31 agosto, 2006

Cada vez mais perto do Real Madrid...

Beto reforça Recreativo de Huelva

O central português Beto é o mais recente reforço do Recreativo de Huelva, informou esta tarde o clube espanhol. Depois de uma temporada ao serviço dos franceses do Bordéus, onde chegou após muitos anos de leão ao peito, representando o Sporting, o jogador de 30 anos junta-se a Pablo Amo (Deportivo) e Javi Guerrero (Celta de Vigo), como reforços de última hora do emblema de Huelva. Recorde-se que o Recreativo começou a edição 2006/07 da Liga espanhola com um empate (1-1) frente ao Maiorca.

in Record Online

21 Comments:

At 9:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este miúdo faz-se!

 
At 3:52 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Sempre foi um central normal que se safava bem com um "patrão" da defesa a jogar ao seu lado...Teve a sorte de cair no goto da imprensa.

 
At 4:14 da tarde, Blogger Jota said...

O Beto não é um qualquer jogador, mas é um jogador qualquer, parodiando a polémica de há uns meses entre o Orelhas e o Levezinho. Não é mau jogador, mas fica bastante aquém do exigido a um jogador titular (e capitão) do Sporting. Tal como Sá Pinto, viveu à sombra de um pseudo-amor clubístico. Claro que esse amor arrefeceu mal chegou um treinador com risca ao meio e dois olhos na cara e lhe tirou o lugar cativo na equipa.

 
At 4:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Beto, ao contrário do Liedson, junta à condição de "qualquer jogador" a de "jogador qualquer".
Mas o miúdo ainda lá vai!

 
At 9:45 da tarde, Blogger Jota said...

Zé Nando (posso tratar-te assim?), é óbvio que a risca ao meio não duplica o conhecimento, na melhor das hipóteses duplica a nossa vontade de rir quando a vemos. Se fores leitor assíduo do nosso cantinho, sabes que a gente gosta de brincar com as coisas.

Quanto à eficácia do Beto, os números falam por si. Vai ver quantos golos o Sporting sofreu nestes 10 anos em que ele lá esteve. Vais reparar que há algumas épocas em que sofremos menos golos. Se fizeres alguma pesquisa ou tiveres boa memória, vais ver que esses bons registos aconteceram quando havia outro patrão na defesa. A saber Marco Aurélio, primeiro, e André Cruz, depois. Nas épocas em que o patrão foi o Beto vais ver quantos golos sofremos. Aliás, basta ires à época passada. Quantos golos sofreu o Sporting na primeira volta e quantos sofreu na segunda, já com o Beto a aquecer o banco do Bordéus (deve ser mais confortável que o nosso, tal a força que o rapaz fez para sair de cá).

Por mim, estou muito contente por não ter que levar mais com ele e com o Sá Pinto. Eu sei que para alguns sportinguistas sou um herege ao dizer isto, mas que se lixe. Tenho as quotas em dia, a Gamebox comprada e já gastei mais que a conta em camisolas do clube. Acho que tenho direito a opinião própria, mesmo que isso incomode à Juve Leo (também conhecida por grupo-de-iluminados-que-salvaram-o-Sporting-de-ser-treinado-por-José-Mourinho).

 
At 1:40 da manhã, Blogger Rika said...

LOLOLOL Jorge... Gostei particularmente do elogio aos elementos da Juve Leo! Aliás, penso que esse é um elogio possível de fazer a qualquer claque dos 3 grandes... É tudo gente iluminada!!!

 
At 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro kataklinsmann:

Só por terem "impedido" o moirito de treinar o Sporting, considero que a Juve Leo merece os maiores elogios...
Pulhas com mau carácter nunca!!!!

Quanto ao Beto, é muito melhor que o Moisés... é milhões de vezes melhor que o Hugo... e parece-me melhor que o Tonel...
O problema é que o Beto e o Sá Pinto são mais populares do que o Paulo Bento - ou que o Pedro Barbosa... ou que o Rui Jorge...
Por isso, Paulo Bento só terá uma oportunidade - ele, Carlos Freitas,e Pedro Barbosa. Se falharem, ninguém lhes perdoará terem escorraçado os dois últimos capitães do Sporting!!!

 
At 7:50 da tarde, Blogger Jota said...

"Pulhas com mau carácter nunca!!!!"

Então estamos de acordo que o Sá Pinto e o Beto foram bem corridos do Sporting?

 
At 8:14 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Quando li na diagonal e vi "pulhas com mau carácter" liguei imediatamente a expressão aos arruaceiros da Juve Leo.

