11 abril, 2005

Hans Eskilsson um galáctico vindo do frio

Começamos este post com uma pequenina alusão a alguém de quem raramente falamos neste blog, Luís Filipe Hipólito Campos.

Foi-me dito pelo meu grande amigo Engº Xavier Fonseca, residente em Barcelos, que Luís Campos treinou o Gil na presente época tendo abandonado o clube quando este ocupava a última posição a 6 pontos da linha de água (que grande falha da nossa parte).
Meses mais tarde ruma a aveiro, deixando os auri-negros também na ultima posição.
Este homem é imortal e eu juro que vou a Fátima a pé se ele para o ano tiver uma oferta de emprego na Super Liga.

Vamos agora falar um pouco sobre um dos vários galácticos que passaram pelo Sporting de modo a fazer esquecer o eterno capitão Manuel Fernandes e o seu companheiro de ataque, Rui Manuel Trindade Jordão.
Com intuito obter o sucesso alcançado com Strogberg e Michael Maniche pelo rival da segunda circular, o Sporting sob a babtuta de Jorge Gonçalves (também ele merecedor de 4 ou 5 posts) contrata ao Hammarby IF, esse colosso do futebol sueco, Hans Eskilsson, avançado também ele sueco de 22 anos (na altura, claro) com parenças inequivocas com o líder dos Europe.

A temerosa (para os adeptos leoninos, claro) linha avançada leonina para atacar o título de campeão nacional, época 88-89 seria constituída por Forbs (ex-Portimonense), Lima, João Luis Esteves (alguém já ouviu falar neste homem?, Ex-Viseu), Jorge Plácido(ex-Nosso Porto) , Paulinho Cascavel e o próprio Hans Eskilsson.
A condição de suplente pouco utilizado na equipa de Pedro Rocha (entretanto substituído a meio da época ) origina a sua partida, na época seguinte (juntamente com o companheiro Rui Macide), rumo á cidade dos arcebispos para representar o Sporting local.
Em Braga Hans vê em Marcão e Vinicios os parceiros de ataque ideiais de modo a permanecer no Minho por 2 épocas inteirinhas.
Da-se então o regresso a casa para representar o AIK Solna, contudo as saudades de Portugal fazem com que assine na época seguinte (91-92) pelo histórico Estoril praia , numa clara alusão a uma carreira sempre em ascensão.
Nunca renunciando a uma boa aventura além fronteiras assina pelo Hearts da Escócia,vindo a acabar uma carreira cheia de pos modernidade e conhecimento empírico em 1998.

Um galáctico vindo do frio e o primeiro dos grandes avançados leoninos a merecer um post no nosso blog.
Segue-se o não menos galáctico Peter hautman.
Fiquem atentos.