuposto de ser fraco a geografia, mas peço desculpa se entendi mal, tal como o Miguel.

 
At 1:44 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Vasco, como já referi, e até dei o exemplo algo semelhante da Alemanha, penso que a distribuição geográfica dos estádios do Euro foi das melhores possíveis. É óbvio que pode parecer injusto o Minho ter dois estádios e o Alentejo nenhum, mais era inevitável. O Minho tem dois dos maiores clubes portugueses, enquanto o Alentejo não tem quase tradição nenhuma no futebol de primeiro nível. Onde estão hoje Elvas, Campomaiorense e Lus. Évora? O mesmo se passa nos outros distritos do interior. Já Aveiro, Coimbra e Leiria têm tradição no futebol e mantêm equipas no futebol profissional. O caso do Algarve é outro, embora se compreenda: o distrito tem tradição no futebol, embora hoje em dia passe por uma crise enorme. E além disso fez sentido em termos turísticos, como é sabido. Nada disso invalida que hoje alguns desses estádios sejam autênticos elefantes brancos. Por isso, a minha crítica é que o Euro, se calhar, poderia muito bem ter sido realizado com 8 ou até 6 estádios.

Quanto aos estádios de Benfica e Sporting, já dei a minha opinião. Como os clubes não chegaram a acordo para um estádio municipal, cada um fez o seu (e recordo que pelo menos o Sporting faria um estádio novo, com ou sem Euro). Assim sendo ambos teriam de ser utilizados no Euro, pela simples razão de serem os maiores, juntamente com o do Dragão. Faz sentido, penso eu de que.

Por isso, como está a acontecer na Alemanha, em que muitos estádios novos estão a ser construídos, independentemente de serem utilizados ou não no Mundial, em Portugal é possível os clubes fazerem o mesmo. Se o IPPAR não deixa o Belenenses fazer o seu é outra questão. Mas ambos concordamos que com uma direcção menos totó talvez seja possível mudar a situação.

 
At 2:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Com certeza Jorge. Não falo por todos os Belenenses, mas aí estamos de acordo, com uma direcção a sério teríamos outras soluções.

 
At 11:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Chegamos a um ponto de acordo...nada mal. Obrigado Vasco, epla ajuda..era mesmo isso que me referia.

Abraço jorge e sempre que fale do Belenenses...lemre-se que existem aqui na net uns pasteis chatos como o carogo!

 
At 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

CARAGO!

 
At 11:25 da tarde, Blogger Jota said...

Caros Miguel, Vasco e restantes pastéis, é para lançar a discussão que nós cá estamos. Importante é manter um nível elevado e não entrar nas peixeiradas que se lêm a toda a hora na blogosfera. Abraço verde-branco-preto e voltem sempre.

 

Enviar um comentário

<< Home