02 setembro, 2006

A Caminho do Euro...

Na próxima quarta-feira a Selecção Nacional joga o primeiro jogo da fase de qualificação para o Campeonato Europeu de Futebol de 2008, a realizar na Áustria e Suíça a partir de 7 de Junho de 2008. Entramos nesta fase de qualificação como vice-campeões europeus e como a 4ª melhor equipa nacional do Mundo, teoricamente. Acho, então, oportuno fazer uma pequena análise à actual situação da Selecção Nacional e ao seu futuro...

Fase de Qualificação - Adversários
A Equipa das Quinas defrontará neste Grupo A de Qualificação as equipas da Finlândia, Sérvia, Bélgica, Cazaquistão, Arménia, Azerbeijão e Polónia. A Bélgica será, talvez, o adversário mais forte, mas mesmo assim está mais do que ao nosso alcance. A Finlândia, o Cazaquistão, a Arménia e o Azerbeijão são selecções muitos patamares abaixo da nossa, mas as surpresas acontecem de tempos a tempos. A Sérvia tem alguns jogadores de qualidade, mas depois de uma decepcionante carreira no Campeonato do Mundo a equipa está fragilizada. Penso que a nossa Selecção pode fazer uma grande fase de qualificação pois a nossa equipa é, em tudo, superior a qualquer um destes adversários.

Federação/Equipa Técnica
A Federação está, neste momento, um pouco fragilizada, devido a todos os acontecimentos que são do conhecimento de todos nós. Porém, penso que nesta fase não deve haver eleições para os corpos sociais da FPF até, pelo menos, ao final do Campeonato da Europa de 2008, isto é, até finais de 2008. A estabilidade é um bem fundamental para a realização de um projecto ambicioso como é o actual projecto da Federação e da Equipa Técnica liderada por Felipão. Gilberto Madaíl já goza de um certo prestígio na UEFA e mesmo na FIFA e penso que isso é saudável e benéfico para a grande entidade do futebol nacional.

Sobre a Equipa Ténica não há muito a dizer. Sempre fui um defensor de Luiz Felipe Scolari e acho que a continuação dele no cargo de seleccionador nacional é motivo de alegria. A restante equipa é sólida e penso que está a funcionar bem. Prova disso são os excelentes resultados que a selecção tem tido nos últimos anos, desde 2003. O contrato de Scolari e de muitos membros desta equipa termina em 2008, depois do Europeu, mas só aí será possível fazer uma avaliação global do trabalho de Felipão que, até agora, só tem tido pontos positivos, na minha opinião e sei que muitos discordarão comigo, mas já é normal neste país cuspir na mão que nos ajuda. Enfim...

A Equipa... Continuação e Renovação
A Selecção está a passar, definitivamente, por um período de renovação e muitos novos jogadores estão a entrar. Muitos são os que dizem que a geração de ouro acabou e que agora estamos condenados ao insucesso. Eu discordo veemente de tais afirmações. É um facto que vai ser muito complicado encontrar um substituto para Figo, Rui Costa ou Pauleta, mas penso que, nesta altura, temos mais que boas opções. Considero importante a manutenção de certos jogadores chave na "família" de Scolari, como Maniche, Ricardo e Costinha, mas a renovação é inevitável e temos jovens grandes jogadores que podem vir a ser autênticas estrelas mundiais, senão vejamos nomes como Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma (estes dois já reconhecidos internacionalmente), João Moutinho, Nani, Hugo Almeida, Carlos Martins, Manuel Fernandes... Temos bons jogadores que podem vir a continuar a chamada geração de ouro e, quem sabe, ultrapassar os elementos dessa vaga de talento trazendo para Portugal um troféu à tanto desejado... O Europeu!

