26 abril, 2006

Gott sei Dank! *

A Rádio Renascença anunciou hoje que Ricardo Sá Pinto será suspenso por dois jogos, depois da expulsão frente à Naval. A confirmar-se, isto significa que o número 10 do Sporting não voltará a jogar futebol a nível oficial. Eis a notícia que eu esperava há cinco anos. E, convenhamos, será um final de carreira apropriado para um arruaceiro que durante as nove épocas que jogou no Sporting enganou muito bem grande parte da nação leonina.

Há uns meses, numa das minhas primeiras intervenções neste blog, dediquei um post a Sá Pinto e a tudo o que de mau ele representou no Sporting nos últimos anos, no meu entender. Infelizmente, o tempo decorrido entretanto só confirmou as minhas ideias. Paulo Bento teve a coragem de afastar Beto, outro pseudo-símbolo leonino, e foi visível como a consistência defensiva da equipa melhorou rapidamente. E palpita-me que o balneário também terá melhorado. O mesmo não aconteceu a Sá Pinto que, pelo contrário, ainda ganhou mais importância na equipa. E esse é um mistério que nunca conseguirei entender.

Sá Pinto, na edição desta época da Liga, jogou sempre como avançado ou número 10. Estes são os seus números. Alinhou em 27 jogos e marcou dois golos (!), ambos de penalty. Falhou outros dois penalties e ainda cometeu três na área sportinguista. Viu 13 cartões amarelos e 2 vermelhos, que lhe valeram quatro suspensões durante a época. Números que envergonham qualquer Gattuso ou Petit, não tenho dúvidas.

Ao todo Sá Pinto realizou 174 jogos pelo Sporting na Liga, nos quais marcou 34 golos, números claramente modestos para um jogador de ataque. Venceu o campeonato em 2001/02 (fez apenas 7 jogos e 1 golo e no pior período da equipa, no início da época; depois lesionou-se). Ganhou ainda a Taça em 1994/95 e 2001/02 e as Supertaças em 1994/95, 1999/00 e 2001/02. Apenas na primeira Supertaça teve papel de relevo, ao marcar dois golos na vitória sobre o FC Porto por 3-0, no desempate, em Paris.

Para muitos sportinguistas (diria bem mais de 90%) Sá Pinto representa a garra leonina. Onde? Na agressão a Artur Jorge? Na chantagem que fez antes de regressar em 2001, quando andou a dizer que era do Porto desde pequenino? No penalty que roubou a Liedson o ano passado? Nas inúmeras expulsões? O leão é o rei da selva não pela sua garra, pois até passa a maior parte do tempo a dormir, a comer e a copular. O leão é o rei da selva pela sua classe e imponência. Daí que os meus ídolos sejam homens como Balakov e Pedro Barbosa, que representam essas qualidades. Sá Pinto não passou de um enorme bluff.

* Deus seja louvado!, em alemão

13 Comments:

At 6:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo em pleno com o ultimo Paragrafo, ele que vá mas é para o Restelo, a custo zero.

 
At 7:34 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

O Sá Pinto podia ter repetido a façanha "arturjorgiana" com o fiscal de linha que o expulsou, visto que a sua carreira viu ali o fim. Jorge, não deites foguetes antes da festa: o homem pode voltar com a sua palavra atrás e renovar contrato, algo a que os dirigentes do Sporting estariam receptivos. É de admirar que um jogador tão limitado tecnicamente tenha arranjado espaço como nº10, talvez a posição com maior peso numa equipa. Ele daria um bom trinco, pois consegue destruir jogo(tanto o da formação adversária como o da sua própria equipa).

P.S.: Amigo Apre, obrigado pelo pub entre a malta do Restelo. A Malta da Tropa saúda-te com uma bjeca e um pires de caracóis.

 
At 8:35 da tarde, Blogger Diego Armés said...

Sim senhor, análise lúcida de um sportinguista (deduzo que o seja) sério e com capacidade para ver que o Sá Pinto representa tanto o espírito do Sporting tanto quanto os arruaceiros de algumas claques representam os adeptos de um clube. Não podia estar mais de acordo.

Julgo que mesmo que Sá Pinto só conseguiu alguma notoriedade FUTEBOLÍSTICA durante um curto período em formou - e muito bem, diga-se - dupla com João Vieira Pinto no ataque da selecção nacional. Tirando isso, temos uma mão cheia de mediocridade e arruaça.

