18 junho, 2006

Remodelação

Após o fracasso do Mundial 2002, Portugal conseguiu pôr em práctica uma remodelação ao nível da selecção nacional: a geração de ouro estava a dar as últimas e foram encontradas alternativas para colmatar a saída de jogadores fundamentais. Baia deu lugar a Ricardo, Jorge Andrade aproveitou a reforma de Jorge Costa, Costinha fez esquecer Paulo Bento, Nuno Valente ganhou o lugar a Rui Jorge e Deco substituiu João Pinto. Scolari demonstrou coragem em alguns casos neste processo de renovação e teimosia noutros, mas não temos dúvidas que, tirando o caso do ainda influente capitão Figo(o único da pretérita geração), esta nova fornada de craques nada fica a dever aos seus antecessores.
Parece-me que o principal problema da França é não ter encontrado um conjunto com um valor próximo ao que conquistou o Mundial 98 e Euro 2000. E as pedras fundamentais que restam dessa equipa estão a mostrar não aguentar um final de época extremamente cansativo. Parece que Zidane não vai ter o final de carreira pretendido, Henry não tem ninguém à altura para o acompanhar(Trezeguet não joga porquê?!), Vieira faz o que pode ao lado do estafado Makelélé. A França apresentou, frente à Suiça, 5 jogadores do 11 titular com mais de 30 anos: Barthez(34), Thuram(34), Makelélé(33), Zidane(33) e Wiltord(32). Abidal(26) e Ribery(23) , os mais jovens gauleses, não apresentaram um futebol à altura daquilo que demonstraram no campeonato francês. A equipa da França vai sofrer mudanças radicais após o final do Alemanha 2006: a remodelação que se podia ter feito aos poucos vai ser efectuada de forma abrupta. Depois dos sucessos do passado, parece que nenhum seleccionador tem coragem para pôr de parte as principais figuras da equipa, que se arrastam pelo campo de uma maneira penosa para os adeptos do futebol. E quem contribuiu de forma tão positiva para o "desporto rei" não merece passar por isto.

4 Comments:

At 10:25 da manhã, Blogger Jota said...

Ontem dei-me conta de um pormenor fantástico: a França não ganha um jogo fora do seu país num Mundial desde 1986! Aí derrotou a Bélgica por 4-2, no jogo para o 3º e 4º lugares. Em 1990 e 1994 ficou de fora, em 1998 jogou em casa, em 2002 foi o que se sabe e em 2006 tem sido o que se sabe. Se não conseguirem acabar com esta maldição frente ao Togo merecem ser todos fuzilados. Mas realmente, numa perspectiva de futuro, a França deve ter muitos motivos de preocupação. Os sucessos de 1998 e 2000 não devem ter repetição durante muitos anos.

 
At 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mais um pequeno factóide.
Já repararam no momento em que toca o hino de França? Primeiro, estão os pretinhos todos juntos, depois os branquinhos (os poucos que há...) e depois o Zidane... chama-se a isto "União".
Relativamente ao post - o problema não é o Makelele, é o Vieira... o tipo não pode com uma gata pelo rabo. Nem ele, nem o Thuram.
Parafraseando um senhor que passou por cá, estão "finitos"...

 
At 11:50 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

Eu achei que o Vieira conseguiu estar mais mexido...recuperou algumas bolas e sempre iniciava alguns ataques, juntamente com o Malouda. Parece-me que o Makelele tem uma função mais do tipo do Costinha,que é proteger a dupla de centrais e ser o primeiro a fazer oposição aos avançados.

 
At 11:03 da manhã, Blogger Rotura de ligamentos said...

O Vieira está de rastos, mesmo.

 

Enviar um comentário

<< Home