Os Jovens
A qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de Sub-21, que se realizará em 2007, na Holanda, assume um formato diferente do habitual, pois a competição irá ser disputada em anos ímpares, de forma a intercalar com as grande competições que envolvem as selecções principais de cada país (campeonatos do Mundo e da Europa).
Assim, a Equipa das Quinas, neste ano de transição, irá disputar apenas dois encontros na fase de grupos: diante da Letónia (em Riga) e da Polónia (em Pedroso, Vila Nova Gaia).
Posteriormente, o vencedor do grupo avança para os play-offs que se disputarão em Outubro (7 ou 8 e 10 ou 11).
Esta selecção tem qualidade, mas penso que é nesta altura que se deve apostar mais nestes jogadores, pois são eles que garantem o futuro da nossa selecção A! José Couceiro é o responsável por todos os escalões mais jovens e sobre ele recai essa grande responsabilidade, mas penso que os clubes também devem seguir o caminho da aposta na juventude, como o Sporting fez e muito bem. Temos de garantir o futuro e estes jovens são o futuro!

Para lá de 2008
Partindo do princípio que Scolari não se manterá no comando da selecção para lá de 2008, o que eu acho inevitável, penso que nessa altura será oportuno fazer uma reestruturação profunda. Bem sei que ainda faltam dois anos, mas penso que no futebol as coisas têm de começar a ser pensadas com alguma antecedência. Penso que depois do Euro 08 a escolha de uma nova equipa técnica será uma prioridade importante e todo o falado organograma deve ser revisto e repensado. Em relação à federação logo se verá... O futuro a Deus pertence e só daqui a um par de anos saberemos como é que as coisas se vão passar! A ver vamos... Estou confiante!

PS: Amanhã começam os Mundiais de Atletismo para Cidadãos Portadores de Deficiência. Portugal enviou uma delegação de luxo e só me resta desejar, penso que em nome de todos os membros e leitores do Malta da Tropa, boa sorte aos nossos atletas que tanto orgulho nos dão sempre que participam em provas deste tipo! Boa Sorte!!!

12 Comments:

At 4:29 da manhã, Blogger JN said...

Discordo em dois pontos
1º - Como disseste supresas acontecem e por isso não acho que se deve subestimar a filandia, polonia e sérvia. No caso da filandia lembro-me de dois jogadores: Sami Hyppia e Vayrynen. A polonia e a sérvia acho que tem potencial. A bélgica, não sei como é que aquilo anda por lá ...

2º - Não é nada dificil encontrar um substituto para o pauleta. Até um queijo conseguia marcar mais golos a numa fase final.
Nunca o vou perdoar por ter retirado o titulo de maior numero de golos ao serviço da selecção ao rei eusébio.

 
At 12:58 da tarde, Blogger José Cavra said...

Concordo com o JN.
A finlandia em tempos brindou-nos com 4-1 num jogo de preparação para o mundial de 2002 realizado no Bessa.
Nem a Dona Fernanda nos valeu.

 
At 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vamos ter muitas saudades do Pauleta...

Discordo da ideia da importância do Costinha - a bem do futebol português, espero que lhe aconteça o mesmo que ao Jorge Andrade, mas nas duas pernas (e de forma sucessiva...).
Jorge Andrade, volta depressa!!!

 
At 10:16 da tarde, Blogger André S. Machado said...

JN, ainda bem que discordas! Afinal é para isso que este blog serve: para discutir os assuntos mais importantes do futebol actual!
Mas deixa-me acrescentar uma ou outra coisa...
Eu não quis, de forma alguma menosprezar as selecções adversárias de Portugal. Simplesmente, acho que a nossa equipa tem um potencial e um nível muito superior ao de qualquer uma dessas mesmas selecções, mas não duvido que serão jogos complicados em que os jogadores têm de se manter concentrados e atentos.
Também não sou o maior fã do Pauleta mas o homem merece o nosso respeito, nem que seja só(?) por ser o melhor marcador da história da selecção. Bem sei que a grande maioria dos golos foram contra selecções de nível muito baixo, mas não lhe tira assim tanto crédito. Continuo a acreditar que Eusébio foi o melhor marcador de sempre, até porque fez muitos menos jogos e jogou contra selecções fortíssimas na altura.

