22 junho, 2006

NBA - Final

Jogo1: Dallas 90 Heat 80
Jason Terry foi o principal obreiro da vitória dos Mavs sobre os Heat no jogo 1 das finais do playoff.
“Jet”, como é carinhosamente chamado pelos adeptos, marcou 32 pontos, pontos, capturou 4 ressaltos e fez 3 roubos. As suas percentagens de “tiro” foram altíssimas com Terry a converter 13 dos 18 lançamentos tentados, dos quais 4 triplos em 7.
Nowitzki contribui com 16 pontos e 10 ressaltos, apesar da fraca percentagem de lançamentos de campo (4 em 14). Josh Howard fez igualmente um duplo-duplo com 10 pontos (3 em 14) e 12 ressaltos
No lado contrário somente Wade (28 pontos, 6 ressaltos e 6 assistências) deu alguma replica.
O’Neil esteve desastrado, falhando os seus primeiros 8 lançamentos livres. Numa final não pode acontecer.
Pela primeira nos playoffs a equipa de Dallas perdeu claramente na luta dos ressaltos, contudo este aspecto de pouco vale, uma vez que os Mavs só permitiram 12 pontos ao adversário no 4º período.
Aos Heat nada mais restou do que voltarem ao Hotel e reflectirem sobre como um jogo que lhes começou tão bem poderá ter acabado tão mal.

“Bem… nós pedimos a volta do verdadeiro Jason Terry. Este Jason Terry faz-nos uma equipa especial porque numa noite como esta onde Josh e Dirk fazem 7 em 28, precisas que poderio ofensivo venha de algum lado. Josh e Dirk normalmente não têm noites como a de hoje. Penso contudo, que nenhuma das equipas jogou o seu melhor basket.”Avery Johnson (treinador de Dallas)

Jogo 2: Dallas 99 Heat 85
Após o jogo 2 podia-se dizer: “Acabou.”
Claro que não acabou, porque as finais da NBA só terminam quando uma equipa atinge 4 vitórias, contudo todas as indicações apontavam nesse sentido, tal foi a facilidade com da vitória dos Mavs.
Miami atirou a toalha logo após o final do 3º período, fazendo descansar os seus melhores jogadores no último quarto.
Liderados por Dirk Nowitzi (26 pontos, 16 ressaltos, 4 assistências e 2 contras), Dallas teve igualmente em Jerry Stackhouse (19 pontos), Josh Howard (15 pontos), Jason Terry (15 pontos) e mesmo em Erick Dampier (6 pontos e 13 ressaltos), contribuições valorosas.
No lado de Miami, Wade foi o único que se apresentou num nível razoável ao obter 23 pontos e a capturar 8 ressaltos.
O’Neil teve possivelmente a sua pior noite como jogador profissional. 5 pontos foi mau demais!

“Respeitamos os nossos adversários. Claro que estamos entusiasmados pelo facto de estarmos aqui (algo pelo qual lutámos durante todo o ano), contudo não somos uma equipa acomodada”.Avery Johnson (Treinador de Dallas)

“Eles fizeram o que tinham que fazer. Todos foram cépticos para connosco, mesmo em Chicago, quando perdemos 2 jogos. O meu sucedeu quando perdemos o primeiro jogo contra New Jersey. Contra Detroit a história repetiu-se, mesmo quando liderávamos as séries por 3-1.”Pat Riley (Treinador de Miami)

Jogo 3: Miami 98 Dallas 96
Gary Payton foi o herói ao desfazer a igualdade a 9 segundos do final.
Depois Nowitzki falhou um lance livre que poderia voltar a empatar a partida. Wade marcou mais um lance livre e ainda roubou a bola, não permitindo o último lançamento ao adversário.
Estes 2 lançamentos, um marcado e outro falhado viriam a mudar o rumo das séries, que pareciam perdidas para os Heat.
Foi o 2-1 e não o 3-0. Jamais nenhuma equipa virou um 3-0 e também não seria agora.
Quando todos no pavilhão já pareciam resignados, um score final de 22-7 salvou a época de Miami.
Payton marcou o cesto decisivo, contudo foi Wade a grande estrela para partida ao marcar 42 pontos, aos quais juntos 13 ressaltos.

“Os deuses do basketball foram bons para connosco, é tudo o que posso dizer”Pat Riley (Treinador de Miami).

