28 outubro, 2006

Estrelinha


Inspirados pelos erros defensivos da defesa leonina, Porto e Benfica provaram hoje que nenhuma equipa portuguesa tem estaleca para grandes voos além-fronteiras. Se a fragilidade benfiquista dos primeiros 20 minutos foi confrangedora(não conseguiram discutir o jogo), a facilidade dada pela defensiva nortenha à movimentação de Nuno Gomes revela falta de rigor defensivo(o primeiro golo foi uma finalização perfeita de um dos 3 melhores jogadores do plantel encarnado). Jesualdo perdeu o controlo do jogo quando tirou Quaresma e permitiu que Nélson tivesse liberdade para subir e assistir o ponta-de-lança no tento do empate, mas lá está...a estrelinha esteve do seu lado quando o substituto Bruno Moraes, completamente solto de marcação, deu a vitória aos portistas.
Como se viu hoje, este Porto está longe de ser imbatível a nível interno e pode claudicar mesmo após alcançar uma vantagem confortável de golos. Quando a equipa de Lisboa subiu a parada, a pior defesa dos últimos anos da equipa do Dragão abriu buracos por todos os lados. As camisolas azuis-e-brancas pesam...mas para os adversários, sempre excessivamente prudentes.

P.S.: Mais um apontamento negativo para a arbitragem espanhola. Hoje, no Barça-Recreativo, o lance que origina o penalty que dá o primeiro golo aos catalães está ao nível do célebre voo de Karadas, na Luz, frente ao Estoril, ou do voo de Jardel frente ao Benfica, pelo Sporting. Gudjohnsen foi única e exclusivamente traído pela força da gravidade e nunca abalroado pelo defesa do Huelva Mário...

9 Comments:

At 3:33 da tarde, Blogger Jota said...

Concordo com a generalidade da posta.

O Porto, hoje por hoje, é um equipa altamente desequilibrada. Na minha opinião, tem dois sectores fortes: a baliza e o meio-campo. E o meio-campo, se Anderson estiver ausente, funciona a cerca de 50%, como se viu ontem depois dos 25 minutos. E parece que o brasuca já não volta a jogar este ano. A defesa é uma anedota e o ataque também fica aquém do normal. Para consumo interno chega, porque a reverência que os adversários têm pelo FCP isso provoca. E na semana que vem, lá o Porto vem a Setúbal, jogar com o seu adversário mais fácil.

Quanto ao Benfica, mostrou o habitual. Há ali muito menino sobrevalorizado, porque é conhecido o foguetório que a nossa Imprensa faz com qualquer jogador de encarnado (ou cinzento, como em Glasgow). Já te disse, Gilberto, o que pensava de Fonseca, durante o Mundial. Até agora não tem feito mais do confirmar a minha ideia. Claro que depois de até um poncho lhe terem enfiado, os nossos jornais não podem "rasgar" o homem de um momento para o outro. Mas de resto, escolher entre ele e Bueno só com moeda ao ar. Outro caso é Nélson, que até já era melhor que Miguel, ao fim de três chutos na bola de águia ao peito. Ontem esteve ao nível a que nos habituou. A maneira como foi comido pelo Quaresma, depois de antes já ter ido naquela conversa, é de craque... do Salgueiros.

Em resumo, este fim-de-semana mostrou que o FCP é o mais forte candidato (como se esperava) e entre Sporting e Benfica é difícil dizer quem é melhor. O derby, dentro de um mês, vai revelar alguma coisa.

 
At 9:30 da manhã, Blogger José Cavra said...

Ainda agora estou em estado de choque!!!
Dte os 1ºs 45 min o Porto foi bastante superior... pelo menos até ao 2-0. dps o jogo foi equilibrado.
O lance entre Katsuramis e Anderson parece ser um lance normal em q não existiu maldade. Não se pode comparar estes lances às célebres cotoveladas de Paulinho Santos a JVP.
Na 2ª parte o Benfica foi mto superior, mto por culpa da entrada de Nuno Assis e Mantorras.
Qdo se adivinhava o empate ou até mm a vitória do Benfica... eis que surge um golo em mto parecido com o 2º do Beira-mar.
O dedo? aponto-o à defesa encarnada sobretudo ao intocável Luisão. O brasileiro este ano está uma nulidade... ridícula a sua pretação ante um Helder Postiga fraquinho, fraquinho... já para não falar no facto de o rapaz do Celtic ter feito dele gato sapato.
Depois o Porto tem Helton... nós temos o Quim, que não sendo mau não faz a diferença.

