30 junho, 2006

O Código Da Sporting

Enquanto abençoava a lagartagem, Bento XII virou-se para Carlos Freitas e disse: "Traz-me o gajo dos mandamentos!" (montagem da autoria do visionário Alexi Lilás)


Paulo Bento é, realmente, um génio do futebol moderno. Eu, que já o admirava bastante, fiquei estupefacto por só ter conseguido decifrar a sua estratégia hoje. E realmente não há melhor para contruir um grupo coeso.
As linhas mestras da era "Bentiana" passam por reunir no plantel figuras bíblicas ou com algo ligado à doutrina cristã. E esta tendência afecta todos os sectores do clube de Alvalade. Pode ser algo rebuscado, mas passo a provar, através de uma investigação à moda de Robert Langdon:

- A primeira medida do homem do risco ao meio foi contratar Abel. Ora todos sabemos que o seu irmão, Caim, o matou à pedrada, tornando-se o primeiro homicida da História da Humanidade. Deus aceitou os sacrifícios de Abel e rejeitou os de Caim. Bento também só deu lugar no clube a um dos irmãos. E a razão é simples: se o ex-capitão do Oviedo quisesse alguém violento em campo tinha mantido Sá Pinto no plantel.

- Quanto à gestão do número de guarda-redes no plantel, Ricardo e Rui Patrício estavam confirmados, restando Nélson e Tiago. Um deles tinha de sair. O primeiro foi o 2º guarda-redes mais utilizado ao longo dos últimos 3 anos e é, na minha opinião, mais completo que Tiago( apesar de ser um pé de chumbo). Mas foi Tiago, o apóstolo, que permaneceu.

- Quando foi necessário encontrar um central, e já com um jogador como Enakarhire referenciado, quem foi 1ª opção? Moisés. Para além de uma passagem pelo Cruzeiro e outra pela Rússia, que referências tem este jovem? A autoria dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento e a condução do povo israelita até à Terra Prometida. Nada mais, excepto o facto de ter recebido os 10 mandamentos que o Senhor lhe enviou.

- O jogador mais preponderante do futuro Sporting será João Filipe Iria Santos Moutinho. Já viram melhor sequência de nomes com conotação religiosa num craque da bola???!!! João e Filipe...os nomes próprios são apóstolos; Iria - Cova da Iria, onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos e culminando num singelo e comum Santos, que tem uma correlação óbvia com crenças religiosas.

- As maiores estrelas vindas das escolas leoninas pelas quais os sportinguistas choram hoje dão pelo nome de Simão, discípulo de Cristo sobejamente conhecido, e Quaresma, como que a relembrar aos adeptos do Desporto Rei os 40 dias de JC no deserto. A tendência da Academia de Alcochete para dar ao mundo do futebol referências do Livro Sagrado já vem de há anos atrás, portanto.

- Além disso, o melhor jogador jamais formado em Alvalade, Figo, passou grande parte da sua infância na Cova da Piedade( e que me desculpem as leitoras de nome Piedade, não é nada pessoal, o miúdo não era assim tão precoce). Ora aqui vai o inicio de um excerto de uma famosa oração católica, “A Ladainha de São Bento":


“Senhor, piedade Senhor, piedade.
Cristo, piedade Cristo, piedade.
Senhor, piedade Senhor, piedade.
Cristo, piedade Cristo, piedade.
Cristo, ouvi-nos Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai do céu, tende piedade de nós”

Ora cá está, não foi por acaso que Bento( o nome não é coincidência) apontava a Piedade como o caminho para salvação. Só não se sabia que pelo meio havia, efectivamente, uma cova. E seria mesmo um balão de oxigénio para os cofres do Sporting, se Sousa Cintra tivesse mais neurónios que um cavalo para vender o Pastilhas por um bom preço.

