26 setembro, 2006

Parabéns, Hélton

Relembro com saudade uma distante final do brasileirão, onde o Vasco da Gama defrontou o Corinthians. Apesar dos craques que actuavam nos 2 conjuntos (Liedson, Vampeta, Marcelinho Carioca, Romário,...) fiquei admirado com a classe dos 2 guarda-redes. Dida no lado do Timão, Helton nos vascaínos.
Os 2 jovens levaram os jogo para os penaltys, acabando a sorte, salvo erro, por sorrir aos paulistas.
Dida transferiu-se para o AC Milan, onde apesar dos problemas iniciais motivados por uma passaporte falso, acabou por agarrar com naturalidade a titularidade na baliza dos rossoneri.
Não era normal um colosso do futebol europeu apostar num guarda-redes brasileiro, pelo que Dida poderá ser considerado um pioneiro numa nova realidade.
Hélton por sua vez permaneceu no Vasco, sendo apresentado anos mais tarde pela mão de João Bartolomeu na União de Leiria.
Confesso que fiquei chocado! Com todo o respeito que a União de Leiria merece, sempre esperei que Helton seguisse os passos do seu compatriota.
Facilmente o novo guardião do Lis relegou o experiente Costinha para o banco de suplentes, começando a pouco e pouco a despertar o interesse dos 3 grandes. O nosso Porto ganhou a corrida e contratou o guarda-redes para a época 2005-06.
O impacto fez-se sentir logo na pré-época, onde Co-Adrianse questionou a titularidade do até então intocável Vitor Baía.O técnico holandês acabou por tomar a decisão mais sensata, começando por dar a titularidade a Baía, protegendo de certa forma Helton. Poderia ser prejudicial para o brasileiro entrar logo na equipa. Moretto que o diga! Uma valente frangalhada na Amadora, na 1ª jornada de 2ª volta, abriu finalmente as portas da titularidade.
Seguiram-se excelentes exibições, só interrompidas por uma famigerada lesão contraída antes da visita à Luz. Baía voltou a comprometer, deixando claro que havia perdido a luta pela baliza dos dragões. Talvez o amigo leitor não tenha conhecimento, mas de dragão ao peito, somente por 1 vez, Helton foi buscar a bola ao fundo da baliza. Foi na 1ª jornada da presente época e a honra ficou a cargo de Sougou.Com naturalidade surgiu a 1ª convocatória para o escrete.
Com Dida, Júlio César, Gomes e Rogério Ceni, a proeza não deixa de ser notável.
O Brasil é neste momento o país com o melhor leque de guarda-redes e Hélton está entre eles.
Parabéns.

6 Comments:

At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só umas pequenas dúvidas... Jornada 21, 1-1 com o Braga. Quem estava na baliza? Helton ou Baía? Depois com o Guimarães na 33 e com o Boavista na 34 o Porto tb sofreu um golo em cada jogo. No último jogo penso que já seria o Baía, mas com o Vitória não. Se pudesse confirmar agradecia! Para a taça foi sempre o Baía a defender ou o Porto não sofreu golos? Penso que com a naval foi Helton a defender, jogo que o FCP ganhou por 2-1!

 
At 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Penso que o Sr. Crava se estava a referir ao facto de o Helton não ter sofrido antes de bola corrida. Isso sim, é verdade!

 
At 7:42 da tarde, Blogger José Cavra said...

Anónimo peço desculpa... és capaz de ter razão.
Contra a naval so se foi para a taça.
sei q em casa ficou 1-0.

 
At 7:46 da tarde, Blogger José Cavra said...

Sinto-me um William Gallas!
Isto de ser um portista adaptado é lixado.
Precisamos de um portista urgentemente.

 
At 9:24 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Um guarda-redes ao nível de Dida, Buffon, Schmeichel, Preud´Homme, Cech ou Marco Tábuas. Fantástico.

 
At 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Parece-me que o HELTON estará ao nivel dum MARCO tabuas. Fica-lhe bem a baliza do FCP..............

 

Enviar um comentário

<< Home