 
At 8:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro kataklinsmann:

Parece-me que comparar o carácter do Beto ou do Sá Pinto ao moirito acaba por ser ridículo - enquanto os dois se dedicaram ao Sporting de alma e coração, o tradutor de setúbal, além de arrogante, mal-educado, com mau perder (e pior ganhar)é, além de tudo, um reles mercenário, que venderia a alma da mãezinha por tuta e meia.
Não passa de um pulha, e nunca será aceite no Sporting, caso alguma vez tal se situação se coloque, coisa que duvido muito.
Aliás, o balão moirito parece-me estar a esvaziar...

 
At 8:40 da tarde, Blogger Jota said...

Caro anónimo (suponho que seja sportinguista):

Quando é que o Sá Pinto se dedicou de alma e coração ao Sporting? Quando espetou dois sopapos ao Artur Jorge e foi suspenso? Quando veio "chorar" para os jornais quando saiu da Real Sociedad, dizendo que era portista e que estava magoado por o Sporting ainda não o ter ido buscar de volta? Quando roubou o penalty ao Liedson e quis ser ele a brilhar, podendo provocar um caso sério no balneário? Na época passada, quando falhou penalties, quando cometeu penalties, quando foi expulso em jogos decisivos?

E o Beto? Quando marcou dois golos pelo Benfica (ok, azares acontecem)? Quando meteu uma pêra no Custódio no treino? Quando fez tudo para se ir embora, depois de o Paulo Bento (e bem) lhe ter tirado o lugar cativo?

O mal (antigo) do Sporting é tratar mal os que fazem muito por ele e tratar mais que bem os enganadores.

Já foi assim com o Peyroteo, que terminou a carreira aos 30 anos por o Sporting não lhe ter oferecido um contrato decente. E com o Jesus Correia, que, colocado pelo clube entre a espada e a parede para se decidir pelo futebol ou pelo hóquei, terminou a carreira nos relvados aos 28 anos. E muitos outros sofreram o mesmo.

Do outro lado temos estes Pintos e Betos, que, como diz o meu amigo Porfírio, apostam tudo na iconografia e se lixam para o futebol. Ele é beijos no emblema, ele é camisolas para as claques no fim dos jogos, ele é pseudo-lágrimas depois de derrotas... Vá lá saber-se porquê, o povão adora isso.

Não sei se vamos ser campeões, mas acredito muito na competência do Paulo Bento e do Pedro Barbosa. Pelo menos já mostraram coragem em despachar esses ídolos com pés de barro. Eles são profissionais, não quero saber se têm ou não amor à camisola. Basta serem competentes. Se o amor à camisola for o mais importante no futebol moderno, então exijo já ser titular no lugar do Liedson!

 
At 12:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Depois de muito tempo sem fazer nenhum comentário a qq "post" deste blogg, vejo-me obrigado a sair em defesa do Jorge, principamente pelas suas deliciosas e infelizmente, acertadas, respostas ao energúmeno do "anonimo".

 
At 12:56 da manhã, Blogger José Cavra said...

Concordo com o Gilberto. O beto foi um jogador que subia de rendimento qdo tinha um patrão na defesa. foi assim com andré cruz.

 
At 2:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Kataklinsmann:

Infelizmente, está cego pela sua aversão aos dois jogadores em causa, preferindo destacar coisas inacreditáveis como dois auto-golos de Beto contra o glorigozo (curiosamente, não me lembro disso). Lembro-me de um golo de cabeça que ele marcou contra os vermelhuscos, bem como um tiraço a trinta metros em Alvalade, num jogo que vencemos 3-0. O treinador era o Manuel Fernandes. O mesmo sportinguista (espero que o reconheça) que iria ser despedido para dar lugar ao tradutor moirito!!!
Nunca me esquecerei da reacção de Beto, quando um jornalista lhe perguntou, à saída de um treino, o que achava de tal substituição - ele limitou-se a dizer "Isso é totalmente disparatado. Não pode ser verdade". Só por isso, Beto merece todo o meu respeito...

Sobre o Sá Pinto, é melhor não falar... o que o tipo passou, os sacrifícios que fez, em várias circunstâncias, que teriam feito muitos desistir. O querer em campo, a vontade de vencer, de se superar. A empatia com todos os adeptos. A sua vida extra-futebol, muito mais rica do que os habituais futebolistas grunhos.
É reles vir falar no portismo do Sá Pinto - acaso Paulo Bento, Rui Jorge e Pedro Barbosa (note-se que nada tenho contra nenhum deles, antes pelo contrário. Acho o Pedro Barbosa um génio, e nunca o critiquei) são sportinguistas??? É aberrante vir falar da época passada, num jogador com tantos anos de casa.

Quanto a um javardolas que tem a ousadia de se subscrever "stromp", energúmenos foram os seus progenitores quando tiveram a infeliz ideia de o porem neste mundo...

