15 abril, 2005

3 Bretões (galácticos, claro) no Reino do Leão

Por falta de arquivos neste vasto mundo que é a internet somos obrigados a recorrer à nossa memória desportiva (que já não é o que era) e compilar os próximos 3 galácticos num único post.
Muito antes da armada inglesa de Graeme Souness e do contingente britânico de Mano Nunes em Aveiro, o Sporting tentou a sua sorte abrindo as portas a jogadores do mais alto gabarito técnico-táctico como Tony Sealy(ex-Southampton), Mcdonald(ex-???) e Ralph Meade (ex-Arsenal).
Talento era coisa que não faltava aos 3 bretões, daí que talvez um pouco frustrados pelos 3ºs e 4ºs lugares que o clube leonino insistia em alcançar na segunda metade da década de 80 (e 90), decidiram (todos) abandonar o clube dos viscondes logo na época seguinte à da estreia.
Apesar de muito novo lembro-me perfeitamente da dupla demolidora formada porTony Sealy e Paulinho Cascavel(ex-Vitória de Guimarães), alimentados nas alas por Silvinho, á esquerda e Litos (esse mesmo, o actual treinador do Estoril) à direita.


Sealy e Cascavel eram uma espécie de John Stockton e Karl Malone nos saudosos Utah Jazz, mas adaptados à realidade futebolística. Cascavel, assistido por Sealy (ou talvez não) viria a ganhar por 2 vezes consecutivas a bola de prata. A segunda foi obtida estoicamente na ultima jornada (38º), com 4 dos 7 golos que o sporting brindou o Penafiel de Caetano, Djão, Cabral, César, Manuel Correia, Elias, e do paraguaio Amâncio.
Curiosamente o Penafiel na 1ª volta tinha humilhado o Leão com 4 secos sem resposta.
Até a próxima e saudações desportivas para todos