26 setembro, 2006

Ser Benfiquista

Até arrepia...

" É preciso sair do país para enxergar o prestigio e o tamanhão do Benfica em todo o mundo. Estive três anos em França, no Marselha, joguei num estádio fantástico, o Vélodrome, convivi com grande jogadores como Papin e Waddle, mas o Benfica estará sempre no meu pensamento. Os meus companheiros de equipa não percebiam muito o meu entusiasmo pelo clube, já que sabiam pouco do futebol português, embora reconhecendo o tremendo historial do Benfica.
Durante os primeiros tempos tive de aturar os comentários de Papin, logo desde o inicio, sempre que jogávamos em casa. Uns dias antes de cada jogo, o Papin chegava para mim e me dizia: "Mozer, vais ver o que é um estádio cheio e um ambiente terrível."
Terrível para os outros. Não sei se o se o Papin dizia isso para me intimidar, já que era novo no clube e não percebia muito daquela conversa. Mas para mim, sempre pensava: "Este cara precisava de jogar no Maracanã ou no estádio da Luz, cheios." Era o que eu pensava.
Até que, na Taça dos Campeões, nas meias-finais, o Benfica calhou no caminho do Marselha. Fiquei, ao início, desgostoso, porque ia defrontar o meu Benfica, o clube que os meus companheiros sabiam que eu adorava. Me lembro de Sauzée, o meu zagueiro do lado, me ter perguntado: "Você vai estar em condições de jogar contra o Benfica?"
Aí, senti que beliscavam o meu profissionalismo. Nos dois jogos joguei a duzentos por cento. Depois do primeiro jogo, em Marselha, uns dias antes de jogarmos na Luz, virei para o Papin e lhe perguntei: " Papin, você quer mesmo ver o que é um estádio cheio, com 120 mil a gritar todos para o mesmo lado?"
Engraçada a reacção do Papin: "Você, está querendo me meter medo, Mozer?"
Não estava não e por isso lhe disse para esperar para ver. E já agora, tremer. Pois bem, chegou o dia, chegámos no estádio da Luz e fomos logo indo para os balneários. Muitos risos, muita convicção de que íamos jogar a final da Copa dos Campeões. Lembro até que Tapie disse aos jornalistas franceses que lhe podiam chamar de Bernardette se o Marselha perdesse a eliminatória.
Antes de subirmos ao relvado, para o aquecimento, Papin ainda troçou de mim, dizendo que estava já "tremendo de medo". E ria-se bastante.
Os jogadores foram saindo do balneário e eu atrasei um pouco, porque estava colocando uma ligadura no tornozelo. Quando cheguei perto do túnel de acesso ao estádio, começo a ver os meus companheiros, compeletamente assustados e todos do lado de dentro, não querendo entrar.
Só depois percebi que, nessa altura, o Eusébio foi chamado ao relvado para receber uma homenagem e foi aí que o estádio quase vinha abaixo.
Logo no momento em que os meus companheiros do Marselha se preparavam para entrar.
Claro que voltaram atrás assustados e me perguntado: "O que era aquilo?".
Aquilo respondi eu, é o INFERNO DA LUZ.
Aí todos me começaram a me dizer para ser eu o primeiro a avançar, subi as escadas, entrei no relvado, não fui mal recebido e quando olhei para trás, estava sozinho.
Espreitando, à saida da escadaria, estavam alguns dos meus companheiros do Marselha, ainda com um olhar de medo e só nessa altura começaram a entrar.
No regresso às cabinas, perguntei a Papin: "Já sabes agora o que é um estádio cheio e um grande ambiente?"
A resposta, nunca mais a esqueci: "Mozer, nunca vi uma coisa destas. Tudo isto é incrível. Sempre tiveste razão, o Benfica é ENORME!"
Naquela noite, o Marselha perdeu, fiquei triste mas senti orgulho pelo Benfica. E já agora, naquele balneário, fui o único a ter uma vitória.
Foi uma vitória moral, sobre aqueles que não acreditavam na grandeza do Benfica."

José Carlos Mozer

28 Comments:

At 3:56 da tarde, Blogger Jota said...

Amigo Cavra, o texto do Nepomuceno começa logo com uma contradição. Atão o homem primeiro diz que é preciso ir para o estrangeiro para ter noção da grandeza do Benfica e depois admite que os seus colegas de equipa não tinham a menor noção disso? Eu já disse quinquilhões de vezes, das últimas vezes que fui ao estrangeiro e falo no futebol português, todos me vêm com o Porto, o Figo e o Ronaldo e não com o Benfica e o Eusébio. Mas vá lá dizer-se isso a um benfiquista sem se ser insultado e chamado de mentiroso.