 
At 2:45 da tarde, Blogger Jota said...

Caro anónimo, agradeço-lhe imenso este seu último comentário, veio ajudar imenso na defesa da minha tese.

No primeiro parágrafo você enrola-se todo e mostra que não conhece muito bem a história recente do Sporting. Se assim fosse lembrar-se-ia que o Inácio (grande sportinguista) foi despedido em 2000/01 depois de uma derrota por 0-3 na Luz e depois de uma péssima Liga dos Campeões (2 pontos em 6 jogos). Luís Duque tinha como alternativa José Mourinho, mas graças à oportuníssima intervenção da Jubo Leo deixou cair o Special One. Para calar esses iluminados foi então buscar Manuel Fernandes, outro enorme sportinguista. Correu tudo muito bem sob a orientação dele, não correu? Lá ganhámos a Supertaça, se não tinha sido o desastre total. A história que você contou foi imaginada, de certeza.

No segundo parágrafo, então, você oferece-me o xeque-mate. Claro que Paulo Bento e Pedro Barbosa não são sportinguistas! Foi precisamente isso que eu disse! A mim o que me interessa é serem competentes e até agora ainda não desmentiram essa ideia. Sá Pinto até podia ter nascido no círculo central do Estádio José Alvalade, mas isso não lhe dá qualidade para representar o Sporting.

Eu quero um Sporting ganhador. Para isso é preciso competência. Que me interessa se são sportinguistas ou não? Todos eles são pagos para fazer o trabalho deles, logo o amor à camisola não se coloca. Mas você, pelos vistos, prefere ganhar títulos de 18 em 18 anos, desde que os jogadores beijem o emblema e atirem camisolas para as claques.

 
At 6:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Kataklinsmann:

Confesso que tive dúvidas sobre o nome do grande sportinguista que era o treinador naquele momento - curioso, esses eram grandes sportinguistas, agora só há grandes profissionais - quem se contradiz?

O episódio do Beto é verídico. Posso ter trocado a ordem dos treinadores, mas ele proferiu aquelas palavras. Porquê? Porque, como qualquer pessoa normal, não entenderia que o treinador da equipa que o acabara de derrotar fosse colocado no lugar do actual treinador, que tinha sido campeão nacional no ano anterior e que era uma referência moral do clube.
Tal seria repugnante para qualquer pesssoa com princípios - pelos vistos, a Juve Leo tem melhores princípios que o Kataklinsmann...
Mais ainda quando tal criatura (moirito) dera um espectáculo repugnante no banco, no decurso dessa partida.
Anote isto - moirito nunca será treinador do Sporting. E não por vontade dele, que até um clube do INATEL treinaria, desde que lhe pagassem...

 
At 7:40 da tarde, Blogger Jota said...

OK, anónimo, já percebi a sua tese. Para você só os verdadeiros sportinguistas e ao mesmo tempo pessoas de grandes qualidades morais deviam representar o Sporting. Serem bons naquilo que fazem não basta, se não sentirem amor pelo clube e se tiverem um maior ou menor grau de sacanagem dentro de si. É melhor ir falar com o nosso presidente, para ele escorraçar de Alvalade os sacanas que por lá pululam: Liedson, Polga, Caneira... Todos eles já se portaram mal com o Sporting, numa ou noutra situação, por isso, fora com eles! Sigamos essa política, talvez dentro de poucos anos estejamos a disputar o Inatel de que você falou.

Mas para concluir, para já estou em vantagem sobre si: confio na equipa técnica e no plantel e os cancros Sá Pinto e Beto já foram despachados. Os standardenses e recreativenses que sofram agora o que eu sofri.

 
At 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Kataklinsmann:

Para terminar.
Não gosto de mercenários. Logo, não gosto, nem nunca gostei, do João Pinto.
Não me parece que o Paulo Bento, o Pedro Barbosa ou o Rui Jorge fossem mercenários. Nunca ninguém me viu criticá-los enquanto jogadores. Espero não o ter de fazer noutras circunstâncias.

Não obstante, a saída de Beto, com a ressureição concomitante de Hugo, foi obscena. Mais ainda quando aquele foi o primeiro a ir para a rua este ano.
Sá Pinto foi recuperado por Paulo Bento, e em seguida descartado. Porquê?
Espero que o próximo não seja o Carlos Martins, que hoje, em entrevista, se declara admirador do Sá Pinto. Se tal vier a ocorrer, creio que as coisas se começam a tornar mais complicadas... e, simultaneamente, mais claras...

Sobre o moirito, noto o silêncio.

