09 abril, 2005

Octávio Machado (treinador, agricultor, Bombeiro, etc)

Vamos agora falar um pouco daquele que foi em tempos o eterno adjunto do Futebol Clube do Porto (o Nosso Porto), o homem que parecia ser inabalável no seio do dragão.
Como jogador Octávio foi um pequeno e raçudo trinco (lá está justificada a sua admiração por trincos... e a nossa também) tendo transitado em meados da década de 70 do Vitória Sadino para a cidade invicta para representar a camisola bicolor azul e branca.

Como treinador principal iniciou-se no Sporting na época de 1997-98, tendo substituído o belga
Robert Waseige, também ele merecedor de uma dúzia de posts neste blog.
Nas conferências de imprensa Octávio Machado, sempre primou pela excelência das suas declarações dando um pontapé na monotonia demonstrada pela maioria dos misters (ver post "Conversas de Mister").
Se os ingleses adoraram as expressões de José Mourinho, nomeadamente o"autocarro estacionado à frente da baliza", o que dizer se se vissem deparados com um Octavio, por exemplo a treinar o Liverpool?
Imaginem os reporteres do "The Sun" a entrevistarem Octavio e prontamente a serem interrompidos com um: "Vocês sabem bem doque é que eu estou a falar", ou então um não menos mítico, "Na devida altura vocês saberão.", e o épico "Muito trabalho, muito trabalho, muito trabalho, deixem-me que eu estou com aqui commuito trabalho".
Octávio Machado, em tempos acusado por Fernando Gomes como sendo um "bufo do caraças" marcou a era dos "paineleiros" (outra expressão Octaviana), sendo nos dias de hoje uma das figuras mais respeitadas no universo futebolistico.
O momento celestial nº1 contudo, verifica-se a quando de um empate comprometedor em Alvalade contra um Varzim 1-1, que ditou a seu despedimento. Um visivelmente exaltado Octávio Machado aparece na conferência de imprensa, iniciando o discurso com uma frase que mudou a minha vida e de certeza que iráter reprecursões idênticas no leitor: "Vocês (a comunicação social) não sabem nada. vocês estão a aprender, vocês pensam que sabem tudo, mas não sabem nada."
De seguida sendo interpelado por um jornalista Octávio remata com um claro e pos-moderno: "Quem é que disse isso? Foi um cabeçudo! De certeza que foi um cabeçudo".
A saída do Sporting dita também um "hiatus" do mundo do futebol, iniciando uma nova vida dedicada à agricultura e aos bombeiros sapadores de Palmela.
O bichinho da bola falou mais alto e na época 2001/02 aceita um convite para treinar o clube do seu coração.
É no Porto que se verificam mais 2 momentos épicos.
O primeiro sucede á 5ª jornada naLuz após um Benfica-Porto (0-0) onde Octávio surpreende tudo e todos no final do jogo com a seguinte declaração: "O problema são Big Ladens do futebol... é esse que é o problema do futebol."

Na 18º jornada o Nosso Porto recebeu o Sporting de Mário Jardel, JVP e Cª.
Após 2 grandes penalidades simuladas pelo menino de ouro, Octávio profere o seguinte discurso, ganhando lugar cativo no Olimpo do Futebol:
"O João Pinto é um palhaço, ele engana toda a gente, as únicas 2 pessoas no Mundo que o João Pinto não conseguiu enganar foram o Dr. João Vale e Azevedo e o Gil y Gil".
Para quando o regresso deste senhor?

A Super(?) Liga precisa de um Octávio e já!