01 agosto, 2006

Boa Sorte, Benni

Como é de conhecimento geral, sou um benfiquista dos 7 costados que sofre e vibra com o seu clube, contudo sou o primeiro a tirar o chapéu ao Futebol Clube do Porto pela hegemonia conquistada nos últimos anos. Só os leigos não reconhecem que o glorioso Benfica dos anos 60 e 70 foi substuído por um grande Porto no passado recente. Há que saber reconhecer a superioridade de um clube e não usar argumentos patéticos para justificar o sucesso de um clube. Por favor não me venham com á velha história do proteccionismo dado ao Benfica pelo Dr. Oliveira Salazar. Já enjoa! Será que o ditador era do Sporting nos anos 40 e 50? Ah..ok ok, o amigo leitor tripeiro irá argumentar que Salazar tinha uma simpatia pelos clubes de Lisboa... Eu não me imagino a ser adepto de Benfica, Sporting, Belenenses, Estrela da Amadora e afins...Vamos aceitar as vitórias dos outros com desportivismo.
As equipas vencem porque são mais fortes, trabalham mais e têm a chamada estrelinha que acompanha os campeões. E vendo partir um campeão, não deixo de lhe prestar uma homenagem neste espaço da blogosfera criado em Fevereiro de 2005, altura em que Benni Mccarthy, já longe do fulgar apresentado na era Mourinho, se entretinha a mandar cotoveladas e murros nos adversários. Chegando no Verão de 2003 a um Porto vencedor da Taça Uefa, Benni afirmou que a concorrência interna não se podia comparar ao FCP. Eram demasiado fracos! Confesso que fiquei deveras agastado, sempre defendi a humildade e o respeito pelo adversário como partes integrantes de um campeão...e Benni demonstrou arrogância! Apesar do futuro lhe ter dado razão, o Porto sagrou-se bi-campeão nacional e campeão europeu, só tombando no Jamor ante um Benfica que em nada lhe foi superior, poderia e devia ter sido mais elegante nas suas declarações. Com a saída de Mourinho, o sul africano (vencedor da bola de prata) entrou em perca, pautando a época de 2004-05 pela indisciplina. 4 expulsões para um avançado fariam corar de vergonha JVP nos seus tempos de menino de ouro. Mesmo assim marcou 11 golos. A polémica e a vontade de sair marcaram a última época de McCarthy na cidade invicta. Os golos tardavam a surgir. A chegada de Adriano permitiu libertar o ponta de lança que fez com o brasileiro uma boa dupla atacante. No momento da despedida recordo o grandes golos obtidos amte Manchester United, Benfica (na Luz) e Chelsea.
O futebol português vê partir um grande jogador, que apesar de lidar mal com a concorrência, é temível quando motivado. Como benfiquista fico contente, como adepto do futebol não posso partilhar do mesmo sentimento.
Ao fim de 3 anos, já só restam, do Porto campeão europeu, Vitor Baía, Ricardo Costa, Pedro Emanuel e Bosingwa.
Terá Benni sucesso em terras de sua majestade? Acho que sim.

9 Comments:

At 4:32 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Grande jogador...a par de Liedson o melhor ponta-de-lança a actuar em Portugal nos últimos 3 anos. é um bocado fraco de cabeça sim...lembram dos problemas que deu a Mourinho ao passar noitadas em Vigo?

P.S.: Curioso não teres referido o 7-0 desta vez...hehe

 
At 9:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Ao fim de 3 anos, já só restam, do Porto campeão europeu, Vitor Baía, Ricardo Costa, Pedro Emanuel e Bosingwa."

Falta acrescentar o...Bruno Moraes!
Foi ele que entrou a substituir o McCarthy no FCP 2 x 1 MU.

 
At 3:49 da manhã, Blogger José Cavra said...

Obrigado Nuno! Sinceramente não sabia desse promenor.
Pah... questiono-me como é possível lembrares-te desse promenor!? Fantástico. És um grande portista!

Os 7-0 já tiveram o seu relato num post bem anterior.
Salvo erro o Benni marcou no empate a 1 bola na Luz.

 
At 5:09 da tarde, Blogger F. Júnior said...

Sou do FC Porto e é com agrado que vejo Benni McCarthy partir. As duas últimas épocas foram para esquecer e o seu nome foi sinónimo de indisciplina dentro e fora do campo. Para além disto, um jogador que faz questão de lembrar constante que está insatisfeito num clube dificilmente apresenta um rendimento positivo.
Os meus parabéns aos autores do blog, cujos textos são dotados de bom humor e não revelam fanatismos ou ideias tendenciosas

 
At 6:52 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Obrigado pelas simpáticas palavras, f.júnior. Enquanto agradarmos a um leitor que seja, por cá continuaremos com muito gosto.

 
At 7:34 da tarde, Blogger José Cavra said...

F Junior... não demonstram fanatismo? isso é pq nunca leste os textos do gilberto lol

 
At 11:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu via de bom agrado o Benni sair se o Porto tivesse o substituto à altura, mas tal não parece acontecer pelo menos por enquanto. Ora vejamos, o Porto deixou sair o Hugo Almeida (mais conhecido por Pinheiro), o Benni e contamos como avançados puros o Adriano, Sokota e Bruno Moraes. O Adriano apesar de no início não ter muitas esperanças, revelou-se um bom avançado com capacidade de luta, entrega e acima de tudo espírito de equipa. O Sokota não passa de um avançado medíocre com enúmeros problemas físicos. O Bruno, por outro lado, está a revelar-se uma boa aposta mas com enúmeros problemas físicos como recentemente se verificou numa nova lesão agora contraida. Assim, facilmente dá para reparar que só temos um avançado que nos dá garantias reais e isso não chega para uma equipa que quer ser campeã e chegar longe na champions. Temos que contratar mais um ou dois avançados urgentemente, senão estamos na contingência de nos vermos afastados rapidamente de todas as provas que nos propomos ganhar. Até os nossos rivais mesmo com piores equipas estão melhor servidos na frente do ataque. A nossa sorte é que na defesa vão dando as abébias do costume (um bem-haja para o Moretto). Por mim o Benni tinha continuado, até prova em contrário não temos melhor do k ele. Lembrei-me agora daquele golo ao MU, só ao alcance de um grande avançado.

Saudações des(portistas)

 
At 4:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tivessem vendido este doido há um ano e o negócio tinha sido bastante melhor.

 
At 5:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very nice site! Ultramnarcotic ultram

 

Enviar um comentário

<< Home