Sorteio fabuloso!
Não podia ter sido mais fantástico o sorteio da Liga dos Campeões para o Sporting. Se formos consultar o histórico leonino nas provas europeias diremos que estamos condenados. Se calhar a fazer ainda pior do que na última participação, em 2000/01, onde terminámos com exuberantes dois pontos. Mas confesso que estou quase eufórico com o resultado das bolinhas. Se a coisa correr mal, podemos dizer que não é nada que outras equipas do Sporting já não tenham feito. Se correr bem, a moral e o prestígio leonino na Europa aumentam brutalmente. Vamos a isso!
O adversário mais forte é o Inter, de Milão. Nada que eu não tivesse previsto. Em 2000/01 também realizámos o nosso jogo de apresentação frente ao Real Madrid e o sorteio ditou que o gigante espanhol seria o nosso primeiro adversário na Champions. Infelizmente vencemos 2-1 no jogo a brincar e empatámos 2-2 no a sério. Desta vez empatámos 0-0 no a brincar, pode ser que no a sério vençamos. Facto comum a presença de Luís Figo em todas as ocasiões. Quem disse que a história não se repete?
A história diz que o Sporting defrontou duas vezes o Inter nas provas europeias: meias-finais da Taça UEFA em 1990/91 e pré-eliminatória da Champions em 2002/03. Curiosamente, com resultados exactamente iguais: empates a zero em Alvalade na primeira mão, derrotas por 0-2 em San Siro no jogo de retorno. Ou seja, nenhuma vitória e nenhum golo marcado. Para além disso, em 10 eliminatórias frente a equipas italianas o Sporting apurou-se três vezes (Atalanta, Fiorentina e Bolonha) e foi eliminado sete. Por aqui, estamos condenados.
Já o Bayern Munique é um adversário inédito na história do Sporting. Mas a Alemanha é a grande besta negra do clube de Alvalade nas provas europeias: em seis eliminatórias, num total de 12 jogos, o Sporting soma quatro empates e oito derrotas! Naturalmente, foi sempre eliminado. Kaiserslautern, Colónia e Bayer Leverkusen (duas vezes), bem como as então equipas da RDA Carl Zeiss Jena e Magdeburgo foram os carrascos leoninos. Tendo em conta que agora vamos defrontar o maior clube alemão, a história diz-nos que, mais uma vez, o futuro promete ser negro.
E que dizer do Spartak Moscovo? Os russos já foram nossos adversários em 2000/01. Resultados? 1-3 em Moscovo, 0-3 em Alvalade. Além desta, o Sporting só defrontou equipas do maior país do mundo em mais uma ocasião: a tenebrosa final da Taça UEFA de 2004/05, que perdemos por 1-3 frente ao CSKA. Ou seja, mais uma vez o passado condena-nos. Em resumo, grande e aliciante desafio tem o Sporting pela frente!
Porto e Benfica mais folgados
Confesso que não estou tão documentado em relação à história europeia dos meus rivais, mas sempre dá para avançar com umas ideias. O FC Porto vai defrontar Arsenal, CSKA Moscovo e Hamburgo. O Benfica medirá forças com Manchester United, Celtic e FC Copenhaga.
O Arsenal é vice-campeão europeu, logo, uma equipa de respeito. Mas se bem me lembro, o último contacto que os londrinos tiveram com o futebol português deram-se mal, quando foram eliminados pelo Benfica antes da fase de grupos da Champions, no início dos anos 90. O CSKA volta a Portugal dois anos depois. Mas se Benfica e Sporting não podem ouvir falar dos russos, o Porto não tem tantas razões de queixa. Os dragões empataram em casa 0-0 e venceram em Moscovo 1-0, seguindo em frente na Liga e relegando o CSKA para a UEFA, para mal dos nossos pecados. Quanto ao Hamburgo, recordo-me de ter eliminado o Porto numa prova europeia no início dos anos 90, ao vencer 1-0 na Alemanha e perder 1-2 nas Antas. Tudo visto e revisto, acredito que os portistas têm condições para seguir em frente. Mas, com a imprevisibilidade que o futebol apresenta, não me surpreenderia se terminassem em primeiro ou em quarto no grupo.
