28 maio, 2006

Classe alta ou apenas média?

Com os três golos ontem marcados à frágil selecção de Cabo Verde, Pedro Pauleta distanciou-se ainda mais enquanto melhor marcador da história da selecção portuguesa. O avançado açoriano soma já 46 golos (em 81 jogos), mais cinco que o segundo classificado, Eusébio. Mas será Pauleta o melhor ponta-de-lança português de sempre ou apenas um bom goleador, que teve a sorte de jogar na altura certa?

Analisando os 46 golos marcados pelo jogador do PSG, conclui-se que quase metade, 22, foram marcados em jogos particulares, num total de 42 disputados por Pauleta. Outros 21 golos foram apontados em jogos de apuramento para Mundiais e Europeus, num total de 30 realizados pelo avançado. Pauleta marcou apenas 3 golos em fases finais de grandes competições, nas quais já realizou 9 jogos. E esses três golos foram marcados num só jogo, frente à Polónia, no Mundial 2002. O que significa que Pauleta ficou em branco nos restantes oito jogos que realizou nessas provas.

Mas os golos do “Açor” podem ser analisados de outra forma, isto é, consoante os adversários a que foram marcados. Dessa forma conclui-se que, dos 46 golos que Pauleta marcou, apenas 4 foram nas balizas de grandes potências mundiais: Holanda (2), Brasil (1) e Inglaterra (1), sendo que os dois últimos foram em jogos particulares. Depois temos 11 golos apontados a equipas de nível médio: Polónia (3), Escócia (2), Tunísia (1), Noruega (1), Grécia (1), Suécia (1), Rússia (1) e Croácia (1). Os restantes 31 golos, isto é, um terço dos apontados por Pauleta de vermelho e verde (agora apenas de vermelho, sabe-se lá porquê), tiveram como vítimas equipas para quem a bola, se não é quadrada, também não é propriamente redonda: Kuwait (4), Luxemburgo (4), Andorra (3), Chipre (3), Letónia (3), Cabo Verde (3), Azerbaijão (2), Lituânia (2), Estónia (2), Liechtenstein (2), China (1), Albânia (1) e Canadá (1).

A juntar a isto temos os números de Pauleta nas ligas. Em Espanha, o açoriano jogou três épocas na I Liga (um ano no Salamanca e dois no Corunha). Naquele que é o campeonato mais forte da Europa, Pauleta fez 33 golos em 92 jogos, uma média de 0,35 golos por jogo. Em França, na liga que está em quarto lugar no ranking da UEFA, a prestação do avançado melhorou. Em seis anos (três no Bordéus e três no Paris Saint-Germain), Pauleta marcou 118 golos em 206 jogos, o que dá uma média de 0,57 por jogo. O avançado tem no seu palmarés um campeonato espanhol, duas Taças de França e uma Taça da Liga francesa, além de ter sido duas vezes melhor marcador do campeonato gaulês. Mas na verdade nunca conseguiu jogar num gigante europeu. A prova disso é que apenas uma vez participou na Liga dos Campeões, em 2004/05, ao serviço do PSG. E não foi muito bem sucedido: o PSG ficou em último no grupo e, em seis jogos, Pauleta só marcou um golo, curiosamente ao FC Porto.

Com todos estes números, o que se pode dizer da real valia de Pauleta? É um goleador de nível mundial na actualidade e do melhor que Portugal já teve? Ou é apenas um avançado de bom nível, como outros que já houve no nosso país, mas que foi favorecido pelas circunstâncias (nomeadamente o aumento do número de jogos da selecção, devido ao surgimento de muitos e pequenos países por essa Europa fora)? Responda quem souber. Uma coisa é certa: na Alemanha Pauleta deverá ter a última oportunidade de se mostrar num grande palco. Vai finalmente aproveitar ou vai novamente falhar?

23 Comments:

At 1:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ponto 1 - Ainda bem que há um Pauleta, porque se não houvesse, não sei onde andaríamos...

Ponto 2 - E que tal uma outra análise estatística? Desde que Pauleta é titular, a quantas fases finais de grandes competições Portugal acedeu? E antes de Pauleta? E quem marcou os golitos que levaram a essas competições?Pauleta marcou pouco nas fases finais - e Portugal marcou muito, foi?

Ponto 3 - As alternativas são (alguma vez foram) melhores?

