14 julho, 2006

Tour de França 2006

O Comité da Tropa reuniou e decidiu não mais fazer uma cobertura exaustiva das 3 principais voltas do circuíto mundial de ciclismo. Torna-se maçador para vocês, não é?
Neste âmbito, vamos focar-nos somente naquelas etapas onde irão residir os principais focos de interesse. É verdade que falhámos o contra relógio de sábado passado, mas em véspera de final de campeonato do mundo de futebol quem tem pachorra para o ciclismo?
Justiça seja feita ao veterano russo da T-Mobile, Serguey Honchar (36 anos) que venceu o contra-relógio deixando todos os outros favoritos a mais de 1 minuto.
Azevedo saiu bastante penalizado perdendo mais de 3 minutos para o líder. Parece que o nosso Zé ainda tem muito que melhorar nesta especialidade. Pior esteve Levi Leipheimer que teve um dia para esquecer, hipotecando as hipóteses de vencer o Tour.
Com os Pirineus a fizerem a sua primeira (embora que tímida) aparição, um tal de Cyril Dessel da AG2R conquistou a amarela, após fuga a 2 com Juan M. Mercato. O ciclista espanhol foi mais forte sobre a linha de meta. Para o francês o consolo de conquistar as camisolas amarela e dos pontinhos vermelhos.Etapa igualmente marcada pelo apagão do líder da Euskadi, Ivan Maio que se viu forçado a abandonar. Foi a desilusão para os bascos.Depois da desistência de Valverde, vítima de queda á 4ª etapa, as esperanças de nuestros hermanos residem agora em Carlos Sastre, o líder da CSC.

Ontem tivemos uma verdadeira etapa de montanha, onde já se definiu muita coisa. Dennis Menchov foi o vencedor, tendo-se superiorizado a Leifainer e Floyd Landis sobre a linha de mete.Sastre e Cadel Evans perderam cerca de 20 segundos. Kloden o líder da T-Mobile chegou com mais de 1 minuto de atraso e Moureau a 2:30. A Discovery Channel teve um dia para esquecer, com Azevedo a ser o seu melhor homem a mais de 4 minutos. O português chegou na companhia desse grande trepador que é Giuseppe Simoni. Hincapie e Yaroslav Popovich desiludiram.
Apesar de Cyril Dessel estar a somente 8 segundos, a luta pela edição 2006 do Tour de França, parece resumida a 2 homem, Landis (o novo camisola amarela) e Menchov (vencedor da Vuelta 2005).
Talvez Kloden (6º a 2:29) consiga intrometer-se.