18 julho, 2006

Depois dos Cem...

Estamos na pré-época, os clubes estão a preparar o a próxima temporada, alguns preparando-se para atacar o título e outros para se manterem numa liga que promete ser mais competitiva, com a diminuição dos participantes. Neste Contexto, e tendo em conta que fui referindo ao longo de toda a época passada, que o Sporting estava a passar uma fase de transição e de transformação a todos os níveis, penso que é altura de fazer uma análise ao estado actual das coisas que têm a ver com o meu clube... Penso que é mesmo, uma necessidade! Vamos então, por pontos...

Administração
Devo dizer que, antes das eleições, não estava muito convicto de que Soares Franco seria a melhor alternativa para o Sporting, especialmente, depois de ter perdido a Assembleia Geral que ditou a sua demissão. Confesso, porém, que a sua campanha eleitoral e os seus argumentos me convenceram de que o projecto dele seria o mais benéfico para o clube e parece que a maioria dos sportinguistas também ficaram convencidos...
Realmente, depois de anos de gestões não muito eficientes, o clube precisava de uma figura forte na presidência. Admito que Soares Franco, por vezes, não tem a coragem ou a determinação para criticar e combater certas situações do deporto actual, mas, mesmo assim, considero que a sua (esmagadora) vitória nas eleições foi benéfica para o Sporting. Digo isto, pois só Soares Franco conseguiu reunir uma equipa realmente competente e que conhece bem a realidade do Sporting.
A SAD e a própria Direcção são constituídas por pessoas que me dão, como sportinguista, garantias de resultados, como Moniz Pereira, Tomaz Morais, Carlos Freitas e Ribeiro Teles, por exemplo. A Assembleia Geral está, também em boas mãos, com a presidência de Rogério Alves.
Em suma, penso que todos os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal estão recheados de qualidade e penso que o projecto de Franco tem grandes hipóteses de resultar. Até porque estou completamente de acordo no que toca ao aspecto financeiro... A alienação de património era inevitável e penso que só com os lucros provenientes do futebol se podem manter todas as outras modalidades do SCP.

Futebol
Depois de uma época em que nada se ganhou, devido a todos os acontecimentos característicos dessa mesma fase de transição, Paulo Bento pode, finalmente, implementar de vez o seu sitema e as suas ideias para a equipa de futebol do Sporting. Não nos podemos iludir, o futebol é mesmo o mais importante, nos dias de hoje, pois é o desporto que mais fundos movimenta.
Os patrões de balneário já lá não estão e Bento conseguiu unir o grupo e fomentar o espírito de equipa. Tenho de realçar a forma como as contratações estão a ser feitas, num clima ameno e calmo, sem polémicas e de forma bastante eficiente... Hoje, Paulo Bento dispõe de dois jogadores para quase todas as posições, o que lhe confere alguma confiança, pois tem opções para todas as partes do terreno. A qualidade do plantel é indiscutível e devo aplaudir a inclusão de jogadores das camadas jovens, jogadores esses que, desde Futre, nos têm dado tantas alegrias! O plantel está no bom caminho... A defesa está sólida e o meio campo cada vez mais consistente. No ataque temos Liedson, por isso, nada a dizer! Penso, seriamente, que esta época, o SCP pode lutar pelo título e pela taça, pois tem argumentos para isso. Quanto à Liga dos Campeões, penso que podemos ser uma espécie de outsiders, se passássemos a primeira fase seria excelente, mas a ver vamos, afinal participar já é ganhar, como diria Pierre de Coubertin.

Modalidades
O Sporting, desde sempre, foi um clube eclético em que todas as modalidades são valorizadas. O excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos conferiu ao Sporting um estatuto de grandeza e respeito enorme em Portugal e no Estrangeiro, onde foi sempre digno na representação do nosso país. Mas as modalidades foram, também, afectadas por este período, mas não tão gravemente, afinal, neste ano de centenário foram ganhos imensos títulos e destaco, a dobradinha conquistada no futsal, como é óbvio, modalidade essa que está a ser renovada, mas acredito que os problemas actuais possam ser ultrapassados e a próxima época será recheada de sucessos.