O Manchester United era um nome de pesadelo para o Benfica. Tudo mudou na época passada, quando os encarnados venceram na Luz por 2-1 e seguiram em frente na prova, deixando os red devils em último no grupo. Acredito que nenhum benfiquista se importa de repetir os resultados de há um ano. O Celtic é um adversário acessível, se o Benfica for rigoroso. Em Glasgow pode ser complicado, pelo entusiasmo da equipa e do público, mas nada de inultrapassável. Já o Copenhaga é a equipa mais fraca da Liga dos Campeões. Digam o que disserem, falem-me no Ajax (muito longe dos tempos áureos), mas os dinamarqueses só podem ficar em último no grupo. Tudo o resto será escândalo.
4 Comments:
Vamos fazer das fraquezas forças! O Spartak não tem melhor equipa que o Sporting. O nosso objectivo penso que passa pelo 3º lugar, uma vez que será difícil relegar o Bayern para a Taça Uefa. Mas existem sempre surpresas...
Se passarmos seria uma injecção de moral fabulosa; se ficarmos em 3º a conquista da Taça Uefa é uma realidade possível; se ficarmos em 4º podemos ter um calendário mais favorável para enfrentar os desafios da Liga e da Taça de Portugal e ganhar terreno aos rivais, se estes se apurarem como espero.
Não se xcitem antes do tempo, que tal Manifestação: Deixa o Pedro trás a gaja, Deixa o Pedro trás a gaja... QUE TAL UM CIGARRINHO PARA ACALMAR
Cumprimentos,
Belo post. Uma esperada análise mais detalhada do grupo do sporting mas sem dúvida de grande curiosidade e até mesmo de grande utilidade. É verdade que o Sporting tem a vida complicada, mas no mínimo garante a presença na UEFA. E quem sabe com a estrelinha que é sempre precisa ou com um deslize de um dos "tubarões" não consegue mesmo o apuramento. Vamos esperar... Eu acredito que é possível.
Quanto ao Porto, penso que no mínimo o 2º lugar é garantido. Hamburgo e CSKA não são bichos papões e depois não me parece que o Porto cometa os mesmos erros dois anos seguidos. Diria que no Dragão é impossível isso acontecer.
No caso do meu Benfica, acreedito na passagem e,depois da campanha do ano passado (apesar do brilhantismo, também com a sorte necessária), tudo o que seja menos que isso será uma desilusão. Relativamente aos adversários, deixemo-nos de tretas. O Copenhaga é uma equipa mais que acessível. Ok, eliminaram o Ajax. E daí? Não digo que não possa acontecer o mesmo com o Benfica, mas o Ajax foi eliminado por culpa própria. Depois de ganharem na Dinamarca a eliminatória não estava na mão... Estava nas duas mãos!!! Passando ao mais forte do grupo, o Manchester, ele é isso mesmo: o mais forte do grupo. Sim, o ano passado ganhámos em casa (e até estivemos a perder) e não fosse a borra que deu ao CuMan em Old Trafford tb podíamos ter ganho lá (no mínimo empatado). Mas sejamos honestos. Tal como disse para o Porto, não me parece que escorreguem dois anos seguidos. Finalmente, o Celtic. Claro que um possível deslize com o Copenhaga pode ser comprometedor, mas feitas as contas no final penso que o 2º lugar será decidido com os escoceses. E penso que basta dizer escoceses. Relembro apenas os embates do Porto nos últimos anos com o Rangers e com o próprio Celtic.
O Jorge fez mais uma bela análise.
Parabéns és uma clara mais valia para este blog... qui ça o seu galáctico.
Qto aos grupos, na teoria parece que o Benfica tem a tarefa mais acessível.
O Copenhaga é uma equipa claramente fora das contas do apuramento. COm o Manchester a ser o normal vencedor do grupo, a luta pelo apuramento estará entregue a Benfica e Celtic.
Acredito que o Benfica possa levar vantagem, mas os escoceses são perigosos.
O Porto tem igualmente todas as condições para passar, com a agravante de Hamburgo e CSKA poderem igualmente discutir o apuramento.
Como disse o obreiro deste post, o nosso tanto pode ficar em 1º como eu 4º do grupo.
Apesar de estar longe do demolidor Hamburgo do início dos anos 80, os alemães sao complicados.
Neste grupo o Arsenal deve ser 1º.
Finalmente, o Sporting a quem calhou a fava do bolo rei.
Não acredito que tanto Inter como Bayern falhem.
São mais experientes e possuem jogadores de imensa nomeada nas suas fileiras.
Ao leão resta o apuramento para a taça uefa, onde poderá discutir o trofeu.
Enviar um comentário
<< Home