12 julho, 2006

FIF(I)A(S)

Blatter tinha dito, durante o Mundial, que o actual ranking da FIFA não reflectia o real valor das equipas nem a sua prestação nas grandes competições. O modelo devia, assim, ser alterado, para que casos como o 4º lugar do México ou a presença no top 10 dos E.U.A. fossem evitados. O homem que se revolta quando ouve falar em novas tecnologias no futebol ou em actuações de árbitros russos prometeu, então, que a próxima tabela classificativa seria mais justa, pois iria contemplar os resultados das equipas nos últimos 4 anos e não nos últimos 8, como a forma de pontuação até então adoptada previa. O novo ranking foi lançado hoje e está ao nível da genialidade do presidente da FIFA:

Classificação:1. (1) Brasil, 1.630 pontos /2. (11) Itália, 1.550 /3. (9) Argentina, 1.472 /4. (8) França, 1.462 /5. (10) Inglaterra, 1.434 /6. (3) Holanda, 1.322 /7. (5) Espanha, 1.309 /8. (7) PORTUGAL, 1.301 /9. (19) Alemanha, 1.229 /10. (2) República Checa, 1.223

A Espanha, eliminada na 1ª fase do Euro e nos oitavos-de-final do Mundial, encontra-se à frente de Portugal e, mais absurdo ainda, da Alemanha. O germânicos chegaram à final do Coreia/Japão, tiveram uma prestação idêntica a "nuestros hermanos" no Euro e obtiveram um 3º lugar este ano. Mais surpreendente ainda é o facto da Holanda se encontrar no 6º posto. Não se qualificaram para o Coreia/Japão e foram eliminados das duas grandes competições por Portugal, que está dois lugares abaixo. A Inglaterra parece também não precisar de apresentar resultados para cair nas boas graças de Blatter & friends...Uns iluminados!

3 Comments:

At 6:05 da tarde, Blogger Jota said...

Caro Gilberto, não quero estar sempre com a mesma conversa, mas é preciso deixar de ter a mania da perseguição por tudo e por nada. Este ranking, tal como o de clubes da UEFA, é composto pelos resultados e acredito que o sistema de pontuação é igual para todos. Para este ranking contam os resultados das fases finais, das fases de qualificação e dos jogos particulares, por ordem decrescente de importância. Ainda não li as regras, mas tenho a certeza que é assim.

O facto de Portugal e Alemanha estarem atrás de outras selecções é fácil de explicar. Não te esqueças que os tugas não fizeram a qualificação para o Euro 2004 e os teutónicos para o Mundial 2006. Logo aí são muitos pontos que se deixam de ganhar. Por outro lado, Portugal, por exemplo, chegou à final do Euro, mas o balanço de resultados nem sequer é brilhante: 6 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

É certo que este ranking não dá a exacta medida do valor das equipas, mas isso é inevitável. O mesmo se passa com o ranking da UEFA. Por exemplo, há dois anos o CSKA Moscovo tinha um ranking miserável e sabe-se como terminou a época europeia para eles, para nossa desgraça...

 
At 8:09 da tarde, Blogger JN said...

Ah! São tomé e principe subiu duas posições, guiné-bissau 7 e cabo-verde uns espantosos 21!!!

Com resultados destes quem é que quer saber do top20?

 
At 10:26 da tarde, Blogger Apre said...

Parece o calendário do Europeu de Hoquei em Patins feito pelos Italianos, à lá carte!

 

Enviar um comentário

<< Home