Sócios/Adeptos
Afinal, nós, os sócios e os adeptos é que fazemos o desporto. Somos o tal 12º jogador!
Este ano, penso que o Sporting está a fazer um bom trabalho em prol dos seus apoiantes... A Gamebox promete ser um sucesso (Gilberto, temos de comprar a nossa! Sempre vamos pá superior?), o novo site do SCP está muito bom e a campanha de angariação de sócios está aí. Penso, no entanto que se poderia fazer uma campanha de angariação de sócios mais forte, isto é, apresentar argumentos mais sólidos e fazer algumas sociedades com certas entidades para dotar os sócios de alguns benefícios, tal como está a fazer o FCP. Não quero é que andem aí a vender kits!
Acho que este clima de estabilidade que se viva, hoje, no clube é muito benéfico e os adeptos vão responder da melhor forma apoiando o clube em qualquer estádio ou pavilhão!

Concluindo, penso que o Sporting, devido à sua grandeza, não se pode resumir ao que está a fazer... É certo que, hoje, temos um clube mais forte e estável em todos os aspectos, mas muito mais se pode fazer... Os primeiros passos já foram dados, mas todos nós, sportinguistas, queremos um "clube grande, tão grande como os maiores da Europa!".

PS: Aproveito para felicitar a nossa selecção de hóquei em patins que venceu Andorra (3-0) e Suíça (7-0). Uma campanha, até agora, imaculada. Vamos torcer por uma vitória na quinta feira, seja contra quem for. Já lá vão os tempos em que havia um entusiasmo enorme em volta desta selecção, infelizmente, mas ainda há pessoas que não se esquecem. Temos história... Vamos fazê-la mais uma vez! Força campeões!

6 Comments:

At 12:26 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

Bento, Barbosa e Freitas parecem dar garantias de competência e amor ao clube. Onde anda o Rui Meireles, que abandonou a equipa em Paços de Ferreira? É a prova de que gerir um plantel de futebol é muito diferente de gerir uma empresa qualquer...
Se continuarmos a apostar em figuras católicas acho que temos hipóteses de chegar ao titulo e ficar pelo menos em 3º na fase de grupos da champions.

 
At 11:24 da manhã, Blogger PiKiNiKi said...

Ao nível das GameBox estamos novamente a inovar e este ano realmente a oferta é muito boa e pela primeira vez em alguns anos vejo um esforço para manter os sócios e angariar novos...
Quanto ao site já dei a minha opinião no Sporting100, está melhor, mas esperava muito mais.

 
At 11:36 da tarde, Blogger André S. Machado said...

Realmente, também eu esperava um site melhor, mas, por agora, penso que era necessário, de facto, substituir o antigo, pois já estava ultrapassado.
Sobre as Gamebox e a angariação de sócios... Penso que é positivo que os dirigentes centrem as suas atenções na massa associativa tendo em vista mantê-la e aumentá-la, mas penso que se poderia fazer muito mais nesse aspecto.
Podem dizer que sou exigente, mas não, sou sportinguista, por isso exijo sempre mais! ;)

 
At 4:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Independentemente dos problemas financeiros e do futebol dar mais lucro acho que se deve promover as outras modalidades porque o sporting sempre se caracterizou pelas suas modalidades!

 
At 8:58 da tarde, Blogger pumba no piu piu said...

Excelente post. Concordo totalmente com tudo o que aqui foi escrito!

 
At 1:57 da manhã, Blogger André S. Machado said...

Artur, eu não quero dizer que o Sporting deve esquecer as outras modalidades. Como decerto leu no meu post, eu simplesmente concordo que o futebol deve ser a modalidade mais beneficiada devido ao fluxo financeiro decorrente dessa mesma modalidade. É óbvio que não defendo a extinção de modalidades históricas do clube como o atletismo, o andebol, etc...

 

Enviar um comentário

<< Home