27 maio, 2006

Campeonatos do Mundo - Chile 1962


O organizador do Campeonato do Mundo de 1962 foi escolhido em Lisboa, num congresso da FIFA realizado em 1956. Três candidatos se perfilaram: Alemanha, Argentina e Chile. No caso germânico, o organismo máximo do futebol mundial foi claro e coerente: não seria razoável escolher um país europeu pela 3ª vez consecutiva, tendo em conta a tentativa de alternar o torneio entre o velho Continente e a América do Sul. Por isso, os homens das Pampas eram favoritos. O Chile, entretanto, tinha sido fustigado por terríveis tremores de terra, que tiraram 5000 vidas. Seria de esperar que a Argentina organizasse o certame, mas o presidente da Federação chilena ganhou a simpatia da FIFA. “Não temos nada - e é por isso que temos de ter o Mundial”, foram as suas palavras após a decisão.
Na fase de qualificação, Portugal, que, além de Eusébio, ainda tinha um senhor chamado Matateu, venceu o Luxemburgo em casa e perdeu fora por 4-2, na estreia do Pantera Negra. Uma derrota por 2-0 com a Inglaterra e um empate com os britânicos em casa não chegou para carimbar a primeira presença na prova mais importante do futebol mundial. A vice-campeã Suécia também ficou pelo caminho.
O Brasil somou mais uma vez pontos e o seu prestígio aumentou extraordinariamente. A selecção era muito similar àquela que venceu 4 anos antes, excepto se acrescentarmos Amarildo, o homem que substituiria Pele após lesão.
O grupo 1 ficou marcado pela supremacia da União Soviética e da Checoslováquia face a Colômbia e Uruguai. Os primeiros campeões do Mundo desiludiram, pois só conseguiu ganhar ao país que deu Valderrama e Higuita aos grandes palcos.A vitória sobre os homens dos Balcãs deu o primeiro posto aos soviéticos.
No grupo 2, o jogo entre Chile e Itália ficou marcado por graves confrontos físicos, transformando-se numa batalha campal. Apenas dois italianos foram expulsos e a partida acabou com a intervenção da polícia. Os sul-americanos ganharam 2-0.
A Alemanha Ocidental saiu vencedora frente à Suiça(2-1) e frente aos anfitriões(2-0), cedendo terreno somente para os transalpinos(0-0). Os germânicos e os chilenos passaram.
No grupo 3 a única coisa fora do normal foi o facto do Brasil não ter conseguido marcar golos à Checoslováquia, a grande revelação da prova. Ambos”os dois” passaram, deixando Espanha(onde militava…Puskas) e México pelo caminho. Os canarinhos derrotaram nuestros hermanos por 2-1 e mexicanos por 2-0.
A Inglaterra continuava a desiludir (como é seu apanágio nas grandes provas). No quarto grupo, os húngaros venceram os britânicos com uma genial jogada de Albert aos 72 minutos (2-1). Porém, Bobby Charlton e Jimmy Greaves carimbaram a passagem aos quartos-de-final(1ª vez desde 1954), ao ajudarem a bater argentinos por 3-1.
Nos quartos, a Jugoslávia encontrou a Alemanha pela 3ª vez em Mundiais. Ao contrário das outras ocasiões, os agora sérvios e montenegrinos venceram, com um tento de Radakovic a 3 minutos do final. Garrincha foi fundamental no triunfo do Brasil(já sem Pelé) sobre a Inglaterra. O Chile derrotou a União Soviética e a Checoslováquia confirmou o seu estatuto de equipa-sensação ao não vacilar frente à potência Hungria.
Os anfitriões acabariam por cair aos pés dos brasileiros. Vavá e o Mané Garrincha marcaram 2 golos cada. Na outra meia-final, perante apenas 5 mil espectadores, os checoslovacos bateram os jugoslavos por 3-1.
O Chile alcançaria a sua melhor marca de sempre até agora ao conquistar a medalha de bronze no jogo para o 3º lugar.
O Brasil ficou privado de 5 jogadores, todos eles castigados, para o embate final. Felizmente, “o pequeno pássaro” Garrincha não figurava na lista. 70 mil pessoas deslocaram-se ao estádio Santiago ainda de ressaca, depois de uma noite marcada pelos festejos chilenos após a vitória que garantiu o 3º lugar no pódio.
Masopust colocou os checos a vencer aos 15 minutos, após ter corrido para apanhar uma bola vinda de um passe longo de Scherer. Mas 4 dos 6 anteriores campeões do Mundo tinham começado as respectivas finais a perder…
Amarildo foi uma boa alternativa ao Rei Pelé e empatou 2 minutos volvidos. O guarda-redes Schrojf esperava um cruzamento mas o avançado rematou directo á baliza, colocando a bola na rede de um ângulo apertado. De realçar a excelente réplica dada pelos homens do leste à superioridade canarinha. Zito colocou ao rubro o Brasil quando facturou aos 68 minutos, depois de uma jogada bonita com Amarildo. Os checos estavam desmoralizados e o seu guarda-redes teve nova falha a 13 minutos do fim. Vavá aproveitaria da melhor forma. Uruguai, Brasil e Itália eram as 3 selecções com 2 Jules Rimet. Como curiosidade fica o facto do torneio ter sido pródigo em lesões ( poucas semanas depois do início, 34 jogadores evidenciavam problemas físicos).





Brasil:
Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zozimo, Nilton Santos, Zito, Garrincha, Didi, Zagalo.

Checoslováquia:
Schorjf, Tichy, Novak, Pluskal, Popluhar, Masopust, Pospichal, Scherer, Kvasnak, Kadabra, Jelinek

Marcadores: Masopust(15); Amarildo(17); Zito(68), Vava(77)
68.679 especdtadores
Árbitro: Nikolai Latychev (Uniao Soviética)

Em cima:O Dream Team da competição.

5 Comments:

At 2:52 da tarde, Blogger José Cavra said...

Neste mundial realço 2 momentos:
a) O brasil esteve quase eliminado, pois no ultimo jogo do grupo, contra a espanha, estava a perder 1-0 a 20 minutos do fim.

b) quando os checos marcaram o 1-0 na final, Didi levou a bola a passo para o grande circulo. Todos lhe disseram para ele se apressar, mas mestre Didi permaneceu calmo, impávido e sereno!

 
At 12:04 da tarde, Blogger José Cavra said...

Esse mundial foi cheio de curiosidades, ainda no jogo Brasil - Espanha, e com o resultado em 1-0 para os ibéricos, Nilton Santos (ou Djalma Santos, não me recordo bem), cometeu grande penalidade num lance de contra-ataque.
Num gesto matreiro, deu 2 passos à frente iludindo o árbitro que assinalou a falta fora da área.
Dizem que foi aí que o Brasil começou a ganhar o mundial.

 
At 5:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

 
At 2:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

 
At 7:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

 

Enviar um comentário

<< Home