10 agosto, 2006

Leão de Ouro


Admito que tive medo que o torneio do Guadiana não passasse de sol de pouca dura. A exibição na 2ª parte em Braga recuperou o cepticismo tipicamente português e ninguém esperaria que o detentor da Taça Uefa(ganhou por 4-0 ao Boro, resultado mais dilatado de sempre numa final da competição) levasse 4 na pá em 45 minutos, com jogadores da qualidade de Daniel Alves, Renato, Adriano, Navas, Chevantón e Kanouté em campo. Nem ninguém esperaria que uma equipa, seja ela qual for, vencesse tão facilmente duas equipas da Liga espanhola em dias seguidos, ainda por cima em condições algo adversas( o Huelva teve mais um dia de descanso). Bueno e Deivid desperdiçaram golos feitos e vão ter de melhorar muito, principalmente o brasileiro, visto que a situação de "Charlie Good" se compreende. Quanto à "cantera"...nem um apontamento negativo a referir.Depois das exibições de Miguel Veloso, Carlos Martins e Nani subscrevo as palavras de Paulo Bento: ele tem tudo o que podia querer. Não foi Mourinho que disse que um clube que forma a quantidade de atletas da qualidade dos que a Academia do Sporting apresenta devia andar a nadar em dinheiro? As estratégias aquando das vendas de Quaresma, Viana e Ronaldo não resultaram: os leões não ganharam nada com aquilo que entrou no cofre(em termos desportivos, compreenda-se). Se a situação se mantiver, o Sporting será, com uma gestão competente, o clube com maior poderio financeiro em Portugal dentro da próxima meia dúzia de anos. A não ser que se concretizasse a utopia de manter todos os craques das escolinhas. E aí seria um dos gigantes da Europa no plano desportivo.

P.S.: Chamo a atenção para a nossa nova secção da sidebar, a poll. O Jorge Kataklinsmann sugeriu a novidade e a 1ª questão. Eu cá tenho sempre que optar. Se não houver nenhum clube de verde com um leão ao peito patrocinado pelo BES nem o Chelsea ao barulho, sou sempre pelos pequeninos.
Ainda uma nota para o site da Marca e a notícia principal: " El "madrileño" Obikwelu se corona como "rey" de la velocidad europea". Isto porque o nosso Francisco treina em Madrid com um espanhol.Hijos de Puta, que eu saiba foi "A Portuguesa" que tocou duas vezes em Gotemburgo...

4 Comments:

At 10:22 da manhã, Blogger Jota said...

Se ganhar o Guadiana foi bom, obviamente ganhar um torneio de prestígio como o Colombino foi ainda melhor. Ainda por cima com duas vitórias claras sobre duas equipas da Liga espanhola, o campeonato mais competitivo do mundo. Mas nada de euforias, o campeonato será bem mais difícil, como se viu no único jogo com uma equipa portuguesa decente, em Braga. Mas que é bom ver uma equipa com vontade de ganhar, isso é. Melhor, duas equipas, visto que só Miguel Veloso foi titular nos dois jogos.

Quanto ao Obikwelu, não fiques assim tão indignado. Sempre defendi que entre espanhóis e portugueses não há grande diferença na maneira de ser. Qual é o problema de chamarem "madrileño" ao Chico? Assim mesmo, entre aspas. (Aliás eu fui ver a notícia e o conteúdo nada tem a ver com esse título. Será que mudaram o texto depois de verem a tua crítica? ;-) ) E diz lá, se a imprensa portuguesa descobrisse que a governanta do Schumacher ou o jardineiro do Lance Armstrong eram tugas, não achas que passariam a vida a falar nisso e a considerar as vitórias deles um bocadinho lusas?

PS - Recomendo o genial cartoon de hoje do Luís Afonso na Bolha. Eis como em três quadradinhos consegue mostrar que este é um país de futebol, onde um empate do Benfas num jogo não decisivo é mais importante que um título europeu no atletismo.

 
At 2:01 da tarde, Blogger Jota said...

Já agora registo com agrado algumas passagens da crónicas do jogos do Sporting no "As":

Sporting-Sevilla:

"Muy a su pesar, el Sevilla va a recordar viejos y felices tiempos 'uefos' contra el Bolton. Y digo 'muy a su pesar' porque el Sporting de Lisboa, en un segundo periodo pletórico, le dio un señor baño, un soberano repaso y una cura de humildad. El Sevilla se vino demasiado arriba y menospreció a un rival que, no lo olviden, es un grande de Portugal y, por supuesto, de Europa."

Sporting-Recreativo:

"También es verdad que el Sporting (digan lo que digan un grande de Portugal y de Europa) resultó ser una prueba demasiado dura para el Decano."

"El dandy
Liedson
Es muy bueno este díscolo delantero brasileño. Muy técnico y con detalles de calidad tipo 'delicatessen'."

Quando é sabido que no estrangeiro só conhecem e veneram a Instituição, é agradável ler na imprensa estrangeira palavras simpáticas sobre o meu clube.

 
At 2:20 da manhã, Blogger Da Rocha said...

Gilberto, não podemos ligar a mínima ao que dizem os senhores da Marca, sedentos de sugar mais um medalhista para eles. Se bem me lembro, não vi nenhum espanhol a festejar a medalha de prata conseguida pelo Zidane, o tal que eles iam reformar. É que o Zizou também é 'madrileño' e treina num clube espanhol, logo cumpria os requisitos para figurar num título patético como este em que tentam não-sei-quê com o nome do Obikwelu.

Abraço.
Da Rocha - livreindirecto.net

 
At 2:48 da tarde, Blogger José Cavra said...

è bom ver o pulso forte do meu amigo Gilberto a liderar este blog.
Bom trabalho.
Volto daqui a 2 semanas.

 

Enviar um comentário

<< Home