16 setembro, 2006

Justiça seja feita a Rui Duarte... e Gravesen

Depois de termos enaltecido as (in)capacidades de Geraldo e William, jamais pensámos que as suas performances pudessem ser igualadas, quiça suplantadas.
O nosso Porto dominava, contudo sentia dificuldades em furar a muralha defensiva do Estrela da Amadora. Umas vezes por mera infelicidade, outras por falta de esclarecimento dos avançados azuis e brancos, a bola teimava em não beijar as redes à guarda de Paulo Lopes.
Na 2ª parte Daúto Faquirá (adoramos pronunciar este nome) teve uma decisão da qual se irá arrepender para o resto da vida. O jovem treinador ex- Barreirense e Estoril cometou a ousadia de lançar na partida o abnegado Rui Duarte. Subia ao relvado da catedral, o lateral que um dia foi acusado de ter facilitado deliberadamente a vitória ao Benfica naquele "celebrérrimo" jogo contra o Estoril no estádio do Algarve. Para quem não se recorda, suspeitou-se que o Benfica "subornou" Rui Duarte, tendo o jogador retribuido o favor tentando partir as 2 tíbias a Theodorus Fyssas com um tackle digno de fazer corar Armando "Petit" Teixeira (que também se encontrava em campo). Aos 30 minutos já os canarinhos jogavam com 10.
Depois de termos assistido ao jogo de Domingo, passado somos obrigados a concordar com todas as polémicas levantadas na altura por tripeiros e lagartos.
É verdade, Rui Duarte é um vendido, pior: é um reincidente.
O recuperado Hélder Postiga havia-se escapado pela ala direita. Num momento de ruptura e paragem cerebral, o afilhado de Scolari tenta servir Adriano com um centro rasteiro e fraco. Era mais um ataque do nosso Porto que esbarrava na muralha defensiva do Estrela... mas eis que Rui Duarte com gesto técnico de muita nomeada faz a bola passar fora do alcance do guardião amadorense, abrindo o activo.
Um golo de antologia, à ponta de lança... mas na baliza errada.
Rui Duarte: "Sinto que traí a confiança dos adeptos e dos meus companheiros".
Em nome da Malta da Tropa consolo o atleta dizendo: "Deixa lá Rui, levaste-me às lágrimas. És um cepo, um calhau com 2 olhos, mas tens piada".

Quanto a Gravesen, pouco há a dizer que já não tenha sido dito. O antigo galáctico, agora com a camisola do Celtic de Glasgow, foi estrela no teatro dos sonhos de Old Trafford. Aqueles "tijolos" cruéis originaram 2 passes falhados a meio campo que resultaram em igual número de golos para os comandados de Sir Alex Fergusson. Se juntarmos a grande penalidade adulterada por Ryan Giggs, podemos com clareza afirmar que os escoceses teriam vencido a partida.
Sonho com um castigo ou uma pequena lesão de Petit, de modo a ser possível ao Mundo assistir ao choque de titãs Beto contra Gravesen. Um cenário de sonho em plena Liga dos Campeões.

2 Comments:

At 4:28 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Uma equipa com Beto e Gravesen a darem cobertura a Hugo e Ricardo Costa seria um colosso de nível mundial. Talvez ao nível do Milan de Arrigo Sachi, do Barça de Cruyff e do Chelsea de Mourinho.

 
At 4:41 da tarde, Blogger Rika said...

Só equiparável a um Michael Thomas e Fernando Aguiar a darem cobertura a Bermudez e Paulo Madeira...

 

Enviar um comentário

<< Home