23 agosto, 2006

Quem sabe nunca esquece


E prontos, mais cedo ou mais tarde tinha de ser. Ao quarto jogo com a camisola do Standard de Liège, Ricardo Sá Pinto conseguiu a sua primeira expulsão. E, por acaso ou talvez não, foi logo no jogo mais importante da época até agora, aquele que podia dar ao clube belga o acesso à Liga dos Campeões, onde nunca esteve. À hora a que escrevo, ainda não consegui descobrir os motivos para a expulsão, apenas que se deveu a dois amarelos, aos 75 e aos 82 minutos. Na altura o Standard já perdia por 1-2, depois do 2-2 da primeira mão. Altura, portanto, em que todos eram poucos para tentar igualar a eliminatória. Mas, como tem sido uma constante na sua carreira, o velho Ricardo eximiu-se de responsabilidades da pior maneira. Li num site qualquer português que ele tinha feito a assistência para o golo dos belgas. Mentira. Já vi o vídeo e ele limitou-se a saltar sem nexo na área romena, o que iludiu o defesa da casa e permitiu a Jovanovic isolar-se e fazer o golo.

Quem também não esquece é Benni McCarthy, que à segunda jornada já se estreou a marcar pelo Blackburn. Não serviu para mais que um empate frente ao Everton, mas é um bom prenúncio para o que o amigo de Co Adriaanse pode fazer durante a temporada. Depois do que Diego e Hugo Almeida têm vindo a fazer na Alemanha, mais um ex-portista mostra que a gestão de recursos humanos no Dragão também tem alguns podres.

Já que falo de portugueses e ex-portistas no estrangeiro, uma palavrinha para Ricardo Carvalho. Há muito que defendo que o homem é demasiado sobrevalorizado pela Imprensa e adeptos tugas. Esta noite o Chelsea sofreu a segunda derrota em três jogos oficiais na temporada e Ricardo deu um bom contributo. Primeiro fez penalty sobre Yakubu, mas o árbitro foi amigo. Depois adormeceu e permitiu a Pogatetz empatar o jogo. A continuar assim, o Bolo de Arroz, como diria o meu amigo Gilberto, não vai demorar muito a calçar.

8 Comments:

At 12:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É a loucura... Sá Pinto no seu melhor. Afinal, aquela última expulsão no Sporting não era o culminar da sua grande carreira. Com esta expulsão, mostra que ainda tem muito para dar (porrada, pelo menos!!!)

Na minha opinião, Benny era, a par de Liedson, o melhor ponta de lança a actuar no campeonato tuga.

Qto ao Carvalho, ainda não vi o resumo do jogo, mas admito que possa ter enterrado. No entanto, continua a ser o melhor central português (talvez jorge andrade possa ombrear com ele) sem dúvida alguma!

 
At 1:46 da manhã, Blogger José Cavra said...

Faço minhas as palavras do Rika.
Axo q o meu amigo Jorge está a ser muito duro para com Ricardo Carvalho. O homem está a passar por uma fase menos boa, mas continua a ser um dos melhores centrais mundiais.
Amanha, dps de mtas operações ao joelho e alguns casos disciplinares vou voltar.

 
At 10:23 da manhã, Blogger Jota said...

Eu nunca disse que o Carvalho não era o melhor central nacional. Quanto a pertencer ao lote dos melhores do mundo é que tenho sérias dúvidas. A Imprensa e os adeptos lusos entram muito depressa em euforia quando aparece alguém mais talentoso. Passa logo a ser dos melhores do mundo, quando não o melhor na sua posição. Foi assim com Carvalho, com Vítor Baía, com o próprio Jorge Andrade, com Figo, com Rui Costa, etc, etc. E a verdade é que tirando precisamente este Mundial, Portugal nunca esteve entre os melhores do mundo.

