22 julho, 2006

E a montanha pariu… espectáculo.

Meus amigos, depois de 3 etapas nos Alpes o Tour está ao rubro com 3 homens separados por somente 30 segundos. Vencedor quase certo, afastado da luta pela vitória e principal favorito. Foi este o percurso de Floyd Landis ao longo das etapas alpinas. Com a camisola amarela conquistada na 13ª etapa, a Phonack permitiu uma fuga de meia hora, com Oscar Pereiro a arrebatar a liderança ao norte-americano.
Quando todos pensavam que o homem das Ilhas Baleares iria claudicar novamente com a chegada da montanha, o espanhol provou ser um osso duro de roer, estando neste momento a liderar o Tour.

Frank Schleck venceu a 15ª Etapa que ligou Gap ao mítico Alp d’Huez, onde Joaquim Agostinho já foi rei. O homem da CSC, superiorizou-se já no km final à eterna esperança italiana, Damiano Cunego.
Quanto aos favoritos, Landis e Kloden chegaram a 1:10 num grupo encabeçado por Stefano Garzelli. O alemão trabalhou bastante, mas nunca conseguiu fazer descolar o norte-americano, que com uma postura mais defensiva apenas se limitou a seguir na roda do líder da T-Mobile. Carlos Sastre foi 9ª a 1:35. Pereiro e as Ilhas Baleares não foram capazes de responder, e o espanhol perdeu a camisola amarela para Landis por escassos 10 segundos. A Discovery continua a desiludir, Azevedo foi 48º a 7:15.

A 16ª etapa ainda com chegada ao alto, consagrou Michael Rasmussen. O dinamarquês da Rabobank atacou desde o início da tirada conseguindo inclusive o objectivo de chegar à liderança da montanha, a famosa camisola dos pontos vermelhos. Contra todas as previsões, Landis quebrou perdendo cerca de 8 minutos. Por momentos veio-nos à memória o Tour de 1998 em que o jovem J. Ulrich ficou literalmente a pé, perdendo também 8 minutos para o malogrado Marco Pantani. Sastre atacou e fez descolar a concorrência. O espanhol, líder da CSC (por ausência de Ivan Basso) foi 2º a 1:41. Nada mau, não fosse um super Óscar Pereiro apenas ter cedido 12 segundos.Apesar da T-Mobile parecer estar em grande forma, Andreas Klöden continua a não se conseguir chegar à amarela. Neste momento é 3º 2:29. Parece que a sua preparação apenas visava ajudar Ulrich. Uma palavrinha para Cyril Dessel que contra todas as previsões vai mantendo um lugar no top-5. O ciclista da AG2R é o melhor francês, ao ser 4º a 2:43. José Azevedo teve outra etapa para esquecer, ao terminar na 16ª posição perdendo 7.55. É cada vez mais remota a hipótese do português conquistar uma etapa.

Arriscou e deu-se bem. É o que se pode dizer da performance de Floyd Landis na 17ª Etapa. Sozinho durante cerca de 130kms, o líder da Phonack foi valente tendo reentrado na luta pela geral.S abendo-se da sua capacidade no contra-relógio, Landis é possivelmente o maior favorito à vitória final. Perante a passividade (ou impotência) das Ilhas Baleares, Sastre desesperou e foi à procura do fugitivo. O espanhol da CSC foi 2º em Morzine a 5:42. Christophe Moreau teve finalmente um grande etapa, terminando em 3º a 5:58. Moreau poderá ser no final o melhor francês, uma vez que é 8º a pouco mais de 1 minuto de Dessel. Pereiro, chegou englobado num pequeno grupo (que também continha Kloden) a 7:08. Apesar de uma etapa menos conseguida, o ciclista das Ilhas Baleares é contra todas as previsões o líder do Tour à 17ª etapa.
Azevedo foi o melhor Discovery, na 34ª posição a mais de 21 minutos. A equipa norte-americana tem que fazer qualquer coisa. Fala-se na contratação de Ivan basso…
Desafio-vos a assistirem ao contra-relógio de Sábado.
Será aí que a Volta a França se irá decidir, entre estes 4 homens.
Coloco Kloden não para chegar à vitória, mas não me espantaria se o alemão terminasse no pódio.

Geral
1. Oscar Pereiro Caisse D’Epargne-Illes Balears, 74h38:05
2. Carlos Sastre (Espanha), Team CSC, a 12 segundos
3. Floyd Landis (EUA), Phonak, a 30''
4. Andreas Klöden (Alemanha), T-Mobile, a 2:29

2 Comments:

At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work. thnx!
»

 
At 2:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

 

Enviar um comentário

<< Home