11 julho, 2006

Chorar no meio do Ringue


24 de Setembro de 1994, o jovem britânico Lenox Lewis, defende o título da WBC pela 4ª vez frente ao norte-americano Oliver McCall. No 2ª round uma golpe vindo do nada derrotou o campeão. O homem que Ruddick Bowie um dia recusou enfrentar era derrubado por um desconhecido!


Após a derrota Lewis, conquistou por direito próprio o lugar de candidato principal ao título de pesados. Apresentava-se de cabelo cumprido, tendo inclusive recrutado o conceituado treinador Emanuel Stweart. Lenox cedeu contudo a posição a Mike Tyson, mediante uma indemnização milionária que Don King se prontificou a pagar.
McCall entretanto havia perdido o título, em Wembley para o popular inglês Frank Bruno. O regressado Mike Tyson, venceu Bruce Seldon e Frank Bruno conquistando os títulos da WBC, IBF e WBA. De modo a retribuir o favor "Iron Mike" deixaria o título da WBC vago, para o vencedor da desforra entre Lewis e McCall, a realizar a 7 de Fevereira em Las Vegas.
Num dos mais bizarros combates de sempre, McCall teve uma quebra psicológica e começou a chorar. Recusava-se a combater, mantendo as mãos em baixo. Num gesto de nobreza Lewis seguia o adversário, não o atingindo.
http://www.youtube.com/watch?v=nCPBaEGqmKE
"In the third round, he got in close, and then seemed frustrated, and then he just backed off and put his arms down. . . . I thought he was playing possum but then I saw his lips started to quiver and I thought, 'My God, is he crying?'" -- Mills Lane (árbitro do combate).


Lane parou o combate quando McCall "cessou fogo" novamente no 5º round, e Lewis o atingiu com golpes violentos.
Lenox tronava-se campeão mundial pela 3ª vez.

5 Comments:

At 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Opinião discutível, como muitas outras, mas Lenox Lewis foi a única coisa de jeito que apareceu no boxe desde os anos de glória do iron mike...
É um desporto em decadência total...

 
At 7:06 da tarde, Blogger José Cavra said...

hummm. talvez não seja tão drástico e inclua Evander Holyfield (4 vezes campeão mundial) e Rudick Bowie.
Qto á tua opinião de o boxe estar um desporto em decadência total... sou obrigado a concordar.
Com o surgimento do K1, Pride e MMA penso q o boxe entrou numa crise k cada vez mais se irá agravar.

 
At 7:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Claro que o boxe não se resume aos heavyweights... embora os grandes nomes sujam nos pesados, parece que nas categorias inferiores há bons atletas, sobretudo latino-americanos.
No México, sempre houve grande tradição nas categorias mais baixas. Confesso, no entanto, que não conheço muitos nomes, por falta de interesse - os combates são mais rápidos, mas os tipos são pequenos e parece que não batem com tanta força...
Holyfield e Riddick Bowe seriam esmigalhados por um Iron Mike no seu pico... mesmo o Lennox Lewis chegaria para os dois, creio...
Parece que agora o grande nome é um rapaz russo com 2,10 m, que apareceu já com alguma idade, mas vai com 0 derrotas. Há dúvidas se se trata de um número de circo, como foi o Primo Carnera (mas convém lembrar que o Primo Carnera, um italiano dos anos 30 com cerca de 2 m, foi campeão do mundo - por um ano, mas foi...).

 
At 11:01 da tarde, Blogger José Cavra said...

Anónimo man... um homem que deu 70 Ko's tem que ter o seu valor. Não vejo pq razão dizes q o Primo foi um nº de circo.
Humm.. Bowe e Holyfield foram a par de Lewis os grandes pugilistas dos anos 90.
Talvez o Lewis tenha tido primazia.
Qto ao Iron Mike... sim é verdade no seu auge era mto difícil de segurar.
Sei qual é o pugilista russo a qual te referes, contudo nao me recordo do nome.

 
At 1:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu disse que o Carnera era "um número de circo" porque ele, antes do boxe, trabalhava como gigante num circo... género "anões e gigantes"... antes disso, foi estivador, segundo creio.
Foi por essas que ninguém - sobretudo os americanos - o levou a sério...

 

Enviar um comentário

<< Home