06 novembro, 2006

Normal e Anormal


- Jogo imprevisível em Setúbal: ninguém podia dizer se o Porto ia ganhar por 2 golos de diferença ou mais. Com a vida cada vez mais facilitada no Sado, não se compreende a razão pela qual o VFC não faltou ao jogo. Perdia na mesma por 3-0 e poupava os "craques" para Aveiro. É por isto que o balneário se revolta, mister Toni, falta de visão estratégica. Aliás, acho que só por um acaso os sadinos conseguirão roubar pontos a equipas do topo da tabela.

- Num jogo que o "imparcial" jornalista do Sportugal Bruno Pires (aquele que viu uma exibição vergonhosa do Sporting frente ao Inter na partida de apresentação) classifica como "muito estranho", o Sporting teve a sorte que tinha faltado nos últimos jogos. O Braga não foi atrevido mas os leões estiveram organizados. Se tudo correr como esperado, Alecsandro fica e Bueno(será assim tão mau?!) volta para França. O brasileiro marcou um golo em que só as míticas imagens virtuais do Domingo Desportivo podem descortinar com clareza se a bola entrou ou não. Bruno Pires, a minha grande referência, é peremptório ao afirmar que a bola não entrou. No meio-campo, Farnerud é menos entusiasmante que Martins mas muito mais prático.

- Encontro normal na Luz, com uma excelente jogada no golo de Petit. Com visitas a Braga e Alvalade no próximo mês, será possível ver claramente o que vale este Benfica, acusado de vencer os pequenos e perder com os grandes.

- Na sua vigésima época à frente do Manchester, Ferguson tem a sua primeira grande oportunidade de roubar um campeonato a Mourinho. Acredito que assim que Ballack, Lampard, Makelelé, Sheva, Robben e Cª se entenderem na perfeição ninguém os poderá parar. Será de todo anormal que o melhor treinador do mundo tenha o seu primeiro desaire(ou seja, não ganhe a Premier League pela 1ª vez) com o melhor plantel do mundo. Para quem vence a Champions com o Derlei, o Maciel, o Costinha e o Ricardo Costa e não tem por cenário o Football Manager, tal seria mesmo caricato. No caso do Chelsea não atingir o seu potencial esta época, a saída de algumas estrelas vai ser inevitável.

14 Comments:

At 10:27 da manhã, Blogger Jota said...

- Os jogos entre V. Setúbal e FCP, principalmente os do Bonfim, já fazem parte do imaginário do futebol luso. Se eu fosse portista, assim que fosse sorteado o campeonato iria logo ver quando jogaria contra o Vitória. Para o Dragão, é a chamada jornada de descanso.

- Bruno Pires é o homem que agora entrou em campanha contra o "futebol resultadista" de Paulo Bento, mas que tem como treinadores favoritos Scolari, Mourinho, Capello e Lippi. A sua coerência diz tudo dele. Quanto ao jogo de ontem, foi mais fácil do que poderíamos esperar e não nos podemos queixar da sorte.

- Não vi nada do Benfica-Beira Mar. Nem sei como jogou o mítico Buba.

- Pelo que tenho visto, o Manchester está com um ritmo formidável. Tudo aponta para que este seja a Premier League mais emocionante dos últimos três anos. Se o Chelsea não for campeão e não ganhar finalmente a Champions, não sei se serão as vedetas a sair. Talvez seja mesmo o Special One a ir conhecer outros ambientes.

 
At 11:16 da manhã, Blogger José Cavra said...

- O Setúbal (o Belenenses tb) é daquelas equipas irritantes que come a relva qdo joga contra o Benfica e o SCP e estende a passadeira qdo enfrenta o Porto.
Daí ser uma das equipas q mais quero ver na 2ª divisão.

- Bruno Pires: não posso opinar pq não conheço o homem.

- Benfica vs Beira Mar: só vi a 2ª parte e valeu mesmo a pena. O Benfica entrou mto forte. A equipa está a melhorar bastante. Pena o mau início de época em que perdemos 5 pontos de maneira estúpida.
O Buba fez uma exibição normal... acabou expulso.

- O sucesso do Mourinho está a fazer azia a mto boa gente. Não entendo as críticas ao homem a quando dos festejos em Barcelona! QUe dizer dos protestos do Rijchard?
Acredito q o Chelsea seja novamente campeão, a não ser que as arbitragens ridículas em prejuízo dos Blues continuem.
Assim nem Mourinho... nem Deus.

 
At 12:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não vi nada do jogo de Setúbal, mas, pelo que li e ouvi, houve Porto de qualidade contra um Setúbal fraco.

