23 outubro, 2006

É preciso ganhar estofo...


Pela 3ª vez num espaço de duas épocas, o Sporting malbarata uma vantagem de um golo frente ao Porto. Se da 1ª vez o percalço ficou explicado com um azar de Polga e na 2ª com uma expulsão, não dando tempo à equipa para se adaptar a jogar com 10, o que aconteceu ontem não tem uma explicação tão simples.

-É impressionante a facilidade com que os portistas ganhavam espaços para cruzar. Demasiado receosos do drible de Quaresma, o defesa incumbido de marcar o "cigano" recuava sempre que o seu adversário avançava com a bola. Com ainda mais espaço para a finta, o extremo formado em Alvalade teve muitas vezes a possibilidade de despejar a bola para a área.

- Nani não é o mesmo desde o jogo com o Leiria e de uma semana em que foi considerado, por muitos, o melhor jogador da Liga. Ainda não o é e, se a fama lhe subir à cabeça, poderá nunca o vir a ser. Tentou brilhar sozinho na marcação de livres( se aquilo eram centros então não entendo o que é que eles fazem nos treinos...) e mostrou que, se não sabe jogar com o colectivo, não pode ser um 10 competente. Cruzou para o golo de Djaló, é certo, mas frente a um Porto de consumo interno pedia-se mais.

- Tendo em conta que os avançados leoninos são mais baixos que qualquer defesa da Liga, é impossível fazer um jogo mais directo para a área. Assim, em situações em que é necessário mais um golo para atingir os objectivos o Sporting tem de trabalhar mais, com o consequente desgaste para o meio-campo. Só me lembro de um caso, este ano, em que o jogo directo para o ponta-de-lança resultou em situações em que era necessário dar a volta ao jogo. Como se chamava o marcador do golo? Deivid, que dava um jeitão nesta altura. Alecsandro também conseguiu facturar frente ao Aves, após passe magistral de Moutinho, mas não numa situação de marcação cerrada da defesa.

- O sector mais recuado esteve mal no lance do golo. Os azuis e brancos tiveram a possibilidade de manter a bola naquela zona do terreno, Bruno Alves fez um balão sem ninguém sem problemas de maior e aí sim, Ricardo errou. Um guarda-redes de selecção tem de saber que não se pode afastar a bola com uma palmada para a frente. Ainda por cima era Postiga que lutava com um central sportinguista na zona onde o esférico iria cair. Tendo em conta que o ex-Tottenham nunca se conseguiu impor na frente de ataque, muito provavelmente a jogada teria morrido com um corte de um jogador leonino se Ricardo não tivesse saído dos postes. Minutos depois, ainda afectado com a sua acção, o Labreca hesitou novamente em sair para agarrar uma bola que Tonel protegia desde o meio-campo. Depois de falhar há que o admitir, para ser possível melhorar, e esquecer o lado negativo do que de mal foi feito.

- Moutinho é fantástico e esteve novamente bem, ontem. Porém, como frisou o Kataklinsmann, falta-lhe capacidade para aparecer no último terço do terreno, a finalizar, como fazem os grandes médios de classe Mundial(Lampard ou Deco, por exemplo).

- O meio-campo do Porto perdeu muito com Anderson:a sua acção ofensiva ficou muito limitada à ala onde aparecia Quaresma. Vale Lucho, que mesmo fora de forma é do melhor que há em Portugal.

- O Porto tem a pior defesa dos últimos anos. Sem o emblemático Jorge Costa( podem crer que fazia ali muita falta...), perde-se raça e concentração. Bruno Alves é uma nódoa: ainda ofereceu um golo ao inconsequente Liedson, graças a uma intervenção em que tirou a bola das mãos do exímio Helton. Pepe é o mais talentoso, ainda que com algumas falhas de posicionamente, como se viu no golo de Yannick. Cech e Fucile cumprem, mas não estão ao nível da Champions(pelo menos para quem quer chegar longe).

- Nota de destaque, para Yannick, que se pode tornar um caso sério quando aprender a soltar a bola no momento exacto. No Porto, Quaresma chegou para levar perigo à área de Ricardo sempre que a equipa queria. Já agora, não se entende como é que o principal candidato ao título tem em Postiga o seu principal avançado: numa série de jogos com equipas médias-baixas da Liga serve, mas assim não se ganham jogos a grandes equipas. E ainda digo eu que o Sporting tem ir buscar um finalizador em Janeiro.O muitas vezes injustiçado Rodrigo Tello(não foi ele que obrigou o clube a pagar 1 milhão contos pelo passe) tem feito o lugar de defesa-esquerdo como nunca. Tivesse o Sporting ganho ao Bayern e ao Porto e toda a gente o estava a elogiar neste momento.

Deixo uma palavra de esperança para o resto do campeonato e para a Champions. Talento, que é o mais difícil de encontrar, os miúdos têm. Falta estofo, que demora tempo a ganhar...

4 Comments:

At 3:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que o melhor que pode acontecer ao Sporting neste momento é perceber que há coisas a corrigir para atingir outros patamares de competitividade. Porque a questão é essa: para ganhar ao Estrela está bem, para ser de nível europeu falta qualquer coisa. Mas concordo que o talento existe. E o Tello, realmente, está em altas.

 
At 5:36 da tarde, Blogger Jota said...

Acho que o drama do Sporting é que, apesar de ter perdido contra o Bayern e empatado com o Porto, não há muita coisa que se possa apontar à equipa nos dois jogos. Ou seja, a equipa está a jogar nos seus limites. Por isso eu escrevi na posta anterior que o Sporting ainda está algo longe do topo. Podem dizer que o Sporting é uma equipa de futuro, mas isso só seria correcto se Nani, Moutinho, Yannick, etc, ficassem cá mais 4 ou 5 anos, pelo menos, e não creio que isso aconteça.

Quanto ao Ricardo, voltou a falhar num jogo importante. Para mim o Labreca é o melhor guarda-redes português (mas longe de categoria de Helton), mas tem muitos defeitos. E o maior deles todos é a sua absoluta falta de humildade, que o leva a não reconhecer os erros. Quem não reconhece os erros não os pode corrigir, como é óbvio. Por isso creio que ele não vai evoluir muito mais. Seria bom que fosse possível um golpe à Schmeichel e ir buscar o Kahn, por exemplo. Com sol, mar, golfe e latinas malucas, acho que ele ia ser feliz por cá.

 
At 10:27 da manhã, Blogger José Cavra said...

Os 3 grandes são equipas para consumo interno.
A minha previsão aponta para a passagem dos 3 á taça UEFA... o que já não é mau!
aí se tiverem sorte no sorteio um deles pode ir longe...
Qto ao jogo de Alvalade. O empate foi justo. A haver um vencedor teria que ser o SCP, mas a exibição não foi tão boa como Paulo Bento disse.

 
At 10:31 da manhã, Blogger José Cavra said...

Jorge, essa do Kahn está correcta!
Os grandes Gr mundiais que têm vindo para cá em fim de carreira têm feito grandes épocas.
Schmeichel foi nuclear na conquista do 1º título.
Preud Homme fez grandes jogos e não saiu com a sua classe em nd beliscado enqto esteve no SLB.
O timming é que não foi o + correcto pq o Glorioso estava em crise horrenda.
São líderes que transmitem confiança aos colegas...

 

Enviar um comentário

<< Home