09 outubro, 2006

E este Braga?

É dever de todo o adepto tuga de futebol dizer merci beaucoup ao Sporting de Braga.
Não é todos os dias que se elimina uma equipa italiana...e nós sabemos como a sorte tem sido madastra para as equipas nacionais sempre que têm que medir forças com os transalpinos.
O Chievo Verona pode não ser uma grande equipa, mas a Udinese também não o era!
Depois de 2 anos inglórios onde tombaram frente a Hearts e Estrela Vermelha, 2 adversários em nada superiores, os minhotos estão finalmente na fase de grupos da Taça UEFA.
O grupo é complicado, mas eu acredito.
Sendo o Sevilha de outro campeonato e o AZ Alkmaar uma equipa bastante experiente e habituada a estas andanças no passado recente, os bracarenses devem apostar todas as suas "fichas" quando receberem os checos(Sloven Liberec) e os suiços(Grashoppers).
6 pontos certamente serão suficientes para passar em 3º lugar.

A nível interno, o Sporting de Braga cimenta-se cada vez mais como a 4ª melhor equipa nacional. Uma das poucas equipas que não treme quando enfrenta o Futebol Clube do Porto. Há 3 épocas que os bracarenses não perdem com os azuis e brancos.
Será Carvalhal capaz de avançar para o próximo nível, fazendo do Braga o futuro campeão nacional?
Pessoalmente não acredito, mas há muito boa gente neste blog que considera o jovem técnico como um dos melhores nacionais.
O tempo dirá...

4 Comments:

At 6:52 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Aqui está a opinião de um senhor que eu por acaso não admiro nada. Chamou-me Kataklinsmann a atenção para o texto:

http://www.sportugal.pt/opiniao.php?opiniaoID=152

Não creio que o caso de Carvalhal seja igual ao de Couceiro, por exemplo. Carlos Carvalhal notabilizou-se por um percurso formidável no Leixões, depois de levar a equipa à final da Taça(onde deu água pela barba a Jardel, JVP e companhia) e de a qualificar, consequentemente, para a Taça Uefa. Lembro-me até de uma frase de PC após o clube de Matosinhos ter seguido em frente na sua primeira eliminatória, lançando farpas ao eterno rival: "o Leixões já fez mais pontos na Europa que o Benfica nos últimos anos". Depois do resultado positivo no clube do norte, subiu o Vitória de Setúbal. Abdicou então do projecto sadino na 1ª em troca do ambicioso plano do Belenenses e aí sim, teve o seu primeiro grande fracasso. Acredito no valor de Carvalhal e acho inclusivamente que foi muito prejudicado por ter aparecido na altura da vaga dos "novos Mourinhos", cujo expoente máximo é Luis "Campas", o homem que é amigo íntimo de José Mário Mourinho Félix sem que este o saiba.
Carvalhal pode não ser um sobredotado, mas penso que está acima da média.

 
At 6:53 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

José Mário dos Santos Félix Mourinho, perdão. Há que haver rigor quanto ao nome deste homem.

 
At 8:20 da tarde, Blogger Jota said...

Carvalhal, para mim, é daqueles treinadores que ainda tem margem de manobra para mostrar o que vale. Ao contrário de Luís Campos, José Peseiro e José Couceiro, por exemplo.

Falhanços teve dois, em 2000/01, quando não evitou a descida do Aves, ganhando apenas 2 dos 21 jogos em que comandou a equipa, e no ano passado no Belenenses, onde só fez 9 pontos em 8 jogos. Mas o que veio depois dele não fez melhor.

De Carvalhal guardo uma frase proferida depois do Estrela da Amadora-Aves de 2000/01: "Exibimos um futebol perfumado." O jogo terminou 0-0 e estou convencido de que se tivessem continuado a jogar até hoje, o marcador ainda estaria em branco. Foi talvez o pior jogo de I Liga que vi na minha vida.

 
At 8:13 da tarde, Blogger Mats Jagunço said...

Amigo Cavra, não sei se Carvalhal tem estofo para levar o Braguinha ao próximo patamar, até porque o futebol tem "razões" que a própria razão desconhece. Mas se o "Jaimão" conseguiu fazê-lo com o Boavista (ainda que com muita muita complacência dos senhores do apito), talvez Carvalhal também possa fazê-lo. Pessoalmente não acredito porque me parece que não estão tão fracos como outrora. Mas não tenho dúvida que é um treinador acima da média nacional e que foi incompreendido no Restelo. Como na altura os homens da nau belenense escolheram melhor, penso que não estarão arrependidos!!!

 

Enviar um comentário

<< Home