O jogo de Alvalade foi um bocejo salvo por dois auto-golos (o primeiro foi genial) e pela troca de galhardetes entre o Paulo Santos e as claques do Sporting. Nada de grave.

Na luz, esperando a vitória, esperava um pouco mais do Beira-Mar e um pouco menos do Benfica. Assim não aconteceu e o Benfica venceu com toda a justiça.

O Manchester parece estar fortíssimo,sim senhor, mas cheira-me que o Chelsea resolverá sem problemas o campeonato a seu favor.
Já não há é paciência para as guerrinhas do Mourinho com a Catalunha e da Catalunha com o Mourinho, para os nervos dos treinadores – Mourinho e Rijkaard - para as queixas de ambos em relação à arbitragem, em suma, para jogos entre Chelsea e Barcelona. “Rá Rega”.

A maior seca está, no entanto, a caminho: a selezão nazional zzzzzz em confronto com mais um poderoso Azzzzerbeijão ou Cazzzzzaquistão dezzzta vida. Que sono!
Que ninguém, de nenhum clube, se magoe. (Acordei numa de bons pensamentos)


Ps: Tive hoje a paciência rara de ler o artigo do MST na Bola. Tivesse eu juízo e ter-me-ia poupado à leitura de uma página meio miseravel, na qual que se critica, entre outros seres, os adeptos benfiquistas que no domingo assobiaram o Mário Jardel.
Três ou sete notas sobre isso:
- os assobios ao Jardel são uma coisa naturalíssima;
- os assobios, voluntária ou involuntariamente, homenageiam o brasileiro, traduzindo o reconhecimento colectivo dos danos que a sua tremenda categoria causou ao Benfica;
- quem faz disto um caso grave não percebe(nem gosta) de futebol;
- o MST, perante a possibilidade de Jardel vir a jogar no Benfica, propôs, em 2000, que o avançado recebesse um saco de moedas na cabeça quando de vermelho vestido fosse jogar às Antas;
- a memória é uma coisa lixada;
- a coerência é impossível na alma perturbada de um adepto, mas haja um mínimo de decoro.

 
At 2:09 da tarde, Blogger Jota said...

Estranhamente, ou talvez não, só tive a noção de que ia haver jogo de selecção ontem, quando, depois do jogo do Sporting, ouvi na rádio que o Caneira estava em dúvida para o encontro da equipa de todos vós. Para qualquer adepto do futebol a sério (chamem-lhe futebol capitalista se quiserem) é exasperante estas interrupções para estes jogos inúteis que não servem para mais do que acordar os adeptos do futebol folclórico. E, se não houver travão a isto, a tendência é para piorar. Gibraltar já está na fila de espera para entrar na UEFA. Quem se seguirá: Kosovo, Catalunha, Córsega, Saarland, Vaticano, Alto Alentejo? Temo muito pelo futuro do futebol. Vale que depois disto só volto a ser interrompido em Março. O pior é que esse é também o período de interrupção das competições europeias.

Em relação ao MST, sabes a minha opinião. A Comunicação Social portuguesa vive muito (demais) de cronistas, colunistas, opinion makers ou (como prefiro dizer), bojardeiros. E são esses que ganham balúrdios, não a maior parte dos jornalistas. E muitos desses bojardeiros nem sequer estão qualificados para comentar o que comentam. E depois comentam sobre tudo, como é o caso de MST. MST, curiosamente, especialmente no que respeita ao futebol utiliza um estilo blogueiro, ele que agora quer exterminar os blogs. Eu não pretendo ser isento nem coerente, mas eu escrevo num blog com cerca de 100 visitas diárias e não recebo um tusto por isso. O MST escreve num jornal com mais de 100 mil exemplares por dia e de certeza que não fica angustiado com a retribuição financeira. Tal como no futebol, na Comunicação Social também há um Sistema bem implantado. E são sempre os mesmos que dele beneficiam.

 
At 2:27 da tarde, Blogger José Cavra said...

MST: Irrita-me! Sinceramente acho-me com mais credibilidade dq ele para opinar sobre futebol.
Facciosismo, desconhecimento de causa... é o que encontramos nas crónicas do MST.

 
At 2:36 da tarde, Blogger José Cavra said...

Hum... veneno!
Não acho normal o Yanick Djaló não ter sido expulso ontem após aquela entrada sobre o Paulo Santos.

Tb é anormal os cartões perdoados aos jogadores do FCp após protestos...