Penso seriamente que Carvalho, em comparação com Cannavaro, Thuram, Lúcio, até Terry, comete muitos mais erros decisivos. Recordo que nestes dois anos, cerca de 90% dos penalties cometidos pelo Chelsea foram obra dos tugas, Carvalho e Ferreira. Aliás, como se recordam, Carvalho chegou a perder a titularidade no Chelsea para Gallas, e até veio fazer queixinhas para a Imprensa, levando Mourinho a chamar-lhe de pouco inteligente. A sorte dele foi o Big Jose não confiar no defesa esquerdo e ter de desviar o francês para aí.

 
At 11:44 da manhã, Blogger José Cavra said...

Por falar em defesa esquerdo, o Del Horno foi realmente um grande barrete. Até os génios se enganam.
Jorge, amigo... Figo é (foi) dos melhores do Mundo, Rui Costa idem. Apesar do "maestro" nunca ter chegado ao brilhantismo do "pastilhas".
Qto aos centrais, Terry é possivelmente o central mais decisivo. o rapaz lembra-me Mozer ou Ricardo Gomes nos seus tempos de águia ao peito.
Canavarro e Thuram são fantásticos. Lucio aparece um pouco mais atrás.
Uma palavra para Nesta. Todos o achavam o melhor do Mundo. eu smp o achei banal.

 
At 2:21 da tarde, Blogger Jota said...

Zé, antes de mais bem-vindo das "merecidas férias", como se diz sempre, mesmo que seja mentira. Mas no teu caso acredito que foram mesmo merecidas ;-)

Pois, o Figo foi/é mesmo uma grande figura do futebol mundial. O Rui Costa não chegou claramente ao patamar do Luís. Foi figura de proa numa equipa de segundo plano, mas foi apenas figura de segundo plano numa equipa de proa, em Itália. E na selecção, em 2004 foi artista secundário (apesar dos dois golos) e em 2006 já lá não morava. Portanto, se Figo está lado a lado com os Ronaldos, Ronaldinhos e Zidanes, Rui Costa faz parte do mesmo degrau de Riquelme, Aimar ou Del Piero: muito bons, mas a faltar-lhes qualquer coisa.

Concordo contigo quanto ao Nesta. A malta confunde estilo com classe. Salvas as devidas proporções, faz-me lembrar o meu ex-capitão Beto.

 
At 2:55 da tarde, Blogger José Cavra said...

Isso mesmo. Rui Costa tardou a transferir-se para o Milan. Penso que ficou demasiado tempo em Florença (tal como Paulo Futre no Atlético de Madrid).
Não é um dos deuses do estadio, mas foi um muito bom jogador.
Outro rapaz que nunca entendi o porquê de todo o "alarido" à sua volta foi David Beckham. O rapaz não faz uma finta há mais de 5 anos!
Beto: no início da carreira afigurava-se ali um grande jogador. COmo é apanágio das escolas do Sporting. O rapaz tinha classe, carisma, pinta.
Depois tardou a explosão. Digamos que Beto nunca evoluiu.
COmparo um pouco Beto a Ricardo Rocha ou até mesmo Moreira. Não evoluiram. Ricardo Rocha é hoje o mesmo jogador que era em Braga. Não cresceu.
No oposto Pepe, tornou-se um grande central.

 
At 1:54 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

O Beto não tinha perfil para ser um patrão da defesa. De referir que as suas melhores épocas foram passadas ao lado de centrais de maior experiência. Nos primeiros tempos teve a seu lado Marco Aurélio. Atingiu o topo com André Cruz. Com Polga, o seu rendimento foi muito fraco devido à insegurança transmitida pelo brasileiro, principalmente na era Peseiro.

 
At 2:56 da tarde, Blogger Citizen Erased said...

Realmente, tambem nunca percebi essa de o Carvalho ser dos melhores do mundo. Comparado com Nesta, Canavarro, Thuram, Terry ou ate Gallas (k considero melhor) o homem e pior... e k nem o melhor central portugues e, é o 2 melhor, Jorge Andrade e mais completo k ele... Talvez ainda tenha o penalti com a França atravessado.

 

Enviar um comentário

<< Home