- Paulo Bento envergou, durante grande parte da sua carreira, a dorsal número 17. Será este um sinal de que o sucessor de Bento XVI está encontrado? Acabou a carreira aos 33 anos. Como sabemos o lugar de trinco não implica grande desgaste físico: centrais, trincos e principalmente guarda-redes têm a possibilidade de continuar nos relvados durante mais tempo do que jogadores que ocupem outras posições. Mas Bento não esperou mais do que 33 primaveras. Duas vezes um 3 – o número sagrado da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Mais curioso ainda: Jesus Cristo morreu com...33 anos(obrigado aos nossos atentos leitores por me lembrarem deste facto).

- O principal accionista da OPCA, empresa dirigida por Filipe Soares Franco, é, nada mais nada menos do que o….Banco Espírito Santo. Assim, esqueçam a linha ténue que delimitava a perigosa ligação entre futebol e política. Também na estrutura leonina encontramos personalidades como Espírito Santo Ricciardi.
Até as crenças se ligam ao desporto rei. Porque futebol não é uma religião, futebol é a mesmo A religião...

Por isso não se admirem se em vez de Paredes chegar Abraão...

13 Comments:

At 9:14 da manhã, Blogger Rotura de ligamentos said...

O Marinho que não tenha cuidado contigo, não...

 
At 10:40 da manhã, Blogger Jota said...

Gilberto, é melhor estares atento aos pasquins desportivos nos próximos dias, não me espantaria encontrar um plágio deste trabalho num deles, para encher chouriço. Para quem faz um trabalho sobre o facto de os três guarda-redes do Paços de Ferreira terem nomes começados por "P", isto é um banquete.

 
At 12:07 da tarde, Blogger André S. Machado said...

MEU DEUS! Que Post! Arrisco dizer que este post está entre os três melhores posts de sempre do nosso blog!
Já agora... Para além do 3 ser o número da Santíssima Trindade, reparar que Jesus Cristo morreu com 33 anos! Isto não são coincidências!
Como Sportinguista, e católico, não podia estar mais esperançado para a próxima época! Resta saber se não aparecerá um Judas, mas Sá Pinto já saiu do plantel...

 
At 6:06 da tarde, Blogger SirenaG. said...

Esqueceste-te de uma coisa: 33 anos não é só o número da Santíssima Trindade a dobrar! É que Jesus morreu com 33 anos! A mesma idade com que o Paulo Bento deixou os relvados! Ainda por cima! :)

 
At 7:27 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Obrigado por lembrarem esse facto, Beckenbauer e Miúda. Como investigador sério vou alterar o post.

 
At 12:56 da manhã, Blogger JN said...

Sem sombra de dúvida o post mais bem construido e cómico que eu alguma vez li desde que entrei na blogosfera.

5 estrelas!

 
At 12:59 da manhã, Blogger JN said...

(eu outra vez) se não houver nenhum inconveniente gostaria de mandar este texto por mail á minha curta lista de contactos. No mail deixarei a referencia á vossa página.

Continuação de um bom trabalho.

 
At 3:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estamos aqui no Brasil torcendo por Portugal...

Abraços

 
At 12:19 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Força, amigo JN. Há que alertar família e amigos...afinal o Sporting está a ser levado ao colo por Deus!

 
At 1:05 da tarde, Blogger José Cavra said...

Um dos Posts mais sérios que já li até hoje! Um post digno da pos modernidade do futelogtotal.
Tudo por o Gilberto questionou-se: "pq o moises e nao o Enak?"

 
At 2:38 da tarde, Blogger Politikus said...

Verdade seja dita, o gajo fez milagres no Sporting.... Força Portugal.

 
At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amei...simplesmente! Fenomenal...ò Gilberto andas a perder-te por estas bandas...cuidado com os direitos de autor..

 
At 11:30 da tarde, Blogger Apre said...

Grande Post!!!

Não é bem a ligação futebol Politica, mas futebol-interesses financeiros, que é bem diferente.

 

Enviar um comentário

<< Home