 
At 3:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

- Não há pachorra para a selecção do joelhinho do Jorge Andrade, do giraço Cristiano dito Rónaldo, do Daniel Oliveira dito jornalista da RTP.
Vá lá que o Pauleta fechou a loja. Sempre é menos um filão jornaleiro.
Que ardam todas as bandeirinhas portuguesas made in china. Daqui vejo uma.

- O Djaló deu-lhe bem, sim senhor, mas o Paulo Santos passou-se por completo, sendo que no final do jogo se virou para o público aplaudindo-o serenamente, como que dizendo “Pronto, malta, já acabou, desculpem lá qualquer coisinha, mas aqui o “maluco dos calções” adora estas coisas”. Na flash-interview o GR não teve problemas em confessar que tinha exagerado um pouco e que aquela troca de mimos servira apenas para quebrar alguma monotonia do jogo. Um registo diferente que se assinala.

- O próprio Jardel também reagiu com bom poder de encaixe aos assobios. Primeiro no campo com beijos, depois com piada: “Os assobios são normais. Fiz aqui muitos golos pelo Porto e pelo Sporting e quem sabe se um dia ainda não me vão aplaudir. Quem sabe se um dia não jogo no Benfica. Quero dar o passo de jogar num grande”.
O sonho comanda a vida.

 
At 4:21 da tarde, Blogger José Cavra said...

Eu adorei qdo o comentador da TVI disse q o Paulo Santos exagerou qdo se rebolou no chão... e que apenas o tinha feito para "esconder" um suposto penalty. Lindo!

Por acaso a selecção irrita-me. Não há o "romantismo" dos clubes. A selecção é o clube das gajas e dos gajos que não gostam de futebol.
Fico doido qdo em conversa alguém diz esta preciosidade : "eu não gosto de futebol, só vejo qdo é a selecção."

 
At 4:38 da tarde, Blogger Jota said...

Reparei agora que a Bolha dedica duas páginas da edição de hoje a uma finta de Piccoli frente ao Beira-Mar. Como eu não vi o jogo pergunto aos meus colegas se foi realmente a oitava maravilha do mundo.

Isto trouxe-me à memória o Sporting-Benfica do ano passado em que, apesar da vitória leonina por 2-1, muitos benfiquistas ficaram em delírio devido a uma cueca do Mantorras ao Paíto. Tal como alguns sportinguistas não esquecem a rata do mesmo Paíto ao Luisão num jogo de taça. Cá por mim preferia ter ganho o jogo, mas eu tenho gostos excêntricos.

 
At 8:43 da tarde, Blogger Mats Jagunço said...

Jorge... A finta do Micolli foi mesmo linda. Claro que é daquelas que sai uma vez na vida e que se saísse mal não havia problema porque já estava dois zero. Obviamente que não merecia 2 páginas de destaque (foi na bola ou no record? é que no record tb vem...), mas foi tão irritante para o defesa que este para se vingar não deixou que fosse o Micolli a marcar o 3º... Marcou ele próprio!!!

 
At 8:54 da tarde, Blogger Mats Jagunço said...

Relativamente ao Setúbal, continua a ser o jogo mais fácil da época para o Porto (talvez só comparável ao jogo com a equipa B).

Em relação à selecção, continuo a achar que se deveriam criar duas (ou até mais) divisões. Isto permitiria várias coisas: primeiro, diminuía o número de jogos; ao mesmo tempo, a competitivade (e motivação dos jogadores para) desses jogos aumentaria bastante; depois, quem sabe, permitiria a realização de fases finais (com todas as vantagens inerentes ao negócio futebol) com maior regularidade... de 2 em dois anos, por exemplo. Mas isto são devaneios de um louco que não vem do futebol...

 
At 9:00 da tarde, Blogger Mats Jagunço said...

Em relação ao nosso Special One, confesso que não vi o jogo para o campeonato, mas pelo que li e ouvi parece que foi mesmo uma arbitragem habilidosa... Sei que a vontade de o verem derrogado para o criticarem como nunca é muita, mas assim não meus senhores. De qualquer forma, acredito que nem assim vão ser capazes. Vi o jogo com o Barça e acredito piamente que este ano o Chelsea está mais forte que nos outros anos. É uma equipa mais equilibrada entre quem entra e sai... E acredito que Sheva vai acordar... Os inimigos que tenham medo... Tenham muito medo!!!

 
At 8:28 da manhã, Blogger José Cavra said...

Não vi a dita finta do Micoli, mas parece q o rapaz jogou muito bem.

Mats já postavas, não?

 
At 10:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://youtube.com/watch?v=8xOR95lT4ho

 

Enviar um comentário

<< Home