15 setembro, 2006

Noites Europeias


Sporting - A maturidade dos jovens da cantera é impressionante. Uma prova de que a Academia não forma apenas jogadores de futebol: forma homens, acima de tudo. Estou curioso em ver no que vai dar a irreverência de Nani, Moutinho, Veloso e Djaló aliada ao equilíbrio do experiente Paredes. Custódio, o capitão, parece perder margem de manobra no 11 titular. Alecsandro ganha pontos na corrida com Carlos Bueno. Já Abel melhorou na última meia hora da partida com o Inter, mas está longe da melhor forma. Uma vitória na Rússia colocaria os adeptos leoninos a sonhar com uma campanha pelo menos tão boa como a do Benfica na época passada. O empate seria um bom resultado tendo em conta que o Spartak tem Mozart e Fernando Cavenaghi. Se o Inter recuperar como se espera(apesar das confusões na cabeça de Mancini, o Peseiro italiano) e o Bayern continuar demolidor, que venha a Taça Uefa. E desta vez é para levantar o caneco.

Benfica - Fica a nítida sensação de que Fernando Santos preparou a equipa para recuperar do choque do Bessa não sofrendo golos, essencialmente. Paulo "Rambo" Jorge ainda atirou ao poste, mas apesar de criar a tentativa mais flagrante o caudal ofensivo do SLB foi menor que o do Copenhaga. Frente ao Nacional só interessa a vitória, sob pena de Fernando Santos pensar seriamente num regresso à Grécia( o Panathinaikos está a considerar despedir o treinador). O Nacional já perdeu 3 jogos oficiais seguidos. Perder 4 seria um início de época catastrófico para as ambições madeirenses...

Porto - Enquanto Anderson mostra pergaminhos para fazer a cabeça em água a Dunga, o Porto começa a Champions com um empate pelo 4º ano consecutivo. Akinfeev é um guarda-redes seguro à imagem da excelente escola russa; Daniel Carvalho, Dudu e Vagner Love obrigaram o Porto a ter cuidados redobrados lá atrás. O CSKA tem melhor equipa do que quando derrotou Benfica e Sporting. Postiga não tem estofo de Champions League e Adriano ainda se tem de habituar a jogar com clubes mais fortes que um Leiria ou um Amadora. Mas um plantel onde Lucho, Anderson, Paulo Assunção, Ibson e Raúl Meireles são opções para o meio-campo tem de assumir uma forte candidatura aos oitavos-de-final.

Braga - Depois de Hearts e Estrela Vermelha veio o desafio mais difícil: uma equipa italiana. O extremo que Mourinho foi buscar para o Porto devido à lesão de Derlei mostrou velocidade e ajudou os bracarenses a dar um passo de gigante rumo à fase de grupos. Hugo Leal parecia o miúdo que em tempos era apontado como o novo Rui Costa. Este Braga promete e não sei se está limitado ao 4º lugar. Zé do Gol, João Pinto, Marcel, Wender...se há coisa de que Carlos Carvalhal não se pode queixar é de falta de opções.

Nacional - 3 jogos...3 derrotas.Não começa bem Carlos Brito. Falta uma referência de ataque: Chilikov foi relegado para o banco e Serginho Baiano ainda não conseguiu mostrar que sabe desiquilibrar. O futebol romeno está a ameaçar o português nos rankings da UEFA e eliminar o Rapid seia importante. Tudo em aberto na Madeira e cuidado com Moldovan.

Vitória - Os defesas do Vitória tinham a bola e não sabiam como era possível colocá-la no ataque em condições. Uma equipa desorganizada, sem fio de jogo e sem meio-campo. Sandro e Bruno Ribeiro já não são os jogadores de outrora. Hugo fez o que bem sabe e o que o tornou alvo de assobios em Alvalade: passes de morte na direcção da sua baliza. A decisão de deixar Hélio no comando da equipa foi um tiro no pé. Não está minimamente preparado e, surpreendentemente, não parece ter os jogadores do seu lado. A substituição de treinador parece ser o único caminho a seguir. Dramático, quando falamos de um símbolo do clube que se queima no espaço de poucos meses...

3 Comments:

At 7:02 da tarde, Blogger Jota said...

Sporting - Para já, estou a gostar. Na Champions já fizemos mais pontos que na última participação. Nas duas últimas épocas Porto e Benfica apuraram-se com apenas 8 pontos. Se tivermos essa sorte, é possível, mas nem sempre chega. Se vier a UEFA, é um mal que se aguenta. Abel esteve (tem estado) muito mal. Aquele último remate do Ibrahimovic só foi possível porque ele falhou completamente a entrada à bola. Parecia o Ricardo Carvalho frente ao Charlton. Tem cuidado quando dizes que a Academia também forma homens: foi ela que formou o Simão Sabrosa.

Benfica - Se foi um ponto ganho ou dois perdidos só a classificação final irá dizer. Uma coisa é certa, Fernando Santos é um autêntico iceberg no entusiasmo das equipas por ele treinadas. Se alguém for capaz de tirar o tesão ao Zezé Camarinha, é ele.