Mas tenho de admitir que acho muita piada ao lado popular e até pimba do teu clube. Ainda há poucas horas, em Lisboa, um adepto encarnado tirava fotos em frente ao Elevador de Santa Justa completamente equipado, até as chuteiras eram de um encarnado quase fluorescente! Admito que só o teu clube leva os adeptos a fazerem aquela figura cheios de orgulho. No Sporting, por exemplo, nunca vi ninguém com mais de oito anos naqueles preparos.

 
At 7:35 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Eu também fico com medo quando entro na Luz porque com aquele ar de retrete inacabada não sei se aquilo não pode cair a qualquer momento.

 
At 10:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é o vosso estádio que tem a alcunha de WC?

 
At 10:29 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Citando um amigo, uma pessoa próxima do meu companheiro Gilberto...
É difícil de compreender que chamem WC ao nosso estádio quando a merda está a dois quilómetros de distância!
Esta tinha de ser!

 
At 1:33 da manhã, Blogger André . أندراوس البرجي said...

"Voçe"?! Bem, se fosse só uma vez ainda podia admitir que tivesse sido uma distracção (que no meu tempo dava direito a chumbo na 2ª classe), mas duas vezes mostra que não há aqui distracção nenhuma...

 
At 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"É difícil de compreender que chamem WC ao nosso estádio quando a merda está a dois quilómetros de distância!"

Para além das taças amizade o que é que ganharam mais nestes últimos anos desde que o WC está pronto? Até uma taça UEFA conseguiram perder no vosso próprio estádio depois de estarem a ganhar ao intervalo. Esta não lembra nem ao diabo!!! Razão pela qual me parece que afinal que a alcunha vos fica mto bem! Esses vossos constantes ataques ao SLB só mostra a vossa pequenez, e confirma que as vossas maiores (únicas) alegrias são os desaires do Benfica!

 
At 12:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Jorge,
O Benfica tem um lado pimba que, em momento algum, ousa recalcar.

Não me parece, contudo, que tal descomplexado folclore deva permitir a altivez de nos julgarmos, a nós benfiquistas, como detentores do monopólio da tontaria e da alienação.Longe disso.

Sobra muita coisa dessa por aí, o que, aliás, só prova a força de outras paixões clubísticas.

A propósito de alienações futeboleiras salta-me sempre à memória a imagem de um senhor de óculos escuros, vestido de padre, que arrastava um crucifixo do seu tamanho e pregava para um megafone palavras santas contra a arbitragem portuguesa. O episódio passou-se em Alvalade (pelos cabelos brancos do personagem diria que a peça já se mandava para os nove anos de idade ou mais) num lindo domingo em que milhares de sportinguistas se vestiram de luto em acato à bondade das palavras do erudito dr.Roquete. Amen.

 
At 1:04 da tarde, Blogger José Cavra said...

André, limitei-me a fazer copy past de um mail que recebi.
Daí não ter analisado o texto.

 
At 1:04 da tarde, Blogger José Cavra said...

André, limitei-me a fazer copy past de um mail que recebi.
Daí não ter analisado o texto.

 
At 6:31 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Amigo Anónimo...
Se fosse esse o caso andávamos contentes todo o ano!
Ainda bem que referiu a final da UEFA, até porque o Benfica nem a isso chegou...
Orgulho-me de poder dizer que sou objectivo, pelo menos no blog, mas não duvide que quando o meu clube é atacado, sei responder à letra...

 
At 6:32 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Amigo Anónimo...
Se fosse esse o caso andávamos contentes todo o ano!
Ainda bem que referiu a final da UEFA, até porque o Benfica nem a isso chegou...
Orgulho-me de poder dizer que sou objectivo, pelo menos no blog, mas não duvide que quando o meu clube é atacado, sei responder à letra...

 
At 7:33 da tarde, Blogger José Cavra said...

Tenho q defender o anónimo... não Gilberto que começou a dizer que o estádio da luz era uma casa de banho mal acabada?

 
At 7:51 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Sim Cavra, mas eu limitei-me a responder ao anónimo! Repara que só comentei depois do comentário desse sujeito (já que não tem conta no blogger, não o posso identificar). O que o Gilberto diz é ele que diz... Concordo com ele? Absolutamente! Mas o facto é que, pelo menos no blog, como já disse, gosto de manter uma certa imparcialidade e limito-me a responder às provocações! Afinal não sou nenhum Cristiano Ronaldo!

 
At 10:38 da tarde, Blogger José Cavra said...

Deixa ver se bem entendi.
Vocês podem atacar, ser atacados é que não.
Correcto?
Ok, está bem!
llllllloooooooollllllllllllll

 
At 11:03 da tarde, Blogger Jota said...