 
At 10:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Reconheço-lhe alguma qualidade na primeira passagem pelo Sporting. Reconheço também que o seu trabalho na selecção (dentro do campo) não o deve envergonhar. Mas isso foi há muito tempo...
Jorge, já sabes que concordo com a tua opinião. Acho o Sá Pinto um flop. Um póster sem razão de ser.
Não percebo porque se constituiu símbolo do Sporting. Em tantos anos, deu muito pouco ao clube. Quantas grandes exibições? Seis? Sete? E, desde o regresso de Espanha, quantos bons jogos? Dez? Quinze? E golos decisivos?
O resto são cartões, birras e caretas. E as malditas lesões.

Sá Pinto terá sido o maior pecado de Paulo Bento. Um quase-mistério.

O que me chateia é que faltam duas jornadas para o final do campeonato e o Benfica tem duas novas baixas: Simão Sabrosa e Ricardo Sá Pinto.

 
At 3:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E esta do sindicato ponderar homenageá-lo? É de rir...

E tanta gente a dizer que deveria ter havido bom senso, que ele merecia terminar a carreira de outra forma, de uma forma que espelhasse o que ele foi... Eu acho que assim é que ele acaba a carreira resumindo o que sempre foi: um arruaceiro e um indisciplinado!

 
At 4:05 da tarde, Blogger Jota said...

Pois é, Rika, fim de carreira mais apropriado só mesmo se ele tivesse espetado dois sopapos no fiscal-de-linha. E pedir bom senso é uma ironia tremenda, pois nestes anos todos ninguém foi capaz de incutir algum bom senso naquele cérebro de amendoim. Por isso ele continuou sempre a cair nos mesmos erros e a fazer as mesmas cagadas. Com ou sem sangue real, ele não passa de um arruaceiro sem emenda.

 
At 6:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pessoal vamos todos apoiar a nossa selecção a chegar ao Mundial. Imaginem só os Tugas juntos num cordão humano até a Alemanha!
Este é o site que une Portugal à nossa Selecção. Vamos lá a dar as mãos!! Toca a inscrever em www.cordaohumano.com. Eu já lá estou, em grande! Convida o máximo de ppl que puderes para batermos este record.

FORÇA PORTUGAL!! QUEREMOS MAIS, MUITO MAIS!!!

 
At 10:09 da tarde, Blogger José Cavra said...

Nunca me pronunciei sobre Ricardo Sá Pinto.
Penso que ele sente o clube, é um jogador raçudo... contudo é igualmente um grande caceteiro e arruaceiro.
Nunca lhe perdoei a atitude que teve para com esse grande nome da tropa que é Artur Jorge de Melo Braga Teixeira (tb ele merecedor de 4 ou 5 posts). Demosntrou ser um puto mimado!
Quando á importância q Sá teve no SCP... sou obrigado a concordar com o Jorge.
O rapaz para mito... ídolo... fez bem pouco.

 
At 11:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Andre.

Até que emfim que este rafeiro parou de jogar...

Acabou como devia.

 
At 2:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Lembra-te da teoria: o homem representa a "nobreza" dona de terrenos por todo Portugal, daqueles que têm escrituras feitas em 1689 por barões, viscondes e duques. O homem deve ser dono dos terrenos do estádio JAXX e JAXXI. Ou seja, ele compra o lugar no 11 e no banco quando não tem pachorra para jogar! Depois é só fazer uma cara de sofrimento e correr em direcção das claques de atrasados mentais quando marca o golo da época.

 
At 2:28 da tarde, Blogger Jota said...

Eu já acredito em todas as teorias, mais ou menos conspirativas. Porque simplesmente não é normal alguém aguentar tanto tempo na sua profissão tendo um rendimento visivelmente abaixo de cão. Pensando melhor, nesta fotocópia mal tirada de país até é. Basta compararmos este caso ao Daquele Que Não Podemos Nomear, não é? Afinal é mesmo possível enganar tanta gente durante imenso tempo.

 
At 4:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Afinal o gajo quer continuar a jogar! Pena é que o treinador não conte com ele! lol Que grande final de carreira... É mesmo aquele que ele merece! Acabou com uma expulsão... Mas ainda conseguiu melhor! Soberbo!!!

 
At 4:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Afinal o gajo quer continuar a jogar! Pena é que o treinador não conte com ele! lol Que grande final de carreira... É mesmo aquele que ele merece! Acabou com uma expulsão... Mas ainda conseguiu melhor! Soberbo!!!

 

Enviar um comentário

<< Home