23 maio, 2006

Scolari, ´tás perdoado


Mediocre, a nossa exibição hoje frente a uma selecção que demonstrou ter jogadores com maior maturidade. O rapaz ali em cima, à imagem do que fizeram todos os outros polémicos não-seleccionados de Scolari(Moutinho e Raúl Meireles,por exemplo), foi uma sombra de si mesmo. Falta-lhes "calo" nos grandes palcos para jogar um Mundial e humildade para jogar um Europeu sub-21. E é por isso que o brasileiro prefere Costinha, Maniche ou Ricardo Costa, que já realizou quase uma centena de jogos com a camisola das quinas...Por isso é melhor pensar duas vezes antes de criticar a torto e a direito.

15 Comments:

At 11:02 da manhã, Blogger Jota said...

Foi daqueles jogos que não deixam dúvidas: a França foi/é claramente melhor. E a prova que os franceses são mesmo uma grande equipa é que fizeram uma exibição quase perfeita sem que algum jogador tivesse brilhado demasiado. Quanto a Portugal, simplesmente não houve um único jogador que merecesse nota positiva. Desde Bruno Vale - que no golo começou por ter um golpe de vista à la Vítor Baía e depois ainda tentou emendar, mas só ajudou a bola a entrar na baliza - até Quaresma, todos estiveram abaixo do que têm mostrado. Agora é preciso vencer os dois jogos. Talvez não seja impossível, até porque a Alemanha, ao contrário de Portugal, tem muitos sub-21 na selecção A, por isto está cá algo desfalcada.

 
At 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande golo do Bruno Vale!

 
At 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O futebol praticado pela Seleçcão sub-21 só me fazia lembrar os jogos que se realizam nas distritais: o defesa-central fecha os olhos e manda um "bico" para a frente. Se queremos ser campeões assim, só se for do bacalhau. Como ficou bem patente, a exibiçã de Portugalo foi sofrível, mas a do Hugo Almeida ainda conseguiu ser pior. Só encontro uma razão para aquele jogador ter chegado a profissional: ele era maior que outros putos...

 
At 6:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Realmente, este post é perfeitamente dispensável, sobretudo na parte em que se atreve a comparar um tal Ricardo Costa com o Ricardo Quaresma.
Provavelmente, terão hoje o mesmo número de internacionalizações. Certamente, daqui a 5 anos ninguém saberá quem foi Ricardo Costa...
Quaresma, a quem atiraram toda a pressão do mundo para as costas, até foi dos melhorzinhos... pelo menos, não se escondeu.
Haja decoro...

 
At 7:42 da tarde, Blogger Tiago Gonçalves said...

Caro anónimo, obrigado por emitir a sua opinião(essa sim, não é dispensável). A minha intenção não foi comparar o Quaresma ao Ricardo Costa, mas sim fazer uma reflexão acerca da maturidade dos nossos sub-21, que revelaram graus de ansiedade nada aconselháveis para um torneio tão importante. Não faria qualquer sentido comparar os dois jogadores do Porto quer pelo talento de cada um quer pela posição onde actuam. O que realmente quis dizer foi que, segundo o meu entendimento, o Scolari optou por alguém que, para além de estar familiarizado com o actual grupo de trabalho, tem tido um percurso notável pelas selecções mais jovens no passado recente e cuja chegada aos AA completa um seguimento de anos com as quinas ao peito, o que lhe confere uma maior resistência à pressão se for lançado num jogo qualquer(o que é muito provável que nem vá acontecer). Neste capítulo, leva vantagem sobre o Tonel e sobre o Ricardo Rocha(que há vários anos que não fazem um jogo internacional). Não disse que o Ricardo Costa era melhor que o Quaresma, mas sim que ele, o Maniche e o Costinha têm mais experiência e, provavelmente, maior capacidade para lidar com a pressão do que os jovens dos sub-21. E eu até não gosto nada do Ricardo Costa, acho que não faz jus à excelente escola de centrais que o Porto costuma ter.

 
At 7:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Perfeitamente de acordo Gilberto!!!

 
At 8:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Gilberto,

Obrigado pela resposta elegante. Nem outra coisa seria de esperar de um adepto do Sporting.
Permita-me, no entanto, fazer uma constatação (crítica) e um reparo (crítico).
Constato com pena que uma nulidade como esse Ricardo Costa tenha tantas internacionalizações.
O reparo é que esse facto apenas se justifica por cegueira dos respectivos seleccionadores. Convocar atletas por inércia (género "foi internacional juvenil, tem de ser júnior e sénior") é um erro crasso. Basta ver o futuro radioso das abecerragens que venceram o mundial de riade. 90% fracassaram completamente. O melhor jogador daquela equipa - Paulo Sousa - não era titular...
Emilio Peixe - melhor jogador do mundial de Lisboa???
Três exemplos de jogadores com um percurso vastíssimo ao nível das selecções A, que tiveram pouquissimas oportunidades na formação - Oceano, Pedro Barbosa e Sá Pinto... palavras para quê?