Malta, não me parece que falar de produções intestinais seja uma boa maneira de manter o nível do blog, que, penso, todos queremos elevado. Gosto muito de picar os meus rivais, mas dentro de um certo limite, até para permitir respostas condignas. Agora assim parecemos aqueles tipos barrigudos, de bigode e unhaca do dedo mindinho comprida a discutir numa tasca entre copos de três ou minis. Acho que nenhum de nós quer ser confundido com esses trambolhos que dão mau nome ao macho latino. Certo?

 
At 12:37 da manhã, Blogger André S. Machado said...

Concordo em pleno, caro Jorge.
O facto é que eu não provoquei esta situação, simplesmente respondi a uma provocação! Sim, não foi o tal anónimo que iniciou a "polémica", mas alimentando-a, atacando o meu clube é que não posso admitir. A discussão nem era comigo!

 
At 10:08 da manhã, Blogger Tiagojcs said...

Invejas e ciúmes . Um dia em que lagartos ou dragões tenham um estádio , um historial , um palmarés e uma grandeza semelhante à do Benfica , poderão opinar à vontade . Até lá vivam na sombra do Glorioso !

 
At 10:51 da manhã, Blogger Jota said...

Tiago, continuem com essas manias de grandeza que só vos fica bem.

Ainda sou do tempo em que o Benfica tinha um estádio que levava 120 mil, contra 90 mil do Porto (menos 30 mil) e 75 mil do Sporting (menos 45 mil). Hoje a Luz leva 65 mil, apenas mais 15 mil que os estádios do Porto e do Sporting. Ainda sou do tempo em que o Benfica tinha mais campeonatos ganhos que todos os outros juntos. Agora o Benfica tem 31 títulos e os outros juntos têm 41. Ainda sou do tempo em que o Benfica era o clube português com mais títulos internacionais. Hoje o Benfica tem 2 Taças dos Campeões, enquanto o Porto tem também 2, mais uma Taça UEFA, uma Supertaça e 2 Intercontinentais (6 títulos). O Sporting tem uma Taça das Taças, apenas menos um título que o Benfica, se virmos bem as coisas. E não me venham dizer que a Taça Latina é um título europeu, senão também o Torneio do Guadiana o pode ser considerado.

Como disse, continuem a achar-se os maiores que a malta agradece as gargalhadas provocadas.

 
At 1:13 da tarde, Blogger José Cavra said...

Atenção Jorge, a taça latina nao é um titulo europeu, mas.. foi uma competição que serviu de embrião ao título europeu.
Arrisco dizer q a taça Latina assume mais importância dq a taça uefa e a taça das taças.

 
At 2:33 da tarde, Blogger Jota said...

Pois, Cavra, e como os campeonatos regionais eram a prova de acesso aos nacionais se calhar eram mais importantes que a Taça, por exemplo. E regionais o Sporting ganhou 18 contra 10 do Benfica e 6 do Belenenses. Não confundas as coisas. A Taça Latina não era oficial e que eu saiba os países latinos também não constituiam nenhuma associação. Além disso faltava o representante romeno, logo a prova carecia de legitimidade. OK, era um título bonito, também não me importava que o Sporting o tivesse ganho, mas daí a considerá-lo um título europeu...

 
At 9:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=109052&tema=3

 
At 9:27 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Boa. Agora usar meia branca com raquetes desenhadas e sandálias, a principal caracterísitca do "benfiquistus", é sinónimo de excelência. Com franqueza, como diz o Markl no anúncio.

 
At 9:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As reacções a este artigo só confirmam uma coisa: os adeptos do sporting têm realmente um QI muito baixo.
Engraçado como começam a provocar e dps sentem-se ofendidos.
Vocês realmente são uma boa merda... não ofendendo o escremento.

 
At 10:35 da tarde, Blogger antonio boronha said...

foi o jogo da mão de vata?
o árbitro foi o marcel langenhove?
vi esse jogo ao lado do sousa cintra no camarote vip. um dia destes conto a 'estória' do antes, durante e depois.

 
At 9:33 da manhã, Blogger Tiagojcs said...

Grande Mozer ! O maior !

 
At 12:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

This web site really has all of the information and facts I wanted about this subject and didn't know who to ask.
My page - football news nfl

 
At 5:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very good blog! Do you have any hints for aspiring writers?
I'm planning to start my own blog soon but I'm a little
lost on everything. Would you advise starting with a free platform like Wordpress or go for a paid option?
There are so many options out there that I'm totally confused .. Any tips? Many thanks!
Also visit my web page :: perfumes

 
At 4:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

I think that is among the such a lot important info for me.
And i'm happy reading your article. However wanna statement on some common issues, The web site taste is great, the articles is actually great : D. Good job, cheers
My web blog ; pizza games for boys

 

Enviar um comentário

<< Home