Porto - Podia e devia ter ganho, mas nada está perdido. Se há dois anos foi possível reverter o fracasso, este ano também é. Mas como bem notaste, há jogadores que parecem não saber a diferença entre defrontar o Estrela ou o Vitória de Setúbal e o CSKA ou qualquer outra equipa média/grande europeia.

Braga - Pelo que vi no resumo, houve alguma sorte e muita amizade arbitral, com dois penalties por marcar contra os minhotos. Na Liga o Braga ainda não convenceu, com duas vitórias felizes. É uma equipa a acompanhar.

Nacional - Vai ter muitas dificuldades em passar. Os romenos estão com uma força incrível e se o Steaua fez aquilo ao Dynamo, o Rapid pode fazer o mesmo ao Nacional, que vai ter de atacar.

Vitória - Nada de surpreendente, depois daquilo que tinha visto deles, nomeadamente na Supertaça. Para mim é o maior candidato à descida, juntamente com o Estrela. Foi pena não ter saído o Sevilha no sorteio, sempre era um final mais digno. Entretanto Hélio Que Ganhou Apelido Sousa já foi corrido. Quem se segue? Álvaro Magalhães?

 
At 9:59 da manhã, Blogger José Cavra said...

Sporting: Sim senhor, gostei de ver. As Estrelas do Inter saíram vulgarizadas do Alvalade XXI.
Caneira fez um grande golo, mas Toldo ficou mal na fotografia.
Antes do jogo o empate teria sido o resultado + lógico, pelo q o SCP ganhou 2 pontos. Se não perderem em Moscovo, pelo menos a UEFA está quase garantida.

Benfica: Uma exibição sem brio nem glória. Numa eliminatória a 2 mãos este empate até se aceitaria, mas não posso dizer o mesmo tratando-se da fase de grupos da champions.
Os dinamarqueses são fraquinhos, pelo que é de temer que o Benfica venha a lamentar estes 2 pontos perdidos.
Num grupo com Celtic e Copenhaga, só a UEFA não chega.

Porto: Não me posso pronunciar só vi 1 minuto do tempo de descontos. Lisandro ainda falhou uma boa oportunidade. O Gr Russo é realmente mto bom. Está ao nível de Buffon, Cech e Dida.
Fiquei com pena de não ter feito zapping entre os 2 jogos, mas quem tem Sport TV é o meu pai... e com ele nem pensar em mudar de canal qdo joga o glorioso.

Braga: Não fosse Porto e Sporting estarem tão fortes e este Braga poderia intrometer-se na luta pelo título.
Defendem muito bem e partem igualmente bem para o ataque. Mostraram pragmatismo italiano. A perder por 2 e com 2 defesas normalmente titulares impedidos de alinhar o Chievo não deve conseguir dar a volta.
Das 3 equipas, o Braga é a única capaz de ir à fase de grupos da UEFA e não descer de divisão.

Nacional: Ainda não vi o resumo da partida.
É sempre inglório sofrer um golo nos descontos da 1ª parte.
1-0 é ingrato, dificil de recuperar, mas o Nacional ainda não hipotecou a passagem.

Setubal: Foram à vida.
Fica o amargo de boca, pq o vitória podia ter marcado por 1 ou 2 vezes na 1ª parte e aí teria sido bem diferente.
A equipa na 2ª parte deu um grande estouro fisico. Marco Tábuas tb não fica isento de culpas nos 2 primeiros golos. Não são frangos, mas podia ter feito mais.
Hélio foi corrido, que fique Carlos Cardoso.

 
At 4:35 da tarde, Blogger Rika said...

Sporting - Das partes que vi confesso que, enquanto benfiquista, começo a ficar preocupado com a maturidade competitiva demonstrada. Acredito em duas vitórias contra os russos e um empate num dos outros 3 jogos. Se será suficiente não sei, mas a continuarem assim a passagem era mais que justa!

Benfica - Para mal dos meus pecados vi o último quarto de hora. Mais valia não ter visto nada! Ok, ainda deu para ver a bola ao poste o que demonstra o péssimo resultado (e exibiçao) que foi. Se Paulo Jorge sem saber como engana mil e um defesas daqueles, uma equipa do benfica minimamente preparada dava 3 nas calmas. Temo que nem para a UEFA consigamos classificar-nos!

Porto - Vi alguns minutos da parte final do jogo o que demonstra bem o quão interessante estava a ser o jogo do benfica. Depois de muitas dúvidas sobre o seu real valor, Anderson começa mesmo a convencer-me... E não é fácil! Com a estrelinha necessária penso que a qualificação não escapará.

Braga - Não vi com muita atenção. Apesar de alguns relatos poderem indiciar um jogo sem grande brilho, o que fica é o resultado e, quer queiramos quer não, ob braga nunca esteve tão bem posicionado para assegurar a fase de grupos!

Nacional - Não vi...

Vitória - Já está... Carlos Cardoso é o senhor que se segue!

 

Enviar um comentário

<< Home