12 abril, 2005

Peter Houtman - o Galáctico dos Países Baixos

Continuamos a nossa ronda pelos galácticos que passaram pelo Sporting no final da década de 80. Falamos primeiro de Hans Vimmo Eskilsson, falaremos agora de um internacional holandês oriundo e do Groningen (com passagens igualmente de sucesso pelo Feynoord de Roterdão), de nome Peter Houtman.

Se existem jogadores jogadores que se adaptam com certa facilidade ao futebol português (com excepção de Stan Valcx) são os holandeses. Glen Helder e Gaston Taument encataram a Luz, RhancoBoher por sua vez maravilhou Barcelos e as Antas... e claro Frank Rijchard "o médio invisivel".
Vamos falar um pouco de RhancoBoher (obrigado amigo Xavier Fonseca, prometo queum dia escrevo sobre ti).
Com o Gil no ferrolho, RBoher entra já nos descontos para com o intuito de queimar tempo e levar o pontinho para Barcelos (na altura tarefa herculea para quem jogava nas Antas). Canto para o Porto e na sequência do mesmo Rhanco inocentemente leva a mão ao esférico ditando o penalty e consequente derrota da sua equipa.
Um pequeno gesto de Rhanco que deixou as Antas a rir, Barcelos e a Luz a chorar.
Contudo, este post é suposto ser sobre Peter Hautman, internacional holandês rotulado de craque que chegou à Alvalade em Janeiro de 1987. Com 29 anos e um vasto curriculum Hautman era a esperança dos adeptos para atacar o título. 15 jogos e 3 golos plenos de oportunidade ditaram o seu regresso ao país das tulipas, nomeadamente ao Feynoord.
O espírito indomável já o levara Hautman anos antes a tentar uma aventura extra-muros, na vizinha Bélgica ao serviço do gigante Bruges (também ela marcado pelo sucesso).

Em 1993 viria a pendurar as chuteiras, representando então o Excelsior e detendo o título de 7 melhor marcador de sempre da liga holandesa (facto talvez explicado pela saída precoce de tudo quanto é avançado centro).
Teve igualmente passagens pelo Sparta de Roterdão e pelo FC Den Haag.
Foi mais um galáctico que passou pelo nosso país, muitos mais se seguirão neste blog.
Não percam a armada britânica do Sporting no proximo post.

1 Comments:

At 7:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só erros ortográficos, muita confusão no mesmo post...

 

Enviar um comentário

<< Home