PS: Todas as regras têm uma excepção. Só a(s) abro em situações excepcionais, passe a redundância. A única que me lembro chamou-se Mário Jardel... que de mercenário tem tudo!!!
Mas o tradutor é demasiado mau para ser verdade. Vejam o sarilho que ele criou com as idiotices que grunhiu sobre makelele. Agora, arranjou uma pega com Peter Kenyon.
Sempre à procura de uma desculpa para sair. Sempre mal agradecido.
Sempre disposto a cuspir no prato.
Um pulha.
O Sporting é um clube diferente. Tem de o ser. Este tipo nunca!!!

 
At 10:29 da tarde, Blogger Jota said...

Dizer-se que se é um clube diferente é muito bonito, mas inócuo. Todos os clubes são diferentes uns dos outros. Se não só existiria um. O que faz um clube são as pessoas e eu já me senti envergonhado por pessoas alegadamente grandes sportinguistas. Na direcção, na equipa técnica e no relvado. Eu, como muitos outros milhões, sinto-me à vontade para dizer: ninguém é mais sportinguista que eu; pode haver igual, mais não. Isso não quer dizer que tenha de dizer que sim a tudo o que as pessoas do meu clube dizem e fazem e de adorar todos aqueles que são adorados pela maioria, seja porque razão for. O futebol é hoje um desporto, um espectáculo e um negócio, já não é apenas o "jogo da bola". Como em tudo, ganha quem for mais competente. Eu quero ganhar e ganhar bem, sem deixar dúvidas nem suspeitas. Claro que em qualquer grupo, há sempre pessoas melhores e piores, mas exijo que todos sejam capazes de produzir, neste caso, futebol. Não precisamos de jogadores que, no jogo decisivo da época, fazem de propósito para serem expulsos (ninguém me consegue convencer de que aquilo não foi propositado).

Já que somos assim tão diferentes e você é um admirador da Juve Leo, talvez pudesse perguntar-lhes. Porque é que quando as coisas nos correm bem num jogo, eles optam por cantar ofensas ao nosso maior rival? É essa a nossa diferença? Ou queremos ser ainda mais grunhos do que aquilo que achamos que os outros são?

Quanto ao Mourinho, estou à vontade. É o melhor treinador português e um dos melhores do mundo. Sou admirador dele, mas não fã incondicional. Já aqui escrevi que preferia vê-lo a treinar um clube "normal" e não um onde por muito que ganhe ficará sempre ligado ao dinheiro do russo. E também estou convicto de que ele devia abrir menos a boca para se queixar de tudo e de todos. Se quer ser special, e até é, não pode sofrer do complexo do português médio, que é culpar todos os outros pelos seus próprios insucessos. Se o gostava de ver no Sporting? Bem, se já sobrevivi ao Octávio Machado, ao Carlos Manuel e ao José Peseiro, acho que aguentava mais este choque.

 
At 2:44 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Admito que achem o Mourinho mau treinador. Eu próprio acho que Platão e Aristóteles são muito fraquinhos no que toca ao campo da filosofia.

 
At 8:32 da tarde, Blogger Rika said...

"Admito que achem o Mourinho mau treinador. Eu próprio acho que Platão e Aristóteles são muito fraquinhos no que toca ao campo da filosofia."

LOLOLOLOL Gilberto ao seu melhor nível!!!

Oh Sr. Anónimo, essa sua cruzada anti-mourinho não será um tanto ou quanto dor de cotovelo? Como benfiquista, tantas e tantas vezes já recriminei os dirigentes do meu clube por terem mandado o homem embora e mais ainda por não o terem trazido de volta. Se mourinho é ou não o melhor do mundo penso que depende sempre um pouco dos critérios que usarmos para deinir "melhor do mundo", mas que é um dos melhores do mundo e o melhor português, não tenho dúvidas. Sim, o homem também tem defeitos, mas quem não os tem que atire a primeira pedra. Às vezes abre demais a boca (ou pelo menos assim o parece), mas acredito que faz tudo parte dos seus mind games para com os outros e dos seus jogos motivacionais para com os seus. O que eu sei é que por onde tem passado tem mostrado trabalho e do bom, muito bom mesmo! E é isso que interessa. Ele é um profissional do futebol. É pago para fazer bem o trabalho dele e o resto é paisagem!


"Já que somos assim tão diferentes e você é um admirador da Juve Leo, talvez pudesse perguntar-lhes. Porque é que quando as coisas nos correm bem num jogo, eles optam por cantar ofensas ao nosso maior rival?"

Parabéns Jorge! Aí está uma das questões que mais me irrita no mundo das claques (em especial no futebol). Parabéns pela análise imparcial que demonstra uma grande clarividência e aquilo que eu considero de verdadeiro clubismo: temos de ser os primeiros a reconhecer o que de mal vai na nossa casa!!!

 

Enviar um comentário

<< Home