Eu gosto do Quaresma. Não acho que chegue aos calcanhares do (potencial do) Cristiano Ronaldo, mas pode (e deve) ser melhor jogador do que o pequeno simulão.
Ricardo Costa vai acabar a carreira no Mesão Frio ou no Eléctrico de Ponte de Sôr. Quaresma pode ir longe.

Concluindo, os jogadores devem ser convocados com base nas qualidades que demosntraram na época em curso, e não por um "pseudo-passado glorioso". A selecção não é um prémio de carreira, é uma honra. É para se disfrutar no momento. É para ganhar. Quaresma contribui para ganhar, Costa para perder.
Se assim não fosse, qual é a justificação para que o avançado titular da squadra azurra seja Luca Toni, que andava nos regionais aos 23 anos? Deviam lá pôr um rapazinho jeitoso, internacional por vários escalões jovens... e que agora jpga nos regionais!!!

 
At 9:55 da tarde, Blogger José Cavra said...

Concordo com o Solteirão, qdo diz que nenhum GR do mundo vai buscar aquela bola.

Qto á polémica Quaresma - Ricardo Costa... vi que o Rika concordou com o Gilberto, logo...

 
At 9:57 da tarde, Blogger José Cavra said...

Gilberto pah, posta la o mundial de 62 caragu!

 
At 10:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Querem mesmo saber que GR chegava àquela bola? O Bruno Vale.
As imagens demonstram que o rapaz, infelizmente, chegou à bola.

Ele não foi nem bem nem mal batido. Foi simplesmente o autor de um golo excelente que o Nuno Gomes ou o Postiga nunca conseguiriam fazer (Scolari não dorme).

 
At 11:51 da manhã, Blogger Jota said...

Deixem lá, hoje Portugal vai ganhar. Até porque vai defrontar um país que já nem sequer existe.

 
At 4:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desculpem lá... Mas Tonel? Isso é jogador? Só porque marcou dois golos de calcanhar ou lá o que foi? Porra... Ok, o Ricardo Costa não é nada de jeito, correcto! Mas deixarem que a vossa clubite vos leve a dizer que quem deveria ser chamado era o Tonel... Desculpem lá... Eu sou lampião e sei ver muito bem que o Ricardo Rocha, ao contrário do defendido por muitos benfiquistas, também não tem classe para jogar na nossa selecção. Alegam a solidez psicológica do Tonel? Mas o que é que ele teve de demonstrar para que isso seja argumento? Com Betos e Hugos naquela defesa até eu chegava lá e parecia muito bom carago! Não estou a dizer que o rapaz é mau, não senhor. Até nem é. Mas há quanto tempo joga num clube de topo? Estaria pronto a aguentar a pressão de jogar numa selecção com a qualidade da nossa? As escolhas nem sempre são lineares, o que não quer dizer que concorde plenamente com a convocatório do Scolari.
Ainda relativamente ao central a chamar, não tivesse havido a polémica de poder e querer representar Angola e Pedro Emanuel teria provavelmente o perfil adequado às necessidades. No entanto também sei que como ainda não tinha sido utilizado por Scolari, o mais certo era não ser chamado na mesma!

Para terminar, ainda que um bocadinho "off topic", que dizem daquela palhaçada do Conceição? É que não tem outro nome... O gajo é palhaço... Gosta mesmo de fazer a malta rir!

 
At 6:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo com a tua análise... Para mim o Tonel tb é superior ao Ricardo Costa. O que quis dizer é que não tenho a certeza se Tonel seria a escolha acertada!

 
At 8:29 da tarde, Blogger José Cavra said...

Rika, estás a falar do Sérgio Conceição?
COncordo contigo, é um palhaço!
Demonstrou uma falta de humildade gritante.
Para a posição dele tens, Ronaldo, Figo, Simão, Boa Morte, ...até mesmo o Quaresma.
Francamente mal.
Podia ter ficado caladinho.

 
At 11:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Claro que estou a falar desse cromo! Como se não chegasse há uns tempos ter andado a reclamar um lugar na selecção (uns tempitos antes de mandar a camisola ao arbitro), esta semana veio dizer q a federação lhe deve dinheiro, bla bla bla... de impostos que pagou sobre premios que deveria ter sido a federação... Ok, eu sei que normalmente até é o acordado, mas chega desses chulos que são os jogadores terem os impostos pagos por nós!!! Mas nem era sobre isto... A questão é a altura em que este batraquio vem falar. Já não chegava a polémica do quaresma, a polemica entre agostinho e oliveira e o cromo ainda vem destabilizar mais? Oh pá... Que vá prá puputapa quepe opo papariupiu!!!

 

Enviar um comentário

<< Home