04 outubro, 2006

O que vale realmente este Porto?

Sempre me habituei a ver o Dragão passar os obstáculos com maior ou menor dificuldade, pelo que de certa forma choca-me a atitude e, sobretudo, a inferioridae manifestada ante Arsenal de Londres e Sporting de Braga.
Demolidor face à grande maioria das equipas da Super Liga, o campeão nacional tomba quando o grau de dificuldade do adversário aumenta.
As 5 vitórias convincentes frente a Setúbal (Super Taça), União de Leiria, Estrela da Amadora, Naval 1º de Maio e Beira-Mar permitem concluir que se trata de uma equipa para consumo interno.
Talvez o principal candidato à conquista do título nacional, o nosso Porto apresenta lacunas irreversíveis a nível europeu, afigurando-se o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões uma tarefa hercúlea.
Analisando a equipa sector a sector, começamos por constatar que na Invicta mora o melhor guarda-redes a actuar em Portugal e um dos melhores mundiais.
Na direita da defesa, José Bosingwa é um grande jogador, sendo injusto nunca ter feito parte das escolhas de Scolari.
No miolo e à esquerda da defesa começam as grandes dificuldades dos azuis e brancos.
Cech, apesar de chegar para as exigências internas, é facilmente ultrapassável pelos virtuosos médios direitos da Liga dos Campeões. Ezequias é um jogador ao nível do seu companheiro de sector: não acrescenta nada quando joga, mas também não compromete.
Ao nível dos centrais, Pepe parece sentir-se mais à vontade no esquema de Co Adriaanse (3 defesas), enquanto Bruno Alves e Ricardo Costa não têm pura e simplesmente categoria para jogar no Futebol Clube do Porto. O nº2 é um caso gritante de paragem no tempo. Um azelha do caraças a quem Mourinho um dia preveu um futuro risonho. Urge o regresso do experiente e competente Pedro Emanuel.
João Paulo, o Patrick Vieira de Leiria, poderá igualmente ser um dos 2 centrais a usar por Jesualdo, se bem que o jogador parece render mais quando joga à frente da defesa.
No zona central do meio-campo, Paulo Assunção está longe do fulgor da época passada, perdendo claramente a corrida para Raúl Meireles, que se está a tornar um senhor jogador.
Lucho é igualmente uma sombra do fantástico médio de outrora, mas o argentino tem faro pelo golo, podendo fazer a diferença.
Nas alas, Quaresma é um talento nato que numa jogada de génio é capaz de decidir um jogo. Em Portugal, o "ciganito" (sem ofensa para a raça) é possivelmente o jogador que mais desiquilíbrios pode criar. Estranho o "embirro" de Scolari!!!!
Tarik e Alan são jogadores banais, a quem os adeptos não devem gostar de ver vestidos de azul e branco.
Por sua vez, Anderson e Vieirinha são 2 jovens talentos com uma margem de evolução incrível. 2 diamantes que podem valer títulos e render aos cofres da SAD muitos milhões de Euros. É preciso ter cuidado com estes 2 jogadores e sobretudo saber protegê-los, como Sir Alex Fergusson fez com o nosso Cristiano Ronaldo. Jorginho, o homem do golo em Alvalade, perde influência no meio-campo ofensivo. É mais um caso de um jogador exclusivamente para consumo interno.
Lisandro, que pode jogar na ala esquerda ou como homem mais avançado, é alguém com qualidade, sendo de estranhar o facto de não ser títular indiscutível.
Os pontas-de-lança são, neste momento, a par do defesa-esquerdo e do 2º central, o calcanhar de Aquiles do campeão nacional.
Sokota foi uma provocação ao Benfica que saiu bastante cara.
Bruno Moraes é um excelente jogador, daqueles que fazem a bola parecer mais redonda, mas tal como o Croata tem sido cliente assíduo do departamento médico.
Sobram Adriano e Postiga, 2 jogadores esforçados, mas que não passam disso. Falta a classe para ludibriar a forte oposição da Liga dos Campeões.
Com o regresso de Pedro Emanuel e a aquisição de um ponta-de-lança e um defesa-esquerdo de nível mundial, esta equipa do Porto pode fazer coisas bonitas. E, já agora, o que acham de Jesualdo? Será o timoneiro correcto para guiar a nau azul e branca?

5 Comments:

At 7:17 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

O fraco rendimento do Lucho é impressionante. Já nem parece o mesmo médio que era responsável máximo pela transição defesa-ataque dos dragões na época passada. A defesa é mesmo o sector com menos opções de qualidade. Já viram o que era o quarteto Ezequias, Alves, Costa e a incógnita Fucille(ou pior, Sonkaya, se não tivesse saído)?! O facto de falarmos do principal candidato ao título mostra o desnível que há entre os grandes e as verdadeiras potências europeias. Tenho cada vez mais a sensação de que fazemos parte de uma 2ª divisão europeia.

P.S.: Cavra man, perde mais 2 minutos da tua vida para acertares a pontuação! Senão eu tenho que tar aqui a pôr maiúsculas nos nomes dos países ou vírgulas nos sítios certos. Mas excelente análise, sem dúvida.

 
At 5:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hi, I was out blogging and found your site. It certainly got my attention and interest. I was looking for Travel Bed information and even though this isn't a perfect match I enjoyed your site. Thanks for the read!

 
At 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este FCP vale muito pouco. O macaco do ANDERSON, não vale 10% daquilo que dele dizem. Não passa dum macaco a quem a imprensa quer fazer parecer um gorila....

 
At 12:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Óóóóóó OCTAVIO cagado, então tas numa de investir em jardim zoológico ?!?!?!?!? Então investe no tal gorila!!!!!!!!!!!! Quantos golos já marcou???????? Quantos lances já falhou??????????????? Quanto achas que vale o passe dele??????????????? Tu que percebes de bola.......responde !!!!!!!!!!!!

 
At 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o porto é o melhor clube do mundo
tem jogadores mt mt mt bons
lisandro...lucho..e claro os grandes helton e quaresma

 

Enviar um comentário

<< Home