Ponto 4 - Na história da selecção, Portugal só jogou com equipas fantásticas, para que os restantes goleadores marcassem tão pouco?

Ponto 5 - Não querendo comparar Pauleta com Eusébio (era absurdo),
gostaria só de recordar que Eusébio marcava penalties na selecção. Pauleta não marca, logo a diferença real é capaz de ser bem superior.

Ponto 6 - O maior de todos os tempos foi Peyroteo, mas nesse tempo a selecção era fraquinha...

 
At 3:12 da tarde, Blogger Jota said...

Ponto 1 - Longe de mim desprezar essa unanimidade nacional que é Pauleta, que até me parece um gajo porreiro, dentro da boçalidade da maior parte dos futeboleiros. Esperemos que ele no Mundial faça o que não fez nas provas anteriores.

Ponto 2 - É verdade que nos últimos anos Portugal tem ido a mais fases finais do que antes. O que se justifica pelo número cada vez maior de participantes nessas fases finais. Mal seria se entre as 32 melhores equipas do mundo e as 16 da Europa Portugal não estivesse lá. Até porque adversários fortes como URSS, Jugoslávia e Checoslováquia já não existem.

Ponto 3 - Eu não disse que havia melhores alternativas a Pauleta. No entanto, recordo que tanto Nuno Gomes como Hélder Postiga marcam, em média, mais golos na selecção do que nos seus clubes. Não quererá isso dizer alguma coisa?

Ponto 4 - Na antiguidade Portugal defrontou equipas fracas, é verdade. Mas quem se lembrar de um grupo em que Portugal tivesse defrontado Letónia, Estónia, Liechtenstein e Luxemburgo que atire a primeira pedra.

Ponto 5 - Não comparei Pauleta com Eusébio, até porque o açoriano já tem bastantes mais jogos realizados que o moçambicano.

Ponto 6 - Também concordo que Peyroteo foi o maior de todos os tempos. A selecção não era exactamente fraquinha, mas claramente não se podia medir com os melhores. A experiência internacional deixava muito a desejar.

 
At 3:22 da tarde, Blogger José Cavra said...

O anónimo lixou-nos. digo lixou-nos pq eu próprio partilho da tua opinião, jorge.
Nuno gomes por exemplo tem 20 e tal golos e pouco joga. muitos deles foram tb marcados contra equipas de pouca nomeada.
contudo o rapaz do benfica marca tb nas competições importantes, ao contrário do Açor.
Tou a gostar de ver a vossa troca de coments...

 
At 3:24 da tarde, Blogger José Cavra said...

Peyroteo o maior de todos os tempos? Lagartos...

 
At 3:44 da tarde, Blogger Jota said...

Todos os números do Peyroteo indicam que foi um ponta-de-lança único, não só a nível nacional, como mundial. Como já referi em post anterior, marcou 331 golos em 197 jogos de campeonato. A média de 1,68 é a maior em todo o mundo. Nos 12 campeonatos que disputou pelo Sporting só num teve uma média inferior a um golo por jogo. Na selecção fez 20 jogos e marcou entre 13 a 15 golos (já vi registos que apontam 13, 14 e 15). De qualquer forma tem uma média bem superior a meio golo por jogo, numa altura em que a selecção não ganhava tantos jogos como hoje. Podem argumentar que eram outros tempos. Tudo bem, mas então porque é que mais ninguém atingiu os números dele? Ah, e não marcava penalties. Não tenhas dúvidas, fosse ele da Instituição e outro destaque teria no historial do futebol tuga.

 
At 5:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pauleta é um excelente jogador um profissional.....não amador!

http://cantoazulaosul.blogspot.com/2006/05/presidente-do-lixa-abre-boca-no-caso.html

Vejam como isto vai..o presidente do Lixa abriu a boca..no caso mateus!

Abraço amigos e Força Portugal!

 
At 6:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desculpem, mas tenho de voltar à carga, até porque os argumentos do Sr. Kataklinsmann (já agora, parabéns. O nick é genial, e não me pareça que fuja à verdade. Cheira-me que a performance da Alemanha no Mundial vai ser um verdadeiro cataclismo...) não me convencem minimamente.
Não gosta do rapaz, simplesmente.