Ao senhor anónimo... Costinha é o capitão! Sei muito bem que não é um jogador de topo, longe disso, mas no esquema de Scolari aparece como uma opção válida e o estatuto que tem dentro do grupo que Felipão criou é muito respeitado pelos mais jovens. Penso que Costinha tem um papel importante a desempenhar na integração da nova vaga de jogadores... A ver vamos no que isto vai dar. Eu acredito!

 
At 2:36 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Ricardo;Paulo Ferreira;Caneira; Ricardo Carvalho, Ricardo Rocha; Costinha; Tiago;Deco; Nani; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida.

 
At 4:25 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

2ª Divisão europeia precisa-se. Jogos como um Liechenstein - França, um San Marino - Espanha ou um Chipre - Portugal são meras perdas de tempo. Em 20 jogos de vez em quando lá se vê um mija na escada bater o pé a um gigante. Porque não grupos de qualificação mais competitivos para bem do futebol?

 
At 5:30 da tarde, Blogger Jota said...

Pois é, Gilberto, essa é uma ideia que eu defendo há algum tempo. No sábado lá ganhei coragem para ver o Geórgia-França e aquilo foi um suplício. Se a UEFA já acabou com os confrontos entre Davides e Goliases a nível de clubes, com a introdução das pré-eliminatórias, porque não fazer o mesmo nas selecções? Eu compreendo que seja importante para esses pequenos países jogar contra os tubarões, mas para isso podiam marcar uns particulares de vez em quando.

Portugal vai fazer 14 jogos de apuramento para o Euro 2008 e pelo menos metade deles não tem qualquer interesse competitivo. E quem se lixa, como sempre, são os clubes, que vêem os jogadores ausentarem-se com demasiada frequência, correndo o risco de lesões. Algo vai ter mudar.

A única maçada se isso acontecer é que vamos ter o Pauleta como melhor marcador da equipa de todos nós das quinas para toda a eternidade.

 
At 12:08 da manhã, Blogger André S. Machado said...

Gilberto...
Ricardo; Miguel; Caneira; Carvalho; Meira; Tiago; Moutinho; Deco; Nani; Ronaldo; Maria Amélia.

Em relação à 2ª Liga Europeia: Estou inteiramente de acordo! Seriam jogos de muito maior interesse e suscitavam muito mais emoção. Porém corríamos o risco de algumas boas selecções ficarem pela fase de qualificação e não poderem demonstrar a sua qualidade numa fase final...

 
At 11:12 da manhã, Blogger José Cavra said...

Amigos, a selecção pos mundial será:
Ricardo, Miguel, Andrade, Carvalho e Nuno Valente.
Costinha, Maniche e Deco.
Ronaldo, Simão e Nuno Gomes.
Vamos ser pragmáticos!

 
At 11:13 da manhã, Blogger José Cavra said...

Qto ao termo "Maria Amélia" se continuarem a chamar o Nuno Gomes de Maria Amélia... serei obrigado a apelidar o Liedson de "passa fome".

 
At 12:03 da tarde, Blogger Jota said...

Também não concordo com Maria Amélia, gosto muito mais de Maria Alice. Não percebo como podes ficar ofendido, Cavra, quando é o próprio gajo que não quer ser conhecido pelo nome próprio, Nuno Ribeiro, mas sim por um apelido que nada tem a ver com ele. Se ele se rebaptizou, nós também podemos fazê-lo, acho eu de que. E se ele queria ter um nome inventado, podia ter sido mais original. Como o meu novo ídolo, Carlinhos Bala, do Cruzeiro. Ou o lendário Roberto Dinamite, ex-ídolo do Vasco. Isso sim, são nomes que tresandam seriedade e pós-modernismo.

 
At 2:42 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Mas há quem já tenha um nome de baptismo engraçado...por exemplo o irmão do Alecsandro, que joga no São Paulo: Richarlyson...Barbosa Felisbino. Gostaria de conhecer o casal que deu os nomes de Alecsandro e Richarlyson aos seus filhos.

 

Enviar um comentário

<< Home