27 setembro, 2006

Um Ano de Ciclismo

Como prometido despedimo-nos do ciclismo em 2006 com os mundiais de Salzburgo, essa bela terra onde o Sporting foi outrora manietado pelo Casino local.
Foi um ano péssimo para esta modalidade que tanto amo.
Tudo parecia bem encaminhado com a vitória convincente de Ivan Basso no Giro e com um J. Ulrich que apesar de ter ido rodar deu-se ao luxo de vencer um exigente contra-relógio.
O Giro ficou marcado negativamente pela queda de Petacchi. O melhor sprinter da actualidade perdeu praticamente toda a época, aparecendo somento na Vuelta onde demonstrou entrar longe da sua melhor forma. Será que em 2007 vamos ter Petacchi ao mais alto nível? Com a idade do ciclista italiano duvido. Arrisco dizer que se perdeu o melhor sprinter que alguma vez vi correr.

Quando todos esperavam um Tour emocionante com grande luta pela vitória entre Basso, Ulrich e Alexandre Vinokourov, o escândalo rebentou.O operação Puerto explodiu como uma bomba, lançando os 3 principais favoritos para fora da competição. Se Ulrich e Basso viram o seu nome envolvido no escândalo, Vino não alinhou à partida devido ao furacão que varreu a equipa Wurt, onde somente 4 atletas não foram afastados. Floyd Landis aproveitou para vencer o seu primeiro Tour, mantendo a hegemonia dos Estados Unidos na principal prova da UCI. Um par de dias após a coroação de Landis nos Campos Elísios, novo escândalo despontou com o norte-americano a acusar substâncias proibídas. À data de hoje não se sabe ainda a quem será atribuída a vitória no Tour, podendo o triunfo sorrir a um tal de Oscar Pereiro. O ciclista espanhol foi 2º atrás de Landis, beneficiando de uma fuga de 30 minutos para se colocar entre os primeiros da geral.

Com a última das 3 grandes voltas, os amantes da modalidade foram presenteados finalmente com grande espectáculo.Vinokourov e Valverde lutaram metro a metro pela vitória na volta do país vizinho, acabando o Cazaque por ser "roubar" ao espanhol a camisola dourada já na última semana de competição, mais concretamente na penúltima etapa de montanha.Valverde foi grande, dando grande luta a um dos 3 melhores ciclistas da actualidade.Foi por pouco, mas o espanhol terá o seu lugar ao sol nos anos vindouros.


Para concluir salutamos os campeões mundiais de 2006. Paolo Bettini na prova em linha e Fabian Cancellara no contra-relógio. A vitória do suiço não sofreu qualquer contestação, uma vez que deixou o 2º classificado, o norte americano Dave Zabriskie, a sensivelmente 1 minuto e meio e Vinokourov a 1 minuto e 49. Aos 25 anos este é o principal título de Fabian.
Quanto a Paolo Betini, o melhor corredor de clássicas da actualidade, bateu sobre a linha de meta a valorosa oposição de Eric Zabel e Valverde. Aos 32 anos Betini, campeão Olímpico em Atenas, é pela 1ª vez campeão mundial.