Diga lá sinceramente se preferia ver a Amélia Gomes (de hoje... eu não falo do Europeu de 2000) isolada na linha de ataque nacional. Parafraseando um conhecido escroque do futebol português "Vamos ser sérios!!!"
Já sem falar do simpático Postigo, que até marca uns golitos, mas que ninuém no seu juízo perfeito arriscaria a colocar a titular...
Resumindo - "marcam na selecção mais do que nos respectivos clubes" quer dizer que marcam 7-8 golos por época? Se calhar, era melhor jogar sem avançados...

Não gostam do Pauleta? Vão ter de o gramar... porque não há alternativas!!! E ele vai durar enquanto quiser, porque não se vislumbram outros competidores.

Digam o que quiserem, mas o Pauleta é a melhor coisinha que apareceu desde o Jordão, Manuel Fernandes e o bi-bota nandinho (já agora, uma perfeita desgraça todos estes grandes avançados terem sido contemporâneos... só um deles dava um jeitaço)

 
At 7:18 da tarde, Blogger Jota said...

Caro anónimo, em primeiro lugar gostaria de sugerir que arranjasse um nick qualquer. Só para evitar confundi-lo com outros anónimos que vão aparecendo. E, no fundo, anónimos somos todos.

Onde é que eu disse que não gostava do Pauleta? Em lado nenhum, limitei-me a analisar o rendimento do rapaz consoante os golos que marca. E a verdade é que os números (não eu), dizem que ele tem um belo rendimento nos jogos com equipas de vão de escada e apaga-se nos grandes jogos e nas grandes competições. Quem pode dizer que isto é mentira?

Claro que nesta altura é o melhor que se pode arranjar, quem sou eu para dizer que não? E quando vejo o que aí vem, com base nas selecções jovens, tão cedo não teremos um ponta-de-lança a sério. Aliás, você acaba por me dar razão quando diz que Jordão, Manuel Fernandes ou Gomes davam um jeitaço. Se é verdade que Figo, Ronaldo e Deco podem ser comparados aos melhores do mundo na sua posição, Pauleta não o pode, claramente.

Quanto ao cataclismo da Alemanha, não esteja tão confiante. Nem em 1954, nem em 1974, nem em 1990, a Nationalmannschaft era favorita e sabe-se como acabaram esses Mundiais. Se há coisa que aquele povo sabe fazer é renascer das cinzas, e não só no futebol.

 
At 7:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Katalinsmann

Fique na sua, que eu fico na minha... é o melhor que temos, logo não vale a pena deitar o homem a baixo.
Como vamos chegar com Angola, Irão e México, tudo equipas de 2º e 3º escalão, pela sua lógica o ciclone arrisca-se a 3 hat-tricks...

Sobre a Alemanha - mera coincidência. Há um artigo brilhante sobre a selecção alemã no Finantial Times online. Veja no weekend suplement (depressa, que depois é só para assinantes) que explica o sucesso alemão, mas que prevê o seu fracasso futuro.

Sobre o nick, é só ignorância técnica (que aliás não me permite indicar um link directo para o tal artigo). Sou um mero autodidacta destas coisas, e não tenho pachorra para passar para um nível mais profissional.
Haverá que convir, no entanto, que há anónimos e anónimos. O estilo, como o algodão, raramente engana...

 
At 10:55 da manhã, Blogger Jota said...

Caro anónimo, como deve ter reparado nós não somos um jornal desportivo, mas sim um blog onde temos liberdade para escrever o que pensamos. Os jornais, como sabemos, tentam transformar em ídolos gajos que dão três toques seguidos numa bola. Eu prefiro seguir outro caminho e se for preciso pôr a nú as deficiências de ídolos, que razão tenho para não o fazer? Se isto é "deitar abaixo", paciência. Mas, com sorte, o Pauleta nem sequer é leitor deste blog e não fica afectado psicologicamente. Também o Sá Pinto não deve ler os meus escritos. Pelo menos, não tenho sido agredido nos últimos tempos.

Infelizmente não consegui encontrar o artigo no Financial Times que me recomendou. É pena, gostaria mesmo de ler que futuro um jornal económico prevê para a Nationalmannschaft. Se conseguir meter o link aqui, agradeço-lhe.

 
At 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No que toca a golos ("essa coisa", como diria qualquer balneário Jaimepachequiano), o melhor de todos foi o Jardel. Lamentavelmente.
Pena, para ele, que gostasse tanto de jogar à Sueca e à Copa.

