E este Braga?
É dever de todo o adepto tuga de futebol dizer merci beaucoup ao Sporting de Braga.
Não é todos os dias que se elimina uma equipa italiana...e nós sabemos como a sorte tem sido madastra para as equipas nacionais sempre que têm que medir forças com os transalpinos.
O Chievo Verona pode não ser uma grande equipa, mas a Udinese também não o era!
Depois de 2 anos inglórios onde tombaram frente a Hearts e Estrela Vermelha, 2 adversários em nada superiores, os minhotos estão finalmente na fase de grupos da Taça UEFA.
O grupo é complicado, mas eu acredito.
Sendo o Sevilha de outro campeonato e o AZ Alkmaar uma equipa bastante experiente e habituada a estas andanças no passado recente, os bracarenses devem apostar todas as suas "fichas" quando receberem os checos(Sloven Liberec) e os suiços(Grashoppers).
6 pontos certamente serão suficientes para passar em 3º lugar.
A nível interno, o Sporting de Braga cimenta-se cada vez mais como a 4ª melhor equipa nacional. Uma das poucas equipas que não treme quando enfrenta o Futebol Clube do Porto. Há 3 épocas que os bracarenses não perdem com os azuis e brancos.
Será Carvalhal capaz de avançar para o próximo nível, fazendo do Braga o futuro campeão nacional?
Pessoalmente não acredito, mas há muito boa gente neste blog que considera o jovem técnico como um dos melhores nacionais.
O tempo dirá...
4 Comments:
Aqui está a opinião de um senhor que eu por acaso não admiro nada. Chamou-me Kataklinsmann a atenção para o texto:
http://www.sportugal.pt/opiniao.php?opiniaoID=152
Não creio que o caso de Carvalhal seja igual ao de Couceiro, por exemplo. Carlos Carvalhal notabilizou-se por um percurso formidável no Leixões, depois de levar a equipa à final da Taça(onde deu água pela barba a Jardel, JVP e companhia) e de a qualificar, consequentemente, para a Taça Uefa. Lembro-me até de uma frase de PC após o clube de Matosinhos ter seguido em frente na sua primeira eliminatória, lançando farpas ao eterno rival: "o Leixões já fez mais pontos na Europa que o Benfica nos últimos anos". Depois do resultado positivo no clube do norte, subiu o Vitória de Setúbal. Abdicou então do projecto sadino na 1ª em troca do ambicioso plano do Belenenses e aí sim, teve o seu primeiro grande fracasso. Acredito no valor de Carvalhal e acho inclusivamente que foi muito prejudicado por ter aparecido na altura da vaga dos "novos Mourinhos", cujo expoente máximo é Luis "Campas", o homem que é amigo íntimo de José Mário Mourinho Félix sem que este o saiba.
Carvalhal pode não ser um sobredotado, mas penso que está acima da média.
José Mário dos Santos Félix Mourinho, perdão. Há que haver rigor quanto ao nome deste homem.
Carvalhal, para mim, é daqueles treinadores que ainda tem margem de manobra para mostrar o que vale. Ao contrário de Luís Campos, José Peseiro e José Couceiro, por exemplo.
Falhanços teve dois, em 2000/01, quando não evitou a descida do Aves, ganhando apenas 2 dos 21 jogos em que comandou a equipa, e no ano passado no Belenenses, onde só fez 9 pontos em 8 jogos. Mas o que veio depois dele não fez melhor.
De Carvalhal guardo uma frase proferida depois do Estrela da Amadora-Aves de 2000/01: "Exibimos um futebol perfumado." O jogo terminou 0-0 e estou convencido de que se tivessem continuado a jogar até hoje, o marcador ainda estaria em branco. Foi talvez o pior jogo de I Liga que vi na minha vida.
Amigo Cavra, não sei se Carvalhal tem estofo para levar o Braguinha ao próximo patamar, até porque o futebol tem "razões" que a própria razão desconhece. Mas se o "Jaimão" conseguiu fazê-lo com o Boavista (ainda que com muita muita complacência dos senhores do apito), talvez Carvalhal também possa fazê-lo. Pessoalmente não acredito porque me parece que não estão tão fracos como outrora. Mas não tenho dúvida que é um treinador acima da média nacional e que foi incompreendido no Restelo. Como na altura os homens da nau belenense escolheram melhor, penso que não estarão arrependidos!!!
Enviar um comentário
<< Home