16 abril, 2005

Sá Leão

Vou falar de um jogador que merece a toda a nossa atenção neste blog e que ainda raramente foi mencionado,apesar da sua excelente forma nos últimos tempos.
Numa das minhas deslocações a Paranhos,num velho Mini,com o meu amigo Carlos "troquei o cigarro pelo chupa" Manuel, tive a oportunidade de assistir a uma partida do Sport Comércio e Salgueiros(clube que já mereceu a nossa homenagem). Foi então que reparei num jogador raçudo, que não virava costas a nenhum lance.Perguntei ao Camané quem era aquele gajo,ao que ele olha pra mim e diz "Quem?O trinco,o ala,o ponta-de-lança ou o homem das queijadas?".Quando ele percebeu a quem me referia,descobri que o seu nome era Ricardo Manuel da Silva Sá Pinto.



Cedo consegui prever o percurso daquele jovem,recomendando imediatamente a sua contratação ao meu amigo Carlos Queiroz.O Sá cedo justificou o investimento,com golos ao Real Madrid de Michael Laudrup,para a Taça Uefa, e ao Porto,para a Supertaça. Não é,portanto,de estranhar que ele ainda hoje me telefone depois de um jogo,sempre eufórico nas vitórias.
Na sua passagem por Espanha,teve um papel importante na Real Sociedad na época 98-99, quando completou 36 jogos.
Um episódio da qual todos nos lembramos foi o seu soco a Artur Jorge de Braga Melo Teixeira,um murro digno de um Mohhamed Ali/Cassius Clay.
Actualmente, Sá Pinto tem realizado uma época muito boa no Sporting,com alguns golos fundamentais e com uma suposta street fight no túnel do Bessa.
Posso dizer que,a nível pessoal,Sá Pinto é um dos meus grandes ídolos e que merece,sem dúvida,estar na nossa galeria de estrelas que marcaram o desporto.