O Pauleta é um grande avançado (e o post não pretende contestá-lo). Obviamente contou com um contexto competitivo muito favorável, mas esse é apenas um detalhe, merecido, de sorte.

Julgo que a sua carreira teria ganho outra dimensão se se tivesse mantido em Espanha. Assim não o fez.Optou por França e não parece que tenha sido menos feliz por ter estado tão longe dos grandes palcos. É um jogador respeitadíssimo que ainda há semanas motivava o interesse do grande Lyon. Não é para todos.

“Força nas canetas, Puleta !”

 
At 1:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não sou o Pauleta, obviamente.
Gostaria de saber quem são os "10 melhores pontas de lança" portugueses que o Pauleta... deixa ver, deve ser o... Hugo Almeida???
Peyroteo melhor que o Eusébio - as estatísticas não desmetem que
Peyroteo era muito melhor ponta de lança que Eusébio. Mais, com números daqueles, deve ter sido um dos melhores de sempre da história do muindial. Agora, obviamente eu não disse que Peyroteo era melhor futebolista que Eusébio... disse apenas que era melhor ponta-de-lança. Aliás, nos melhores momento do Eusébio, o ponta-de-lança era o Torres...

Selecção alemã:

http://news.ft.com/cms/s/682fe1a6-ebb3-11da-b3e2-0000779e2340.html

 
At 2:04 da tarde, Blogger Jota said...

Solteirão, posso parecer um jogador de bola a falar, mas de certeza que fui mal interpretado. Onde eu disse que Peyroteo foi melhor jogador que Eusébio? O que eu disse foi que Peyroteo foi o melhor ponta-de-lança português de todos os tempos e alcançou números fabulosos em qualquer parte do mundo. Que eu saiba Eusébio não era ponta-de-lança, embora marcasse muitos golos. Lampard marca mais golos que Drogba, mas não é melhor ponta-de-lança que ele, não é?

Mas quando se fala de Eusébio, não se pode falar dele como se fosse Deus. Até porque com ele o Benfica só ganhou uma Taça dos Campeões, tantas quantas ganhou sem ele. E aquela que se diz que foi uma geração fabulosa "apenas" fez um brilharete no Mundial de 66. Há que não esquecer que falharam o apuramento para os Mundiais de 62, de 70, de 74... e para os Europeus de 64, de 68, de 72, de 76... Há que os colocar no devido lugar.

Anónimo, obrigado pelo link

 
At 2:41 da tarde, Blogger Jota said...

Caro anónimo, acabei de ler com grande interesse o artigo do FT. Obrigado pela sugestão.

O artigo foi escrito por um alemão que, como alemão que se preze, usa e abusa da autocrítica. Eu tenho lidado com muitos alemães e acredite, nesse aspecto eles são bem piores que nós, especialmente nesta altura, em que nada lhes parece correr bem, seja no futebol, na economia, na política, etc.

A nível futebolístico, a Alemanha perdeu claramente qualidade, depois do fim da geração que venceu o Euro 96. Mas acredito que é apenas uma fase e não o canto do cisne, como muitos apregoam. No Mundial a Alemanha terá oito jogadores que poderiam ter estado no Europeu de sub-21. É uma equipa jovem, em construção. Quanto ao facto de a Alemanha ser considerada uma equipa de combate, penso que isso foi verdade em 54, mas não em 74 nem em 90. Há poucas semanas vi o resumo alargado da final de 74 e a Alemanha jogava tanto ou mais à bola que a Holanda.

De resto, em relação aos países europeus, quem parece melhor que a Alemanha? A França parecia ir tornar-se numa potência, mas em 2002 e 2004 falhou redondamente. A Itália tem sempre tantas loas à qualidade táctica, mas depois da II Guerra ganhou um Mundial e um Europeu. A Inglaterra, pátria do futebol, ganhou um Mundial em casa e porque o fiscal-de-linha viu um golo que mais ninguém viu. A Espanha ganhou um Europeu nos anos 60. Será que há assim tantos motivos para gozar com o futebol alemão?

 
At 12:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Opá... Discutam lá como quiserem qual foi o melhor ponta de lança português de todos os tempos, mas não incluam o Domingos... Haja Paciência! ;)

 
At 12:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Opá... Discutam lá como quiserem qual foi o melhor ponta de lança português de todos os tempos, mas não incluam o Domingos... Haja Paciência! ;)

 
At 1:03 da tarde, Blogger José Cavra said...

