19 maio, 2006

Classificação Geral de Todos os Tempos da 1ºliga












O Exercício que se segue deverá elevar um pouco a moral dos Benfiquistas. Trata-se da análise da tabela (acima representada) – a análise da...

Classificação Geral de Todos os Tempos da 1ºliga (1934-2005)

. Em primeiro lugar surge naturalmente o Benfica, com 31 campeonatos conquistados, dos 71 disputados, o Glorioso ainda possui uma vantagem confortável para os seus mais directos adversários.
Vencedor em todos os dados estatísticos, são 133 pontos que separam o FC Porto do primeiro lugar.
Podem então os Benfiquistas estar descansados, pelo menos nos próximos 10 anos o primeiro lugar será sempre deles.

. No 2º posto, mas com menos 106 golos marcados que o 3º surgem os Dragões, que, graças à hegemonia dos últimos anos, ultrapassaram o Sporting e têm actualmente uma vantagem, também confortável, de 61 pontos.

. Em 3º só poderia estar o campeão dos Terceiros, com 24 campeonatos na terceira posição o Sporting bate facilmente Belenenses (14), Benfica (12) e Porto (10).

. O primeiro dos “menos grandes”, e para se dúvidas existissem, é o recém-despromovido Belenenses que deixa a larguíssima distância Guimarães (menos 206 pontos e 6 campeonatos disputados) Setúbal (-484 pontos), Boavista (-507) e Braga (-625). No entanto, esta distância vai ser encurtada para no próximo ano e se, o Belenenses não subir rapidamente o estatuto de 1º menos grande pode ser ameaçado em 4 anos.

. No 9º lugar, a Académica separa os históricos da competição dos restantes clubes.
Dentro destes, o Marítimo tem já algum destaque, fruto dos últimos bons anos, e a tendência, também graças à generosidade do Ti Jardim, será para cada vez mais se separar dos clubes que o antecedem.

. O Farense mantém-se estoicamente na 11º posição, mas não será certamente por muito tempo. Realmente uma pena o que deixaram que acontecesse ao clube mais representativo do Algarve.

. No 12º Lugar encontra-se o “nosso” Beira-Mar. Os auri-negros, de volta à primeira, podem passar já para 11º lugar na próxima época, e o seu lugar não se encontra ameaçado já que Salgueiros, Fabril (!?!), Atlético e Varzim, não serão, exceptuando potencialmente o último, ameaças nos anos que se seguem.

Grande surpresa, pelo menos para mim, o 14º lugar do Fabril. Primeiro porque nunca tal tinha ouvido, segundo porque a minha ignorância é ainda maior quando se observa que o Fabril tem já 23 campeonatos disputados e até um 3ºlugar no seu palmarés (ah, acabei agora de saber que o Fabril é a CUF…).

7 Comments:

At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cá estou eu novamente...por favor leiam..o Caso MATEUS...

http://cantoazulaosul.blogspot.com/2006/05/caso-mateus-conferncia-de-imprensa.html

Abraço e obrigado!

 
At 7:43 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

A mitíca CUF do Barreiro, terra que deu Carlos Manuel, Bento e Chalana , entre outros craques, ao nosso futebol. Então e o Nacional do senhor Rui Alves era um clube ao nível do Sporting e está atrás do Fabril, Salgueiros e Farense?

 
At 8:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo comentário e visita!

 
At 8:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não se esqueçam que muitas vitórias das Belenenses, valeram 2 pontos....agora tem pontuado menos e valem 3..ao invés os outros clubes...caso do Boavista tem nos últimos anos tido mais pontos, mas 3 e não 2...

 
At 8:22 da tarde, Blogger Flávio Santos said...

Gilberto, esse três jogadores vieram do Barreirense e não da CUF. No seu período áureo, nos anos 60, a CUF defrontou para a Taça Uefa o AC Milan (onde jogava o pai de Maldini) e venceu 2-0!

 
At 8:28 da tarde, Blogger Jota said...

Miguel, a tabela aqui apresentada, apesar de estar desactualizada visto não contar com a edição deste ano, tem um sistema de pontuação justo, visto que considera sempre dois pontos por vitória. Eu, nos meus arquivos individuais, considero sempre três pontos por vitória. Qualquer dos sistemas é justo. Ao contrário do que acontece, por exemplo, nos Cadernos da Bolha, que considerou dois pontos até 94/95 e três pontos a partir de 95/96. É completamente absurdo e desvirtua a realidade, pois assim rapidamente um Nacional ultrapassará um Barreirense com muito menos presenças na I Liga.

 
At 1:17 da manhã, Blogger Tiago Gonçalves said...

Fsantos, exactamente por isso eu ter dito "Barreiro, terra que deu...." e não "clube que deu...". Mas obrigado pela atenção e pela nota.

 

Enviar um comentário

<< Home