“Agora temos series. Agora estamos numa luta de cães, realmente”Dirk Nowitzki (Dallas)
“Relaxamos. Nós sabíamos o que fazer, tínhamos 13 pontos de vantagem e precisávamos de defender, contudo relaxamos”Josh Howard (Dallas)

Jogo 4: Miami 98 Dallas 74
Miami jogou pela 1ª vez bem nestas series.
Com a sua principal estrela a obter 36 pontos (24 na primeira parte) e forçando Nowitzki a uma noite péssima, os Heat dominaram por completo a partida.
Dirk fez 16 pontos, quase todos marcados da linha de lance livre. As suas percentagens de tiros de campo (2 em 14) apenas poderão ser equiparadas às de Josh Howard (1 em 8).
Realce para os 7 pontos logrados por Dallas no 4º período, um recorde negativo.
O espectáculo de Miami poderia contudo, ficar estragado muito por culpa de uma falta flagrante cometida por Jerry Stackhouse sobre Shaq. O’Neil (17 pontos). Foi num lance de superioridade numérica na sequência de um contra-ataque. Jason “The White Chocolate” assistiu Shaq. que se preparava para afundar. Jerry Stackhouse carregou violentamente o gigante que caiu desamparado. O jogador de Dallas deveria ter sido expulso, contudo acabou mais tarde por ser suspenso do jogo 5.

“Foi em dúvida o nosso melhor jogo nestas séries. A nossa defesa foi muito activa”Pat Riley (Treinador de Miami)

Jogo 5 Miami 101 Dallas 100 (após prolongamento)
O ano passado foi Robert Horry que decidiu sobre o apito, marcando o cesto que permitiu aos San António Spurs levar de vencida os Detroit Pistons.
Desta vez, coube a Dwayne Wade marcar com 1.9 segundos para jogar.
O final foi polémico com Josh Howard a cometer um erro crítico ao pedir o desconto de tempo final entre os 2 lances livres finais que permitiram a Wade vencer a partida.
“Josh Howard dirigiu-se a Joe DeRosa (ábitro) e não uma, mas 2 vezes, pediu o desconto de tempo.” – (José Crawford – árbitro principal)
“Se ele diz isso, ok é a palavra dele. Eu sei que não pedi desconto de tempo a ninguém. Só fiz um sinal para o treinador” – (Josh Howard – Dallas)
Wade foi o melhor nos locais com 43 pontos. O’Neil ajudou com 18 pontos e 12 ressaltos.
No lado de Dallas, Jason Terry marcou 35, Josh Howard 25 e Nowitzki 20.
Nas 24 vezes que as séries estiverem empatadas a 2-2, o vencedor do jogo 5 venceu o campeonato.

Jogo 6: Dallas 92 Miami 95
Dwayne Wade foi o grande protagonista desta vitória, contribuindo com 36 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências.
Na sua 3ª época como profissional o base atirador, foi eleito MVP da final tendo alcançado a excelente media de 36,6 pontos por jogo.
Com o Shaq, novamente longe do seu melhor, o veterano Alonzo Mouring teve uma prestação meritória com 14 pontos e 6 ressaltos em 14 minutos. “Zo” foi o suplente ideal quando O’Neil se carregou com faltas.
Nos Mavs, Nowitzki foi o líder com 29 pontos e 15 ressaltos. Terry com 16 pontos, Howard com 14 pontos e 12 ressaltos e os suplentes Jerry Stackhouse e Marquis Daniels com 12 pontos cada, deram um forte auxílio à super-estrela alemã.
Os Heat fizeram valer o conjunto para alcançar a vitória nos momentos finais da partida.
Fundados em 1988, Miami é primeira vez no seu historial campeão da NBA.
O treinador Pat Riley conquistou o seu 5º título, sendo juntamente com Phil Jackson, o único treinador a ser campeão com 2 equipas diferentes (L.A. Lakers e Miami Heat).
O veterano Shaquile O’Neil, conquistou o seu 4º anel de campeão, depois dos 3 títulos alcançados em L.A. No curriculum do poderoso posto, constam ainda 2 finais perdidas. Uma logo no seu 2º ano como profissional ao serviço dos Orlando Magic e outra mais recente ao serviço dos Lakers.
Depois de Boston em 1969 e Portland em 1977, Miami foi a 3ª equipa a conseguir virar um 2-0 na final.