Grande dupla.. Kostadinov e Domingos. Partiam tudo.

 
At 10:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ponto 5 - Não querendo comparar Pauleta com Eusébio (era absurdo),
gostaria só de recordar que Eusébio marcava penalties na selecção. Pauleta não marca, logo a diferença real é capaz de ser bem superior.

Lembra-te que Eusébio chegou aqueles golos em fases de qualificaçao e fase final, contra equipas que nao eram amadoras nem em amigaveis...e pauleta.jam arcou quantos golos contra cabo verdes, chinas, liechtensteins, luxemburgos, etc? e também o numero de jogos realizados tb..isso tudo importa. Que golos já marcou Pauleta contra França, Alemanha, Brasil, Italia, ...ok marcou um contra holanda, marcou outro contra inglaterra num jogo amigável... Não digo que Pauleta nao seja bom, é um ponta de lança eximio ( que quando sao momentos importantes, está num dia mau..enfim..com tugas é sempre assim) e é nessas alturas que se ve a genialidade dum ponta de lança.

Dipil

 
At 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

esqueci-me de referir ha pouco..em 2 jogos particulares realizados frente ao brasil nos ultimos 5 anos, pauleta nao marcou golos. o 1º em alvalade, ficou 1-1 com gol ode sérgio conceiçao se nao estou em erro. o 2º nas antas, vitoria por 2-1, foram golos de paulo ferreira ( se n m engano) e deco.
Dipil.

 
At 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1- Pauleta têm mais golos em jogos particulares, porque não houve uma qualificação para o Euro 2004;
2- Portugal teve sempre grandes selecções, mas nunca chegavam a fases finais e com os golos do Pauleta têm ido sempre;
3- A qualidade e profissionalismo de um jogador veem-se contra as equipas mais fracas, pois para as mais fortes não é preciso motivação;
4- Ele quando bateu o record do Eusébio tinha mais jogos, mas tinha menos minutos jogados que o Eusébio;
5- Antigamente havia mais goleadas, logo equipas mais fracas, que hoje em dia;
6- Quantos golos deve marcar um numero 10? O Deco com 30 jogos só tem 2 golos (um deles no jogo de estreia contra o Brasil, quando que o Rui Costa no Euro04 a suplente marcou 2 e o Deco 0, por isso, não me venham com a falásia de em 6 jogos por não ter marcado um golo deva ser crucificado para todo o sempre;
7- Ele foi o melhor marcador de todos os grupos da fase europeia e o 2º melhor a nível mundial;
8- O Pauleta é tão criticado por ser um jogador antivedeta(para mim a principal qualidade) e por nunca ter jogado nos três grandes, sendo um jogador que subiu por mérito e não por favores.

 
At 6:12 da tarde, Blogger Jota said...

Caro defensor, aqui vai a minha resposta:

1 - Tem razão, se Portugal tivesse feito a qualificação para o Euro 2004, o Pauleta teria mais golos em jogos oficiais.

2 - Portugal tem ido a mais fases finais, não por causa do Pauleta, mas porque cada vez vão mais equipas aos Mundiais e Euros, logo a qualificação é mais fácil.

3 - A qualidade e profissionalismo de um jogador vêm-se em todos os jogos, seja contra grandes ou pequenos. Na selecção, todos os jogadores devem estar sempre motivados. Não são eles que dizem: se fosse preciso, pagava para jogar na selecção?

4 - Essa dos minutos confesso que desconheço.

5 - Esta é mentira, pois Portugal tem conseguido mais goleadas no últimos anos do que no antigamente. Porque Liechtenstein, Azerbaijão, Andorra, etc, só começaram a participar nestas provas nos últimos anos.

6 - Um número 10 não tem como obrigação marcar golos, mas sim construir jogo e isso Deco faz bem. E até faz mais, participando muito no chamado processo defensivo, coisa que o Rui Costa não era muito de fazer.

7 - Isto é um ponto a favor dele.

8 - O Pauleta pode ser antivedeta, mas já aprendeu a fazer o discurso do coitadinho. Ainda ontem veio chorar que era injustiçado, que era mais criticado que outros, etc. Pode levar muitos anos de estrangeiro, mas ainda sabe bem o que é ser portuguesinho...

 
At 2:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

 
At 7:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

 

Enviar um comentário

<< Home