 
At 9:33 da manhã, Blogger José Cavra said...

Ah.. Neslon. Numa posta bastante antiga, disse que Nelson não é, não vai ser, nem nunca será melhor dq Miguel.
O lateral do Valência é Gláctico... Nelson é de consumo interno.
Não o condenopor ter sido comido por Quaresma. Quando inspirado o craque do Porto é capaz de partir os rins a qualquer 1.

 
At 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O verdadeiro buraco é o centro da defesa do Benfica. Quanta tremedeira para tirar a bola ao Postiga! Ridículas araras.
O Petit fez uma primeira parte horrível. O Kikin Fonseca está muito longe de cumprir os requisitos mínimos e o Paulo Jorge apresentou-se numa condição física miserável (ninguém estava à espera!).
O Nelson acabou por fazer um jogo positivo, fazendo uma bela segunda parte em aproveitamento da cegueira do professor Jesualdo que permitiu ao cabo-verdiano subir como gosta e (às vezes) sabe. Na meia hora inicial andou aos papéis com o Quaresma, mas pode queixar-se de alguma falta de apoio dos colegas. A chamada “dobra” nunca esteve perto de acontecer. O lance do segundo golo é o exemplo máximo disso.

Simão e Katsoranis, esses sim, sempre em alta, mereciam melhores companhias.


PS - É lamentável o que fizeram ao Anderson. Terá sido premeditado? Eu admito que sim. Depois de um excelente corte do Katsoranis em que desafortunadamente o brasuca se magoou com alguma gravidade, ainda obrigaram o mocinho a correr uns metros no campo e, no final, a ir comemorar junto dos Super-Dragões. Isto tudo sem falar no desastroso primeiro diagnóstico a fazer lembrar o caso Rui Costa. Há que apurar responsabilidades.

 
At 11:35 da manhã, Blogger Jota said...

Porfírio, por uma questão de rigor, o grego chama-se Katsouranis. Ou será Ka(tesoura)nis?

 
At 11:49 da manhã, Blogger Jota said...

Mas falando com seriamente, é arrepiante a falta de competência dos departamentos médicos dos três clubes mais representativos do futebol lusotuga. No tempo do Domingos Gomes, do Bernardo Vasconcelos e do Fernando Ferreira não se passava metade dos casos que acontecem hoje.

 
At 1:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é por uma questão de rigor, é por uma questão de gosto. Eu, pessoalmente na minha opinião pessoal em termos individuais, prefiro Katsoranis. Acho que soa muito melhor.

Quanto a médicos e lesões, há que dizer que o Benfica anda há mais de cinco anos com metade da equipa operacional e a outra metade rePARTIDA entre o "trabalho específico no relvado" e o ginásio.

O Fyssas, por exemplo, nunca se tinha lesionado na carreira até que um dia "treinou com os seus novos colegas no Jamor"...

 
At 2:08 da tarde, Blogger José Cavra said...

Aí está Porfírio.
O problema é mesmo o centro da defesa...
em vez de rodar o anderson e o ricardo rocha... que tal tentar Ricardo rocha e anderson... ou o alcides?

 
At 3:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cavra,

Não é por aí. Acho que a dupla actual é a melhor. O problema está no ritmo de todos os centrais do plantel. Ainda não se terão apercebido que já não estão na Suíça a jogar contra Joões Manuéis Pintos.

Das três, uma:
1 – Ou os matulões ganham forma;
2 – Ou esperamos por Dezembro e o pai natal traz um central (não acredito);
3 – Ou, como diria o 24 Horas, estamos fundidos.

 

Enviar um comentário

<< Home